Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1997 - CRio
CCRJ - Clube de Criação do Rio de Janeiro

 

CRio

Criação carioca encerra o ano cheia de otimismo para 1998

Felipe: estou arrumando a casa para 98.

Às vésperas de fechar o ano de 97, os criadores cariocas olham para trás e, ao contrário do que muita gente poderia supor, comemoram o que consideram um ano muito produtivo. Ouvidos pelo CRio, diretores de criação de diversas agências do Rio garantem que elas conseguiram superar suas próprias expectativas. O otimismo é tanto que não foram poucos os que festejaram o surgimento de outras agências no Rio, deixando o mercado publicitário ainda mais competitivo, mesmo ao custo da perda de alguns nomes nas suas equipes, como lamentou André Pedroso, supervisor de criação da Contemporânea, lembrando que muita gente foi à sua agência buscar os criativos que lá estavam. "Mas ainda bem que os de maior peso continuaram", fez questão de ressalvar André.
Entre as boas novidades do mercado neste ano, pelos comentários dos criadores, foi a consolidação da agência de propaganda Doctor, surgida em 1996. Foi, por exemplo, o que destacou Felipe Rodrigues, diretor de criação da Chris Colombo, considerando a agência como responsável por um dos trabalhos mais criativos do mercado. Ele elogiou também a Giovanni como tendo um alto nível de qualidade e de contas, aplaudindo ainda a Salles por sua capacidade de escolher muito bem os clientes que trabalham com ela. Em relação à Chris Colombo, Felipe reconhece que, comparativamente, a sua agência está "engatinhando" no mercado, pois fazem apenas cinco meses desde que ele assumiu a direção de criação. "Estou arrumando a casa para podermos batalhar por mais contas no ano de 98", diz ele. Ainda assim, Felipe considera "excepcionais" os resultados da Chris Colombo, que foi premiada no Prêmio Globo e ganhou uma Lâmpada de Ouro e duas de Prata no Festival da ABP.
Accioly: A imagem da criação carioca está mais consolidada.
Outro que se sente privilegiado é Bob Gueiros, diretor de criação da DPZ­Rio, festejando que a DPZ-Rio "teve um saldo excepcional, bem acima da média e além de qualquer expectativa mais otimista".
O otimismo foi a tônica nas entrevistas feitas pelo CRio. Mesmo o novo pacote econômico não foi suficiente para minar as expectativas dos criativos para o ano de 98. "Com eleições e Copa do Mundo, ninguém vai segurar o gráfico ascendente da DPZ", apostou Bob.
Também pela avaliação dos dirigentes das produtoras cariocas, o período tem sido bastante favorável.
Antônio Carlos Accioly, sócio da produtora Yes, revela que tem sentido a criação carioca muito bem aceita em São Paulo, onde a produtora abriu uma filial. "Mostro no meu rolo trabalhos que nacionalmente são considerados excepcionais, como o filme da Artplan para o Papa, a campanha da Giovanni para o Sebrae que está no ar agora e o lançamento da Bonaqua da Coca-Cola, todos criados e produzidos no Rio e que ajudaram a consolidar ainda mais a imagem da criação carioca", detalha Accioly, que fez 60 filmes em 1997 e espera ter um crescimento de negócios de 30% em 98 com a abertura da Yes em São Paulo.
Se a criação para a mídia eletrônica vai bem, para a mídia impressa não é diferente. André Pedroso nota que hoje, a criação brasileira como um todo está prestando mais atenção na mídia impressa e cita o Prêmio Abril e o recém-lançado Prêmio O Globo como reflexos desse destaque que a imprensa está recebendo. Tudo isso, na opinião do supervisor de criação da Contemporânea, é sinal de que a criação carioca está ainda mais madura. "As brincadeirinhas deram lugar à pertinência, ao brilho criativo. Deixou de ser apenas uma faísca", nas palavras dele.
Wanderlei: o que falta no Rio é dinheiro.
O que será, então, que falta para a criação carioca atingir o seu ápice? De acordo com Bob Gueiros, a criação carioca precisa ser mais unida. "Não é uma característica do ano de 97, porém acho que falta um pensamento mais corporativo, nos moldes do mercado paulista, onde o publicitário pensa e age como uma classe."
O diretor da produtora de áudio Nova Onda, Wanderlei Gonçalves, é mais benevolente com a criação carioca, que ele considera até mais unida do que em São Paulo. "O que falta no Rio é dinheiro, por conta da perda da economia com a ida de importantes anunciantes para São Paulo", lamentou Wanderlei, que também é o mais ativo locutor da publicidade carioca. Analisando as agências sediadas no Rio, ele chamou a atenção para a Giovanni e a McCann, que na sua visão tiveram em 1997 um ano de boas contas que permitiram boas realizações.
O diretor da Nova Onda não deixa de ver com bons olhos as perspectivas do Rio agora que o governo estadual conta com o apoio do governo federal. "Difícil era quando o Rio era um estado de oposição. Aí sim fomos muito prejudicados pela retenção de verbas federais. Agora, a tendência é melhorar mais", vaticinou Wanderlei.

Frilas

Atendendo a sugestão de inúmeros criadores, o CRio está abrindo aqui uma seção que a gente imagina venha a ser de grande utilidade para as agências e os profissionais do mercado: uma relação de criadores que estão disponíveis para freelances.
Estamos começando apenas com dois nomes que entraram recentemente em contato com a Janela Publicitária. Mas a partir de agora, quem quiser ter seu nome publicado aqui, basta entrar em contato com o Clube, pelo telefone 529-5566 e passar os dados para Mariângela Luna.
Redatores:
• Eugênio Cony
557 -3189 - 048-972-0399
• Yara Lins, ex-Unlike
e-mail: ylins@pobox.com

DPZ leva a melhor peça do Portfólio.

Quase 200 trabalhos de 15 agências foram enviados para o CCRJ na última semana para participar do 1º Portfólio CRio, um número que demonstra a excelente receptividade que teve na criação carioca a ideia de o Clube fazer esta seleção.
O júri trabalhou das 7 da noite a 1 da madrugada debatendo muito até chegar aos trabalhos que representariam o melhor da produção carioca recente. O critério adotado pelo Clube este mês foi escolher apenas 20 trabalhos, divididos nas categorias Mídia Impressa, Outdoor, Rádio, TV-Cinema e Non-Advertising, sem exigência de quantidade mínima de peças em cada uma.
Dessas 20 - que nessa primeira seleção foram das agências Caio, Doctor, DPZ, FCB, GR.3, Salles e Standard -, o júri escolheu a melhor peça do mês: "Dia do Médico", da DPZ para a Unimed, uma criação de Marcos Hosken e Eliana Sá.
O grupo de jurados foi formado por Bob Gueiros, diretor de criação da DPZ-Rio; Cássio Faraco, supervisor de criação da J. W. Thompson; Ernani Gouvêa, diretor de arte da Caio; Gustavo Bastos, presidente da GR.3; Marcelo Silva, redator; Marcos Silveira, diretor de criação da Doctor; Milton Montenegro, fotógrafo; Nico Resende, produtor de áudio; e Ricardo Galhardo, diretor de arte da Salles.

Peça do Mês
DPZ para Unimed: Parabéns pelo Dia do Médico
Título: “Dia do Médico”
Agência: DPZ
Anunciante: Unimed
Diretor de Criação: Bob Gueiros
Criação: Marcos Hosken/Eliana Sá
Atendimento: Ricardo Ladvocat
Fotolito: Opção Laser

Mídia Impressa

"Vaquinha", da Doctor para Porcão "Floresta", da Doctor para Daiissen
Título: "Árvore/Vaquinha"
Agência: Doctor
Anunciante: Churrascaria Porcão
Direção de Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira
Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira/Humberto Fernandez/Álvaro Rodrigues
Foto: Banco de Imagens Keystone
Produtor Gráfico: Paulo César Martins
Atendimento: Alessandra Mendonça
Aprovação: Neodi Mocelin
Título: "Pajero/Floresta"
Agência: Doctor
Cliente: Daiissen
Direção de Criação: Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Criação: Romeu Loures/Fábio Augusto/Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Foto: Banco de Imagens Keystone
Manipulação: Georgetown Marinho
Produção Gráfica: Paulo César Marfins
Atendimento: Julianna Guimarães
Aprovação: José Ronaldo Pinto de Meio
"Neste Natal", da Salles para Ponto de Vista "A Ultralar vem a público...", da GR.3 para Ultralar

Título: "Campanha Ponto de Vista"
Agência: Salles/DMB&B
Anunciante: Ponto de vista
Produto: vários
Redator: Marcio Juniot
Dir. de Arte: Ricardo Galhardo
Dir. de Criação: Marcelo Giannini
Fotógrafo: Art-Luz Estúdio
Atendimento: Célia Cabral
Prod. Gráfico: Max

Título: "A Ultralar vem a público...".
Agência: GR.3
Cliente: Ultralar
Direção de Criação: Gustavo Bastos
Diretor de Arte: Marcelo Noronha
Redator: Gustavo Bastos
Produtor Gráfico: Henrique Neves
Aprovação: Carlos Henrique Bocaiúva

"Aborígenes", da Doctor para Daiissen "Rally Pajero", da Doctor para Daiissen

Título: "Aborígenes"
Agência: Doctor
Anunciante: Daiissen
Direção de Criação: Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Criação: Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Foto: Banco de Imagens/Mauro Risch
Manipulação: Mauro Risch
Produtor Gráfico: Paulo César Marfins
Atendimento: Julianna Guimarães
Aprovação: José Ronaldo Pinto de Meio

Título: "Rally Pajero"
Agência: Doctor
Anunciante: Daiissen
Direção de Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira
Criação: Fred Moreira/Paula Novaes
Foto: Arquivo Anunciante
Manipulação: Imagecolor
Produtor Gráfico: Paulo César Marfins
Atendimento: Julianna Guimarães
Aprovação: José Ronaldo Pinto de Meio

"Porta Retratos", da Salles para Rio Sul Coleção Primavera-Verão, da Salles para Rio Sul

Título: "Porta-Retratos" (Se ninguém mais agüenta a decoração da sua casa, está na hora de você conhecer o home center.)
Agência: Salles/DMB&B
Anunciante: Associação dos Lojistas do Rio Sul
Produto: Home Center
Redator: Rodolfo Sampaio
Dir. de Arte: Marcelo Giannini
Dir. de Criação: Marcelo Giannini
Fotógrafo: Duda Carvalho
Atendimento: Sérgio Malta e Darlene Furtado
Prod. Gráfico: Max

Título: "A Coleção Primavera-Verão Já Está Nas Ruas"
Agência: Salles/DMB&B
Anunciante: Associação dos Lojistas do Rio Sul
Produto: Coleção Primavera-Verão
Diretor de Criação: Marcelo Giannini
Diretor de Arte: Marcelo Giannini
Redator: Rodolfo Sampaio
Produtor Gráfico: Max
Atendimento: Sérgio Malta/Darlene Furtado
Fotógrafa: Márcia Ramalho

"Cadeiras", da Standard para Free "Sim, por favor", da Doctor para Porcão

Título: “Cadeiras”
Agência: Standard, Ogilvy & Mather
Redator: Luiz Vieira
Diretor de arte: Ana Laet
Fotógrafo: Milton Montenegro

Título: “Sim, por favor”
Agência: Doctor
Cliente: Churrascaria Porcão
Direção de Criação: Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Criação: Fred Moreira/Paula Novaes
Foto: Richard Romero
Produtor Gráfico: Paulo César Martins
Atendimento: Alessandra Mendonça
Aprovação: Neodi Mocelin

"Futebol é uma caixinha registradora", da GR.3 para O Dia  
Título: “Futebol é uma caixinha registradora”
Agência: GR.3
Cliente: O Dia
Direção de Criação: Gustavo Bastos
Diretor de Arte: José Luiz Vaz
Redator: Gustavo Bastos
Produtor Gráfico: Henrique Neves
Aprovação: Cláudia Jeunon

 

 

TV/CINEMA

"Paquera", da Salles para GM Onde estava o seu jornal neste dia, da Doctor para o Jornal do Brasil
Título: “Paquera”
Agência: Salles/DMB&B
Anunciante: GM/ABRAC
Produto: Linha GM 98
Direção de Criação: Marcelo Giannini
Criação: Rodolfo Sampaio/Marcelo Giannini
Atendimento: Augusto Carvalho/Mauro Lopes
Produtora: Academia de Filmes
Diretor: Marcelo Nepomuceno

Título: “Onde estava o seu jornal neste dia”
Agência: Doctor
Anunciante: Jornal do Brasil
Direção de Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira
Produtora: TV Zero
Direção: Roberto Berliner
RTVC: Branca Lee
Atendimento: Alessandra Mendonça
Aprovação: Sérgio Rego Monteiro/Maurício Ferreira
"Garoto", da Doctor para Sindicato das Escolas Particulares (A edição impressa não conseguiu localizar imagem do filme)
Título: “Garoto”
Agência: Doctor
Anunciante: Sindicato das Escolas Particulares
Direção de Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira
Criação: Sérgio de Paula/Marcos Silveira
Produtora: Cinemacentro do Brasil
Diretor: Duto
RTVC: Branca Lee
Atendimento: Tony Coelho
Aprovação: Paulo Sampaio
Título: “Wonderful”
Agência: Foote, Cone & Belding
Anunciante: Shopping da Gávea
Direção de Criação: Tony Jardine
Criação: Tony Jardine/Heleno Bernardi
Produtora: Noir Filmes
Direção: Adolfo Rosenthal/Tony Jardine
Aprovação: Mônica Tostes

RÁDIO

Música de velório de fundo e genro chorando o tempo inteiro
MULHER: Nossa, era tão nova.
HOMEM: Meus pêsames.
MULHER: A vida continua.
HOMEM PERGUNTA PARA O GENRO: Puxa! Você gostava mesmo da sua sogra, hein?
GENRO: Não é isso! É que sou eu que tou pagando o velório dela.
LOC. OFF: Sinaf. O seu plano de assistência funeral. Você paga só um pouquinho por mês e é a gente que providencia e paga tudo na hora mais difícil da vida. Associe-se ao Sinaf. Ligue grátis 0800-223344.

Título: “Choro”
Agência: Doctor
Anunciante: Sinaf
Direção de Criação: Sérgio de Paula/ Marcos Silveira
Criação: Álvaro Rodrigues/Tico Moraes
Produtora: Professor Pardal
RTVC: Branca Lee
Atendimento: Julianna Guimarães
Aprovação: Pedro Bulcão

Outdoor

Doctor para Porcão: 40% de Desconto?Título: “Sim, por favor”
Agência: Doctor
Cliente: Churrascaria Porcão
Direção de Criação: Marcos Silveira/Sérgio de Paula
Criação: Fred Moreira/Paula Novaes
Foto: Richard Romero
Atendimento: Alessandra Mendonça
Produtor Gráfico: Paulo César Marfins
Aprovação: Neodi Mocelin.

Non-Advertising

Caio para Jornal dos Sports: Amanhã tem replayAmanhã tem replay: Jornal dos Sports
Título: “Placa de Campo”
Agência: Caio
Anunciante: Jornal dos Sports
Redator: Gustavo Nogueira
Direção de Arte: Ernani Gouvêa
Atendimento: Maurício Cabral
Aprovação: Cristiana Lobo

Free Jazz Colection Pack 1997Título: “Pack Colection Free Jazz 1997”
Agência: Standard Ogilvy & Mather
Diretor de Criação: Luiz A. Vieira
Diretor de Arte: Ana Laet
Design: Ana Couto
Obras de Arte: Ana Durões/Luiz Ernesto/Rodrigo Andrade/Guilherme Secchin/Paulo Monteiro.





CRio
Jornal do Clube de Criação do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 1997
Presidente: Sergio de Paula
Editor: Marcio Ehrlich
Correspondências: Praia de Botafogo, 300/5 andar - Cep 22450-040, Rio - RJ

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião deste suplemento.