Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/FEV/1998
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Felipe deixa Chris Colombo, que pode ser vendida no Rio

Felipe Rodrigues
Felipe Rodrigues

Felipe Rodrigues deixou esta semana a direção de criação e a sua participação na sociedade da agência Chris Colombo, por considerar que não conseguiu apoio para realizar seu projeto de retomar uma presença forte da agência entre as mais criativas do mercado carioca.
Esta foi a segunda passagem de Felipe na Chris. Na primeira, a dupla que ele fez com sua ex­mulher - a excepcional diretora de arte e também sócia da agência, Alícia Osborne -, colocou a Chris Colombo entre as 10 mais premiadas do Colunistas-Rio. Desta vez, Felipe lamenta não ter tido as mesmas condições de trabalho e resolveu buscar novos caminhos.
Redator extremamente ativo - foi dele a série de anúncios vencedora do Prêmio Abril Regional Rio e do Grand Prix de Anúncio do Ano do Colunistas de 1997 -, Felipe diz que já recebeu propostas inclusive de agências paulistas, mas que preferiria ficar no Rio.
A saída de Felipe da sociedade da Chris Colombo acontece em um momento em que a própria agência está repensando a sua estrutura. Nas últimas semanas, sua diretoria tem estado em contato com representantes de agências de maior porte no Rio de Janeiro, prevendo possíveis negociações. Entre os principais clientes da agência estão a rede de lanchonetes Bob's e a Coca­Cola.

Editorial

O Rio tem anuário

Quem me conhece sabe que eu costumo ser chato de tão exigente, sempre achando que tanto eu quanto minha equipe devemos nos esforçar para as coisas saírem melhores do que já estamos conseguindo.
Esta quarta-feira, lá pro final da festa de lançamento do terceiro Anuário do Prêmio Colunistas na boate Hippopotamus, eu comentava com o José Luiz Vaz, diretor de criação da GR3: "Poxa, bem que esse Anuário podia ser capa dura".
O Zé, com sua sabedoria de tarólogo, piscou os olhos umas três vezes e me perguntou: "Se você estiver precisando urgentemente de carona e eu chegar de fusca, você vai reclamar que poderia ser um Mercedes?".
E me acalmou: "Esse Anuário, do jeito que está já é uma tremenda vitória pro Rio. A gente precisa é ter alguma coisa que registre todo ano o que a gente está fazendo, se não, daqui a algum tempo todo mundo esquece. Esse Anuário é a nossa História. E quer saber mais: o Archive também tem capa mole e é a publicação mais respeitada do mundo da propaganda".
Fiquei feliz de ouvir o bom Zé Luiz. Porque, é claro, eu estava mesmo orgulhoso em poder estar dando a minha parcela para registrar o que há de melhor entre os profissionais e as empresas da publicidade carioca, numa publicação que está muito acima de ser um fusca.
Quem não esteve na festa e não recebeu seu Anuário não pode deixar de pedir um à Editora Referência, do Mestre Armando Ferrentini, que fez um belo trabalho na sua produção. São 212 páginas (40% a mais do que no ano passado), com 318 reproduções de trabalhos acompanhando as 159 fichas técnicas completas. Além disso, uma série de matérias com os profissionais e as empresas que mais se destacaram em 1996 na nossa atividade.
O Anuário é do Rio. De vocês que leem a Janela. Por isso vou pedir um favor. Leiam o Anuário do Colunistas e me mandem sugestões, para que o do próximo ano fique ainda melhor do que este está.
Mesmo concordando com o Zé Luiz, da minha parte juro vou batalhar pra ano que vem o Anuário sair com capa dura.

Marcio Ehrlich

Rede Globo vira cliente da W/Brasil e da DM9

Conforme a Janela adiantou meses atrás, a Rede Globo de Televisão consolidou finalmente seu projeto de entregar suas contas de propaganda para agências independentes do mercado.
Apesar de continuar com sua house, a Agência da Casa comandada por Gustavo Bragança, na realização dos trabalhos internos de comunicação e nos trabalhos que exijam maior agilidade (como chamadas e vinhetas), a Globo escolheu as duas agências consideradas as mais criativas do mercado brasileiro para lhe atender: W/Brasil, de Washington Olivetto, e a DM9DDB, de Nizan Guanaes.
O maior pedaço da conta foi para a W, que para isso teve que abrir mão de sua conta do SBT. Bem ao estilo da Globo, que para atacar os concorrentes contrata quem ele tem de mais forte. A W/Brasil vai cuidar de toda a área institucional da Rede, além de programação e relações com o mercado. A agência de Nizan ficou com Novos Negócios e outros projetos.

ABP reabre sede e se oferece para apoiar grupos profissionais

A ABP reinaugura a sua sede no próximo dia 18 de fevereiro, depois de três meses de reforma. A entidade vai cumprir a orientação do relatório do 3° Encontro Brasileiro de Agências de Propaganda- EBAP, realizado em outubro do ano passado, quando foi recomendado que as entidades regionais do setor operassem de forma integrada, numa espécie de "Casa da Comunicação".
A ABP colocará à disposição do Grupo de Mídia, do Clube de Criação e do GAP uma sala para encontros, reuniões e seminários, além de suporte administrativo e jurídico.

Cartas

De Edison Campos, diretor da Chorus:

Brilhante, alto astral e animadíssima a festa do Anuário. Parabéns mais uma vez pela organização desse evento publicitário de grande importância para o mercado carioca.
Esqueci de te agradecer a publicação na Janela da "Orquestra de Maestros". A galera da Chorus adorou o título.
A nossa produtora está também com um trio no atendimento. Eu próprio, Maurício Figueiredo e a simpática Miriam Gallagher, Ex-RTV da Giovanni e Publicis Norton.
Dá para você perceber que estamos a mil em 98.
Um beijão,
Edison Campos

 

De João Saboia:

Prezados senhores
Na página 12, do caderno CARRO ETC. de O Globo, do dia 28 de janeiro, encontrei a seguinte pérola: "Para Levar Tranquilamente 11 Crianças Para a Escola, Você Só Precisa De Uma L 300 e Um Lexotan."(sic ).
Não é possível que um profissional da propaganda possa associar um medicamento que, em sua própria bula, desaconselha a condução de veículo para quem o estiver utilizando, com o transporte de crianças!
Com a palavra o Conar, que poderá identificar se a propaganda é enganosa, desastrosa ou foi mesmo muito infeliz!
João Saboia
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Giovanni FCB - A mais esperada
Anúncio veiculado pela Giovanni, FCB na edição impressa da Janela.

MKTMIX   MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 05, quinta: Paulo Lomba;
Dia 06, sexta: Antônio Mario (Redator), Inês Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini (Diretor de Criação da Salles DMB&B);
Dia 07, sábado: Aníbal Neto (Diretor de Criação da Communitá), Heliane Antonello (Mídia);
Dia 08, domingo: Antônio Servolo (Espiral)
Dia 10, terça: Francisco A. Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia);
* MUDANÇAS À VISTA - Algo está acontecendo com a BM&A. Há quem diga no mercado que ela está fechando e há quem afirme que está sendo comprada pela Artplan. A agência de Douglas Bartholomeu e Angela Millet vinha cuidando brilhantemente de contas como o Supermercado Zona Sul e o grupo de exportadores do Bacalhau da Noruega. A agência não está mais em seu endereço antigo e nem no Zona Sul sabem informar seu paradeiro.
* ACERTANDO OS PONTEIROS - Maior indústria de relojoaria do Japão, a Seiko acaba de entregar a sua conta de publicidade para a Giovanni, FCB. Ausente da mídia há algum tempo, a Seiko quer reativar sua comunicação no Brasil e retomar o tradicional prestígio da marca, mundialmente famosa. Embora a verba de propaganda ainda não tenha sido definida, a Giovanni, FCB já iniciou os trabalhos para o cliente.
* CONTRATAÇÕES - Depois de contratar Sérgio Conde, ex-Mental e Publinews, para atender as novas contas da agência, a Elan Garden conta agora com Ricardo Aquino (ex­Idade Mídia Comunicação - Porto Alegre) para cuidar dos Novos Negócios.

* BITS NA TELA - A Intervalo, principal produtora de computação gráfica do Rio, conta que só no começo deste ano já fez seis comerciais para o mercado carioca. Entre eles, para a V&S e seu cliente NET Rio, - um imenso controle remoto de TV, que depois revela-se pequeno diante de outro ­ ainda maior que servia de fundo para ele. Para a Artplan e seu cliente Petrobrás foi feita uma vinheta para as lojas de conveniência BR Mania. E para a Standard Ogilvy & Mather e seu cliente Eno também foi feita uma vinheta a ser utilizada em todos os patrocínios de carnaval comprados pelo cliente.
Caio Valli vai presidir Júri do Festival da ABP (04/02).
* FESTIVAL - Caio César Valli, vice presidente da Artplan, foi designado presidente do júri do 20º Festival Brasileiro de Propaganda, que a ABP promoverá nos dias 5 e 6 de outubro, no Intercontinental.
* OPENING - Será esta segunda-feira, 9, o coquetel de lançamento da Z+G Grey no Rio. Nádia Rebouças e Antônio Jorge Pinheiro receberão no Museu da República, a partir das 18:30h. A agência estará se instalando na Rua Visconde de Pirajá. 142/3º andar, em Ipanema.


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 1998
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 06 de Favereiro de 1998:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

CRio (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)