Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sebrae-Rio dá vitória técnica à Caio, que quer se confirmar no preço

A Caio, agência que hoje pertence à DPZ, levou o primeiro lugar na análise técnica da concorrência do Sebrae-Rio, que deverá ter em 1998 uma verba em tomo de R$ 4 milhões.
No próximo dia 17, às 16 h, será aberto o envelope com as propostas de preço, onde as demais agências poderão oferecer condições mais vantajosas que a da Caio no item "Custos Internos", que o edital permitia ser variável. Mas o diretor geral da Caio, Eduardo Domingues, já adiantou à Janela que a agência aceitará igualar qualquer condição apresentada pelas outras concorrentes, praticamente garantindo, assim, a conquista da conta.
Segundo a Janela levantou, uma das críticas da comissão de licitação do Sebrae-Rio foi à falta de compreensão de muitas agências ao briefing apresentado, que solicitava que a campanha publicitária de certa forma ensinasse aos pequenos empresários do Rio de Janeiro em que locais o Sebrae atua, ao contrário da abordagem genérica que algumas licitantes deram, falando sobre os objetivos do órgão,
Dentro dos critérios de avaliação do Sebrae-Rio, a Caio somou 95 pontos. Assim ficaram as demais concorrentes:
2° - Consórcio "Balcão de Comunicação" (Contemporânea e Tática), com 84 pontos.
3° - Consórcio J. W. Thompson/ANC, com 77 pontos.
4° - Green Point, com 75 pontos.
5° - Denison Rio, com 72 pontos.
6° - DPZ, com 71 pontos.
7° - Consórcio "Lagoa Rodrigo de Freitas” (Artplan e Zapt), com 69 pontos.
8° - Consórcio "3D" (Década, Doctor e D+W), com 67 pontos.
9° - Propeg, com 64 pontos.

Festa do Marketing Best no Rio muda e faz sucesso de público


Cerca de 400 pessoas foram ao Rock in Rio Café esta última terça-feira para a festa carioca do Marketing Best, o principal prêmio do marketing brasileiro, promovido pela Editora Referência, Madia & Associados e Fundação Getúlio Vargas. A versão 1997 do Marketing Best teve 30 ganhadores, entre os quais sete empresas sediadas no Rio de Janeiro: Bradesco Seguros, O Dia, O Globo, Petrobras, Rock in Rio Café, Shell e Varig.
Organizada pela Dinâmica, num formato mais ágil e diferente das entregas deste concurso nos últimos anos, a festa teve um sucesso sem precedentes, incluindo desde os shows dos garçons performáticos do Rock in Rio Café até, ao final, a discoteca da casa, quando a comemoração pôde seguir o clima descontraído do espírito carioca.
Nas fotos a seguir, os momentos das entregas dos troféus aos vencedores cariocas do Marketing Best 1997.
Marcio Ehrlich e Claudia Jeunon
João Audi, Clodoaldo Oliveira, Guilherme Perdigão e Décio Clemente
João Audi, gerente de revenda de lubrificantes da Shell, Clodoaldo Oliveira, franqueado do DF, Guilherme Perdigão, chefe do programa dos Distribuidores Shell, recebem o prêmio do case “Programa distribuidor Shell” de Décio Clemente, diretor de marketing do Citibank (o segundo da esquerda para a direita). Cláudia Jeunon, gerente de Marketing do jornal O Dia, recebe de Marcio Ehrlich o troféu da empresa pelo o case “O Dia, muito melhor todo dia”.
Armando Ferrentini e Jomar Jr. Ana Luiza Marinho e Armando Ferrentini Neuza Silveira e Maria Fernanda Jorge
Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, passa o prêmio do case “O sonho está de volta”, do Rock in Rio Café, para Jomar Júnior, diretor de desenvolvimento da casa. Ana Luiza Marinho, gerente de marketing institucional do jornal O Globo, exibe o troféu do case “O Globo se encontra com a comunidade”, entregue por Armando Ferrentini. Neuza Silveira, diretora da Editora Referência no Rio, entrega o prêmio pelo case “Quanto mais você gosta de aventura, mais você precisa de segurança” a Maria Fernanda Jorge, superintendente de marketing da Bradesco Seguros.
Milton Coelho Filho e Caio Valli Solange Schwarzman, Jorge Ferreira e Jarbas Gibran
Milton Coelho Filho, chefe de coordenadoria de relações internacionais da Petrobras recebe seu prêmio pelo case “Petrobras/Centro Cultural Banco do Brasil. Uma parceria de sucesso” das mãos de Caio Valli, representando a Abap-Rio. Solange Schwarzman, gerente de marketing, e Jorge Ferreira, gerente de mídia, recebem o prêmio pelo case “Trabalhando non-stop para subir mais alto” de Jarbas Gibran, diretor da Editora Referência.

Conspiração e Oscar Guerra representam o Rio no Caboré

Carioca, pra ganhar o Prêmio Caboré, concedido pelos leitores da revista Meio & Mensagem em voto direto, só mesmo trabalhando com paulistas. Foi o que aconteceu esta quinta-feira, quando, em festa realizada em São Paulo, foi anunciado que a produtora Conspiração, nascida no Rio, mas responsável por diversos filmes da DM9, conquistou o Caboré de Fornecedor. Em outra categoria, a de Profissional de Marketing, o escolhido por Oscar Guerra, ex-Banco Nacional e atual diretor de marketing da Varig, cliente do escritório paulista da agência Young & Rubicam.
Como a maioria dos votantes da publicação é de São Paulo, não há chances de algum indicado carioca receber votos suficientes apenas por seu trabalho no Rio de Janeiro, por melhor que ele seja. Estes foram os premiados do Caboré:
Agência - Almap/BBDO
Anunciante - Cervejaria Kaiser
Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação - Nizan Guanaes
Fornecedor - Conspiração.
Profissional de Atendimento e Planejamento - Luís Grottera (Grottera).
Profissional de Criação ­ Mauro Perez (Talent).
Profissional de Marketing ­ Oscar Guerra (Varig).
Profissional de Mídia - Marcia Pudelko (Lowe Loducca).
Profissional de Produção ­ Arthur ''Tula'' Minassian (Play it Again).
Profissional de Veículo ­ Cláudio Ferreira (Exame).
Serviços Especializados - Incentive House.
Veículo de Comunicação ­ Revista Caras.

Rio Sul volta a cantar o Rio em seu comercial de Natal

Mais uma vez, a beleza do Rio e a alegria do carioca compõem o tema do filme de final de ano criado pela Salles/DMB&B Publicidade para o Shopping Rio Sul. Chamada de Cidade Maravilhosa II, a campanha, que foi ao ar no domingo, dia 30, tem como peça principal um filme de 60 segundos que segue o mesmo conceito do produzido no ano passado.
O filme procura se destacar em meio aos tradicionais comerciais de final de ano, antes de mais nada, por fugir da figura do Papai Noel e dos presentes e mensagens natalinas. Para o diretor de criação da Salles, Marcelo Giannini, "Cidade Maravilhosa II é uma exaltação ao espírito, à alegria, ao prazer e ao orgulho de ser carioca". Um samba-canção, composto por Rildo Hora exclusivamente para o filme, é o pano de fundo. A narrativa é feita por um morador da cidade que começa falando: "A minha cidade tem vocação para a alegria". No decorrer do filme ele vai revelando as suas sensações e percepções do Rio. Como no outro comercial, ao final ele revela "Triste é quem não tem uma cidade como essa para viver" e as imagens mostram que o morador é um deficiente visual.
Na vida real, o ator que interpreta o morador nasceu sem visão, mas tem como principal característica um jeito alegre de viver. Ele foi o escolhido entre cerca de 40 pessoas com o mesmo problema. Além disso, para elaborar o texto do anúncio, a agência realizou uma pesquisa de campo junto aos cegos para levantar como eles percebem o Rio de Janeiro. Giannini garante que "o resultado é uma tradução verdadeira e poética de como os deficientes visuais 'enxergam' a nossa cidade".
A campanha será veiculada na TV Globo inicialmente com 60 segundos e depois em redução para 30 segundos, ficando no ar até o dia 31 de dezembro. A criação foi assinada por Marcelo Giannini e Rodolfo Sampaio. A direção do filme foi de Andrucha Waddington e Breno Silveira, da Conspiração, com produção de áudio da Mr. Vox.
Com a expectativa de receber 2 milhões de pessoas durante o mês de dezembro, o Rio Sul está investindo R$ 1,2 milhão na campanha de fim de ano, englobando publicidade, promoção e decoração do shopping.

Giovanni leva humor para campanha de inglês do CCAA

Giovanni para CCAA: SelvaO humor e a irreverência estão juntos de novo na campanha que o CCAA está lançando para 1998, trazendo agora para o curso de inglês o estilo que fez sucesso na série "Alfândega" e "Ligación", realizados para o curso de espanhol do CCAA e ajudou a que, hoje, o CCAA tenha 200 mil alunos no Brasil, enquanto o segundo colocado em cursos de idiomas conte com 100 mil matriculados.
Dessa vez, no filme "Selva", que está pronto para entrar no ar, um rapaz, perdido na selva, acaba capturado por canibais, que o levam para sua aldeia. Lá, é apresentado à deusa da tribo, uma loura estonteante, que ao ver o jovem fica feliz e desabafa: “Finalmente, depois de tantos anos, alguém com quem eu possa me comunicar. Você fala inglês, não fala?". Incapaz de dialogar com a moça, o rapaz acaba por parar no caldeirão. O filme termina com a tribo dançando ao redor da vítima, que está sendo cozida ao som do "Solta a língua, desembucha, fala logo com o CCAA", slogan que já vinha sendo utilizado pelo curso. "Selva" é uma superprodução da Jodaf, dirigida por João Daniel Tikhomiroff e rodada na Floresta da Tijuca. A estrela do filme é Sophia Nyberg, modelo americana de origem sueca e medidas perfeitas, radicada em Miami, e que veio para o Brasil especialmente para as filmagens.
A criação foi de Adilson Xavier e Cristina Amorim, o atendimento de Mauro Silveira e Adriana Ribeiro e a aprovação de Waldyr Lima Filho. A fotografia foi de Jean-Benoît Crépon e o som da Nova Onda.

Gramático é eleito para presidir Conselho de Relações Públicas

Pela terceira vez, Sérgio Gramático está de volta à presidência do Conrerp-RJ. A eleição aconteceu em novembro, registrando a maior votação em toda a história do Conselho Regional de Relações Públicas do Rio de Janeiro. Outro fato marcante do pleito foi que, pela primeira vez nos últimos 20 anos, o Rio teve somente uma chapa concorrente ao Regional. Sérgio Gramático recebeu 462 votos, representando cerca de 75% dos votos válidos. A posse está marcada para o dia 9 de janeiro e o mandato vai até o ano 2.000.
A proposta de Gramático é "traçar as bases da profissão diante dos muitos desafios do Terceiro Milênio". Diz ele que "é hora de darmos as mãos, relações públicas, jornalistas, publicitários, promotores culturais, radialistas, especialistas de marketing e de turismo, e tantos outros" para a construção de uma nova identidade profissional.

Contemporânea faz outdoor interativo para o Boavista

Para inaugurar uma nova, ampla e bem instalada agência do Banco Boavista no bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro, bem como comunicar ao mercado carioca a nova fase do banco, agora muito mais forte, sob o controle dos grupos Monteiro Aranha (Brasil), Espírito Santo (Portugal) e Crédit Agricole (França), a Contemporânea bolou outdoors interativos e um interessante anúncio de jornal.
A partir do dia 1/12 foram afixados outdoors na cidade, todos na Zona Sul, dizendo o seguinte: "No dia 8, você vai descobrir um novo banco no Rio. Se não aguentar esperar, rasgue o plástico".
Quando as pessoas rasgam o plástico, aparece o outdoor dizendo "Curioso, hein! Aguarde dia 8." Novos plásticos iam sendo colocados, dizendo que "você vai descobrir um novo banco. Se não aguentar esperar, rasgue o plástico" e voltavam a ser chamadas de curiosas. O processo vai se repetir até o dia 7, quando um novo plástico será colocado: "Amanhã você vai descobrir um novo banco no Rio. Se não aguentar esperar, rasgue o plástico." (dia 8 é o dia da inauguração da nova agência).
Quando este último plástico for rasgado, aparecerá, ao invés de "Curioso, hein?", a verdadeira informação: "A nova agência Jardim Botânico do Banco Boavista espera por você. Rua Jardim Botânico, 733." A estratégia da Contemporânea se completa com um anúncio sequencial de jornal, onde, em páginas ímpares, uma palmeira característica do Jardim Botânico vai crescendo acompanhada de uma frase que também irá crescendo aos poucos.
A criação é de João Bosco Franco e Rodrigo Rosman, com supervisão de criação de André Pedroso. No atendimento, Marcelo Diniz e Luísa Matos. Na produção, gráfica, Maria Helena da Silva e na aprovação, Antônio Bonfim, Joyce Paiva e Helena Corrêa.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 12, sexta: Miguel Rio Branco (Diretor RTVC da Standard, Ogilvy & Mather), Vilson Magno (Diretor da Set TV Cine);
Dia 13, sábado: Cláudia Barcellos (Ex-produtora da V&S);
Dia 16, terça: Adolfo Rosenthal (Diretor da Noir), Ana Maria Funke (Relações Públicas da Salles);
Dia 17, quarta: Márcia Braga (Diretora da KMB);
Dia 18, quinta: Carlos Santos Paes (Diretor RTVC da McCann Erickson), Nádia Rebouças (Diretora de Planejamento da FCB);
• NOVO JORNAL - A Contemporânea voltou a atender o Globo. Mas não o jornal em si e sim um novo projeto para o lançamento - que acontece no segundo semestre de 1998 - do jornal popular Diário Carioca, com o qual as Empresas Globo pretendem combater o crescimento do jornal O Dia, hoje a publicação de maior circulação do Rio de Janeiro. Será o terceiro grande jornal na carreira criativa de Mauro Matos.
• MAIS QUE DEMAIS - Marcelo Gorodicht entra 1998 com a corda toda. Em janeiro ele muda a Fischer Justus Rio e a D+ para o moderno edifício Manhattan Tower, na Avenida Rio Branco, com cada agência ocupando um andar do prédio. E na D+, mostrando que ele continua muitíssimo bem relacionado com o Banco Bozano, Simonsen, entra a conta do gaúcho Banco Meridional, que acaba de ser adquirido por aquele grupo financeiro. Esta semana mesmo Gorodicht esteve em Porto Alegre conhecendo de perto o novo cliente.
• EM PRODUÇÃO - A Tec Cine contratou Marcos Felipe Delfino como assistente de câmera, Andrea Costa (ex-TV Globo) como diretora de arte/cenário e figurino.
• NOVAS CONTAS - A agência Elan Garden acaba de conquistar dois novos clientes: Grupo Mesbla Automotivo (Mesbla Veículos e Crisauto Cibramar), que já tem campanha com mídia impressa, eletrônica, rádio e outdoor. E o Laboratório Brasileiro de Biologia, cujo primeiro produto a ser trabalhado é o "Aliviador"
• HORA FELIZ - Vai ser no dia 15, às 19 horas, no Rhapsody, o próximo Happy hour do Clube dos Executivos de Marketing. O patrocínio é da Rede Manchete.
• MAIS FESTAS - Dezembro é um mês festivo no mercado. Esta sexta, a DPZ reúne na Fortaleza de São João, na Urca, centenas de convidados para comemorar seus excelentes resultados no Rio. Contraponto à reclamação que a Janela fez uma vez sobre não aguentarmos mais camisetas feias, a agência criou uma bela peça para o evento, com a malha imitando o característico camuflado militar.
Luiz Fernando Guimarães// Quem também festeja é a Salles, que reúne todos os seus funcionários do Brasil no dia 20 no Pão de Açúcar, com direito a show de Baby do Brasil e sorteio de um Corsa 98. A agência comemora que nos últimos 22 meses ganhou 23 contas, crescendo 60%, em 97, em relação a 96.
• GAÚCHO A MIL - Repetindo o período do Dia dos Namorados, no Natal a Mr. Vox mais uma vez produziu várias campanhas para os shoppings da cidade, entre as quais a trilha do filme "Cidade Maravilhosa II" do Shopping Rio Sul (matéria nesta edição), onde aconteceu a estreia em publicidade do mais novo integrante da equipe Mr. Vox, Rildo Hora. Foram feitas também as campanhas do Madureira Shopping Rio (com trilha do Leoni), Recreio Shopping, Shopping Tijuca, Shopping Vilarejo de ltaipava e Nova América Outlet Shopping. Além dos shoppings, a Mr. Vox também assina a produção do áudio do filme de Natal dos Correios, onde Leoni faz a cachorrada cantar o Jingle Bells para um simpático carteiro.
• DURA LEX - A carta que Mario Barreto, diretor da Intervalo, enviou para a Janela sobre a venda da D+W para o grupo Total, acabou gerando uma ação judicial movida por Marcelo Gorodicht, pedindo explicações a Barreto sobre as acusações a ele nela contidas.
• COCA NA COPA - A Coca-Cola lança na próxima terça-feira, 16, a sua campanha de comunicação para a Copa do Mundo de 98.
• PRESENTE DE NATAL - A Eco é que está assinando a campanha da ABPD-Associação Brasileira dos Produtores de Disco para este Natal.
Com Luiz Fernando Guimarães falando com seu sempre divertido jeito, o comercial lembra que vale a pena dar CD de presente. O tema é "No Natal não invente. Dê CD de presente". A criação é de Alexandre Delconde, Rafael Garcia e Ricardo Mattos, com direção de criação de Ana Tancredo.


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 12 de Dezembro de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

CRio (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)

Anúncio veiculado na edição impressa do Janelão