Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/FEV/1998 - Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

O eterno deus mudança

O Grupo de Mídia, que está fazendo 29 anos, vem de um tempo romântico onde os profissionais pensavam na coletividade da atividade.
A evolução do grupo de profissionais de mídia se confunde com a própria evolução das mídias no Brasil, e porque não dizer no mundo. Nestes quase 30 anos de atividades (nem sempre contínuas) o grupo manteve os seus objetivos básicos, participando de todos os eventos ligados à nossa atividade e contribuindo para a preparação dos profissionais, sugerindo programas de ensino de mídia nas faculdades, realizando cursos, encontros, seminários e debates. O Grupo esteve, e está, presente em todos os momentos em que a mídia desenvolveu novos estudos, novas técnicas.
No Rio de Janeiro, dois grandes eventos foram importantes para a história do Grupo: o Revisão de Mídia I e o Mídia dos anos 90, ambos realizados em Friburgo, que discutiam a fundo todas as questões da mídia carioca.
A Mídia conviveu e sobreviveu, diríamos de forma heroica, a moedas, indexadores, congelamentos, negociações diárias, semanais, mensais, o comprador de Btn, Otn, o negociador de BV. São tempos que ainda estão muito presentes em nossa atividade.
Mídia Cardíaca, Mídia da Mãe, Mídia Técnica, Criatividade em Mídia, Parceria de Mídia, Mídia de Resultados, modismos, neologismos, o GM viveu todas as fases importantes do mercado de mídia.
Nomes importantes da mídia conduziram o Grupo neste período, aqui no Rio, tais como: Gualter Leão, Maria Alice Langoni, Erli de Jesus, Accioli, Orlando Batista, Eduardo Moura, Yuzul Yamamoto, os saudosos Carlinhos Azevedo e Edinaldo de Jesus, apenas para citar alguns. Na década de 90 o Grupo tomou novo formato, reduzindo o número de membros de sua diretoria. Nestes novos tempos tem sido fundamental a participação de profissionais como: Luiz Fernando, Antônio Jorge, Gilmar Tadeu, Nilton Crespo, Denise Gorga e a atual diretoria.
Para dar continuidade ao Grupo, estaremos publicando no próximo mês um edital convocando para eleições do biênio 98/2000. Esperamos contar com a participação de todo o mercado carioca, numa grande eleição. Esta expectativa está embasada no muito que fizemos neste mandato, realizando cursos de formação, seminários, encontros mensais com os diversos meios, programas de estágios, eventos comemorativos pelo Dia do Mídia.
A mudança constante exige uma participação efetiva de todos, a publicidade em geral e a mídia em particular precisam estar atentas para o eterno Deus Mudança, pois, do contrário, seremos meros espectadores de decisões já tomadas.

Estanislau B. Félix
Coordenador de Eventos