| 
                                             
                                              
                                             .jpg)  
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                              Felipe deixa Chris Colombo,  que pode ser vendida no Rio 
                                              
                                                
                                                  .jpg)  | 
                                                 
                                                
                                                  | Felipe Rodrigues | 
                                                 
                                               
                                              Felipe Rodrigues deixou esta  semana a direção de criação e a sua participação na sociedade da agência Chris  Colombo, por considerar que não conseguiu apoio para realizar seu projeto de  retomar uma presença forte da agência entre as mais criativas do mercado  carioca. 
                                                Esta foi a segunda passagem  de Felipe na Chris. Na primeira, a dupla que ele fez com sua exmulher - a  excepcional diretora de arte e também sócia da agência, Alícia Osborne -,  colocou a Chris Colombo entre as 10 mais premiadas do Colunistas-Rio. Desta  vez, Felipe lamenta não ter tido as mesmas condições de trabalho e resolveu  buscar novos caminhos. 
                                                Redator extremamente ativo -  foi dele a série de anúncios vencedora do Prêmio Abril Regional Rio e do Grand  Prix de Anúncio do Ano do Colunistas de 1997 -, Felipe diz que já recebeu  propostas inclusive de agências paulistas, mas que preferiria ficar no Rio. 
                                                A saída de Felipe da sociedade  da Chris Colombo acontece em um momento em que a própria agência está  repensando a sua estrutura. Nas últimas semanas, sua diretoria tem estado em  contato com representantes de agências de maior porte no Rio de Janeiro,  prevendo possíveis negociações. Entre os principais clientes da agência estão a  rede de lanchonetes Bob's e a CocaCola. 
                                              
                                                
                                                  Editorial 
                                                       
                                                                                                            O Rio tem anuário 
                                                    Quem me conhece sabe que eu  costumo ser chato de tão exigente, sempre achando que tanto eu quanto minha  equipe devemos nos esforçar para as coisas saírem melhores do que já estamos  conseguindo. 
                                                      Esta quarta-feira, lá pro  final da festa de lançamento do terceiro Anuário do Prêmio Colunistas na boate  Hippopotamus, eu comentava com o José Luiz Vaz, diretor de criação da GR3:  "Poxa, bem que esse Anuário podia ser capa dura". 
                                                      O Zé, com sua sabedoria de  tarólogo, piscou os olhos umas três vezes e me perguntou: "Se você estiver  precisando urgentemente de carona e eu chegar de fusca, você vai reclamar que poderia  ser um Mercedes?". 
                                                      E me acalmou: "Esse  Anuário, do jeito que está já é uma tremenda vitória pro Rio. A gente precisa é  ter alguma coisa que registre todo ano o que a gente está fazendo, se não,  daqui a algum tempo todo mundo esquece. Esse Anuário é a nossa História. E quer  saber mais: o Archive também tem capa mole e é a publicação mais respeitada do  mundo da propaganda". 
                                                      Fiquei feliz de ouvir o bom  Zé Luiz. Porque, é claro, eu estava mesmo orgulhoso em poder estar dando a  minha parcela para registrar o que há de melhor entre os profissionais e as  empresas da publicidade carioca, numa publicação que está muito acima de ser um  fusca. 
                                                      Quem não esteve na festa e  não recebeu seu Anuário não pode deixar de pedir um à Editora Referência, do  Mestre Armando Ferrentini, que fez um belo trabalho na sua produção. São 212  páginas (40% a mais do que no ano passado), com 318 reproduções de trabalhos  acompanhando as 159 fichas técnicas completas. Além disso, uma série de  matérias com os profissionais e as empresas que mais se destacaram em 1996 na  nossa atividade. 
                                                      O Anuário é do Rio. De vocês  que leem a Janela. Por isso vou pedir um favor. Leiam o Anuário do Colunistas e  me mandem sugestões, para que o do próximo ano fique ainda melhor do que este  está. 
                                                      Mesmo concordando com o Zé  Luiz, da minha parte juro vou batalhar pra ano que vem o Anuário sair com capa  dura. 
                                                       
                                                    Marcio Ehrlich  | 
                                                 
                                               
                                              Rede Globo vira cliente da  W/Brasil e da DM9 
                                              Conforme a Janela adiantou  meses atrás, a Rede Globo de Televisão consolidou finalmente seu projeto de  entregar suas contas de propaganda para agências independentes do mercado. 
                                                Apesar de continuar com sua  house, a Agência da Casa comandada por Gustavo Bragança, na realização dos  trabalhos internos de comunicação e nos trabalhos que exijam maior agilidade  (como chamadas e vinhetas), a Globo escolheu as duas agências consideradas as  mais criativas do mercado brasileiro para lhe atender: W/Brasil, de Washington  Olivetto, e a DM9DDB, de Nizan Guanaes. 
                                                O maior pedaço da conta foi  para a W, que para isso teve que abrir mão de sua conta do SBT. Bem ao estilo  da Globo, que para atacar os concorrentes contrata quem ele tem de mais forte.  A W/Brasil vai cuidar de toda a área institucional da Rede, além de programação  e relações com o mercado. A agência de Nizan ficou com Novos Negócios e outros  projetos. 
                                              ABP reabre sede e se oferece  para apoiar grupos profissionais 
                                              A ABP reinaugura a sua sede  no próximo dia 18 de fevereiro, depois de três meses de reforma. A entidade vai  cumprir a orientação do relatório do 3° Encontro Brasileiro de Agências de  Propaganda- EBAP, realizado em outubro do ano passado, quando foi recomendado  que as entidades regionais do setor operassem de forma integrada, numa espécie  de "Casa da Comunicação". 
                                                A ABP colocará à disposição  do Grupo de Mídia, do Clube de Criação e do GAP uma sala para encontros,  reuniões e seminários, além de suporte administrativo e jurídico. 
                                              Cartas 
                                              De Edison Campos, diretor da  Chorus: 
                                                 
                                              
                                                
                                                  Brilhante, alto astral e  animadíssima a festa do Anuário. Parabéns mais uma vez pela organização desse  evento publicitário de grande importância para o mercado carioca. 
Esqueci de te agradecer a  publicação na Janela da "Orquestra de Maestros". A galera da Chorus  adorou o título. 
A nossa produtora está  também com um trio no atendimento. Eu próprio, Maurício Figueiredo e a  simpática Miriam Gallagher, Ex-RTV da Giovanni e Publicis Norton. 
Dá para você perceber que  estamos a mil em 98. 
Um beijão, 
Edison Campos | 
                                                 
                                               
                                                
                                              De João Saboia: 
                                                 
                                              
                                                
                                                  Prezados senhores 
Na página 12, do caderno  CARRO ETC. de O Globo, do dia 28 de janeiro, encontrei a seguinte pérola:  "Para Levar Tranquilamente 11 Crianças Para a Escola, Você Só Precisa De  Uma L 300 e Um Lexotan."(sic ). 
Não é possível que um  profissional da propaganda possa associar um medicamento que, em sua própria  bula, desaconselha a condução de veículo para quem o estiver utilizando, com o  transporte de crianças! 
Com a palavra o Conar, que poderá  identificar se a propaganda é enganosa, desastrosa ou foi mesmo muito infeliz! 
João Saboia 
Botafogo - Rio de Janeiro -  RJ | 
                                                 
                                               
                                              
                                               
                                                
                                                    | 
                                                 
                                                
                                                  | Anúncio veiculado pela Giovanni, FCB na edição impressa da Janela. | 
                                                 
                                               
                                              MKTMIX   MKTMIX 
                                               
                                             
                                            
                                                * PARABÉNS PRA VOCÊ - A  Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: 
                                                Dia 05, quinta: Paulo Lomba; 
                                                Dia 06, sexta: Antônio Mario  (Redator), Inês Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini  (Diretor de Criação da Salles DMB&B); 
                                                Dia 07, sábado: Aníbal Neto  (Diretor de Criação da Communitá), Heliane Antonello (Mídia); 
                                                Dia 08, domingo: Antônio  Servolo (Espiral) 
                                                Dia 10, terça: Francisco A. Madia  de Souza (Diretor de Marketing da Madia); 
                                                * MUDANÇAS À VISTA - Algo  está acontecendo com a BM&A. Há quem diga no mercado que ela está fechando  e há quem afirme que está sendo comprada pela Artplan. A agência de Douglas  Bartholomeu e Angela Millet vinha cuidando brilhantemente de contas como o  Supermercado Zona Sul e o grupo de exportadores do Bacalhau da Noruega. A  agência não está mais em seu endereço antigo e nem no Zona Sul sabem informar  seu paradeiro. 
                                                * ACERTANDO OS PONTEIROS -  Maior indústria de relojoaria do Japão, a Seiko acaba de entregar a sua conta  de publicidade para a Giovanni, FCB. Ausente da mídia há algum tempo, a Seiko  quer reativar sua comunicação no Brasil e retomar o tradicional prestígio da  marca, mundialmente famosa. Embora a verba de propaganda ainda não tenha sido  definida, a Giovanni, FCB já iniciou os trabalhos para o cliente. 
                                                * CONTRATAÇÕES - Depois de  contratar Sérgio Conde, ex-Mental e Publinews, para atender as novas contas da  agência, a Elan Garden conta agora com Ricardo Aquino (exIdade Mídia  Comunicação - Porto Alegre) para cuidar dos Novos Negócios. 
                                                                                                  
                                                * BITS NA TELA - A  Intervalo, principal produtora de computação gráfica do Rio, conta que só no  começo deste ano já fez seis comerciais para o mercado carioca. Entre eles,  para a V&S e seu cliente NET Rio, - um imenso controle remoto de TV, que  depois revela-se pequeno diante de outro  ainda maior que servia de fundo para  ele. Para a Artplan e seu cliente Petrobrás foi feita uma vinheta para as lojas  de conveniência BR Mania. E para a Standard Ogilvy & Mather e seu cliente  Eno também foi feita uma vinheta a ser utilizada em todos os patrocínios de  carnaval comprados pelo cliente. 
                                                Caio Valli vai presidir Júri do Festival da ABP  (04/02). 
                                                * FESTIVAL - Caio César  Valli, vice presidente da Artplan, foi designado presidente do júri do 20º Festival  Brasileiro de Propaganda, que a ABP promoverá nos dias 5 e 6 de outubro, no  Intercontinental. 
                                                * OPENING - Será esta segunda-feira,  9, o coquetel de lançamento da Z+G Grey no Rio. Nádia Rebouças e Antônio Jorge  Pinheiro receberão no Museu da República, a partir das 18:30h. A agência estará  se instalando na Rua Visconde de Pirajá. 142/3º andar, em Ipanema. 
                                              
                                                
                                                  -mini.jpg)  
                                                    Edição Mensal Especial –    Suplemento do Monitor Mercantil 
                                                       
                                                      Rio de Janeiro,  06 de  fevereiro de 1998 
                                                    Diretor-Presidente:    Acurcio Rodrigues de Oliveira 
                                                    Diretor de Redação: Marcos    Costa de Oliveira 
                                                    Editor: Marcio Ehrlich
  | 
                                                 
                                               
                                              Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 06 de Favereiro de 1998: 
                                              
                                                
                                                    | 
                                                 
                                                
                                                  | 
                                                    Anúncio publicado na Janela Publicitária
                                                     
                                                   | 
                                                 
                                               
                                              CRio (CCRJ) 
                                              Espaço do Atendimento (GAP) 
                                              Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional) 
                                              Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro) 
                                               |