A agência Nacional ficou com a maior pontuação na fase técnica da concorrência pela conta publicitária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O resultado foi divulgado em sessão promovida pelo órgão na tarde desta quinta-feira, 04/01, ao serem identificados os envelopes apócrifos apresentados pelas quatro concorrentes: Agência Um, Jor, Nacional e Octopus.
Segundo a comissão de licitação, a Nacional chegou aos 96 pontos, ao somar suas notas na proposta criativa (o chamado Invólucro 1) e na avaliação de sua capacidade de atendimento (o Invólucro 3).
O segundo lugar ficou com a Jor — agência do criativo Paulo Castro com a Approach –, deixando em terceiro a pernambucana Agência Um e, em quarto, a Octopus, de Santo André (SP).
# | Agência | Conceito | Invólucro 1 | Invólucro 3 | Total |
1º | Nacional | Câmara aprova. Sua vida melhora. | 61,7 | 32,3 | 96 |
2º | Jor | Tá na Câmara. Tá na sua vida. | 54,8 | 32,6 | 87,4 |
3º | Agência Um | Câmara Municipal do Rio. Sua voz, nosso trabalho | 48 | 32,8 | 80,8 |
4º | Octopus | Câmara Rio. Ligada no máximo. | 44,5 | 24,4 | 68,9 |
Pelo rito burocrático, abre-se agora a possibilidade de que as agências insatisfeitas com seu resultado entrem com recurso contra a decisão da subcomissão técnica que analisou as propostas.
Em seguida, vêm as fases de análise dos descontos de preço e de habilitação de documentos, que raramente desclassificam a vencedora da fase inicial.
O que deixa a Nacional próxima de se tornar, em 2024, a responsável pelo gerenciamento dos R$ 10,6 milhões da verba anual prevista pelo edital da chamada concorrência n° 01/2023.
ATUALIZAÇÃO EM 02/02/2024
Em publicação em seu próprio Diário Oficial, a Câmara informou que, após analisar o recurso da agência Jornada Seekers Publicidade Ltda. (Jor), a pontuação da licitante passou para 91,7.
Ou seja, fica mantida a segunda posição da Jor, sem afetar o resultado geral da licitação.
ATUALIZAÇÃO EM 19/04/2024
Com as propostas de preço — tendo a Nacional zerado seus valores — o resultado final ficou com ela alcançando 97,2 pontos, deixando a Jor com 85,616. BCA e Octopus seguiram inabilitadas.
Assim, mesmo antes de abrir prazo para recursos, a Câmara, através da presidente da Comissão de Licitação, Savia Bosco Carolino de Barros, anunciou como “provisoriamente vencedora” a agência Nacional.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Disputa pela conta da Câmara Municipal do Rio leva somente quatro agências (em 13/11/2023)
• Câmara do Rio remarca licitação e deverá contratar para sua área de publicidade (em 27/09/2023)
• Volta a concorrência de R$ 10,6 milhões da Câmara Municipal do Rio (em 26/07/2023)
• Câmara Municipal do Rio adia licitação de publicidade para mexer no edital (em 19/05/2023)
• Câmara Municipal do Rio procura agência e abre licitação com verba de R$ 10,6 milhões (em 31/03/2023)
• Câmara Municipal do Rio autoriza licitação para agência de publicidade (em 25/11/2022)