Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/FEV/1998 - Espaço da Promoção
AMPRO-Associação de Marketing Promocional

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Espaço da Promoção
AMPRO-Associação de Marketing Promocional

Ideias roubadas

Dentro do tema de moralização do nosso mercado, resolvemos divulgar um problema que estamos enfrentando com uma conceituada empresa, proprietária de uma rede de hotéis e áreas de lazer espalhadas pelo mundo, onde os frequentadores são pessoas ilustres, dignas e com boa formação cultural, social e moral. Sem mencionar o fato de que são pessoas que podem arcar com os custos de estadias em hotéis cinco estrelas.
Estamos falando do Club Mediterranée.
A nossa empresa, Forma Final Comunicação Visual, há 10 anos no mercado e com alguns belos trabalhos desenvolvidos, foi convidada em janeiro de 97 pelo próprio Club Med a participar de uma concorrência para o desenvolvimento de peças de merchandising, denominadas Display Aéreo e Display de Mesa.
Nós tivemos apenas uma semana para criar e desenvolver os protótipos das duas peças e na apresentação fomos muito elogiados pela qualidade do trabalho, pela rapidez e, principalmente, pelo profissionalismo de nossa empresa.
Algum tempo depois, recebemos a informação da gerente de marketing de que o nosso projeto não tinha sido aprovado.
Passados dois meses, tivemos a infelicidade de nos deparar com a nossa criação (display aéreo) na vitrine de uma agência de viagens. Na mesma hora, a peça foi fotografada e, em seguida, entramos em contato com o Club Med. Foi aí que soubemos que no lugar da gerente de marketing havia outra pessoa.
Fomos muito bem atendidos e explicamos toda a situação. A nova gerente compreendeu e confirmou que a peça havia sido produzida em série, utilizando o nosso protótipo como base de construção. Ou seja, nossa criação foi aproveitada para a produção das peças.
Por solicitação da gerente, enviamos os documentos anteriores e uma nova proposta apenas com o valor da criação e do desenvolvimento do protótipo.
Acreditamos que seria justo o Club Mediterranée pagar à Forma Final Comunicação Visual estes valores, já que nosso projeto havia sido utilizado.
Infelizmente, já estamos há seis meses do primeiro contato. E o assunto ainda não foi resolvido, muito menos nos foi dada alguma satisfação, apesar das cartas, fax e telefonemas quase diários.
Acreditamos que, pela tradição e prestígio do Club Med - e de seu presidente -, este assunto deveria ser resolvido da maneira mais civilizada possível sem que houvesse mais desgaste para ambas as partes.

Ricardo Cabianca
Gerente de Marketing da Forma Final
Comunicação Visual e secretário geral da Ampro