Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1997 - Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Balanço da Revisão 97

O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro promoveu nas duas últimas semanas o seminário "Veículos Revisão 97" no Centro Empresarial Rio, em Botafogo. O evento, voltado para profissionais de comercialização de veículos de comunicação, foi realizado em quatro dias de palestras. Com cerca de 80 participantes, foram amplamente debatidos vários aspectos da comercialização de veículos. No primeiro dia o palestrante convidado foi Geraldo Leite, da Singular Arquitetura de Mídia, que fez uma apresentação condensada de informações obtidas nas pesquisas mais recentes realizadas por sua empresa.
A mesa de debatedores foi composta por Antônio Jorge Pinheiro, da FCB, Estanislau B. Félix, da Dinâmica e Denise Gorga, da V&S (mediadora). A principal conclusão apresentada por Geraldo é que as decisões de mídia são cada vez mais compartilhadas com outros setores da agência além de uma participação mais ativa e interessada do anunciante. O profissional de mídia, na verdade, não diminui sua importância no processo. Ele passa a ter uma perspectiva mais abrangente do seu trabalho neste novo formato. A consequência natural deste processo é o surgimento de um trabalho cada vez mais sofisticado nesta área. No segundo encontro a palestrante foi Maria Fernanda Jorge, da Bradesco Seguros, que procurou passar uma visão do momento atual da relação veículo/anunciante.
A ênfase desse encontro foi o debate com a plateia. Além da palestrante, compuseram a mesa Isaac Mizrahi, da Coca-Cola e Magali Freire, das Ceras Johnson, tendo Antônio Jorge Pinheiro como mediador. Ficou claro que existe uma necessidade de propostas mais focadas nos objetivos de comunicação dos anunciantes e, para tanto, as agências deverão melhor municiar os veículos de informações dos produtos e serviços a serem anunciados. O terceiro dia do encontro contou com a palestra de Newton Crespo, da Standard, que discorreu sobre as grandes transformações ocorridas nos últimos anos na área de mídia. Segundo Newton, os veículos precisam acompanhar mais de perto essas mudanças para desenvolvimento de negócios mais produtivos para os clientes. O foco cada vez mais se fixará em resultados efetivos. O incentivo ao treinamento profissional, tanto para profissionais de veículos como para mídias, ficou estabelecido como meta prioritária para o próximo ano. A mesa de debatedores foi composta por Yara Militão, da R&S, Gilberto Garcia, da Contemporânea e Luiz Fernando Novaes, da DPZ com, mais uma vez, Antônio Jorge Pinheiro como mediador.
O último painel do encontro foi realizado com uma palestra de Expedito Castello Branco, do Sistema Globo de Radio, tendo como debatedores Frederico Rúfilo, da Rede Globo, Flávio Salles, do Sistema JB e de Celso Marche, da Editora Abril. Expedito falou da importância do planejamento para o bom desempenho da comercialização de veículos. Foi praticamente unanime na mesa a opinião de que a informação em quantidade e, principalmente, em qualidade é a principal ferramenta para um bom planejamento de vendas. Os grandes veículos têm trabalhado nessa linha e a tendência é desenvolver mais ainda o setor de informações como apoio ao marketing e comercialização. Além das conclusões já citadas, o seminário teve como principal virtude movimentar uma área fundamental para o negócio da propaganda.
A atuação dos veículos permeia todo o negócio. Na verdade, eles participam cada vez mais de todo o processo, seja através de projeto especiais que alavancam campanhas ou até mesmo na implantação e/ou manutenção de política comercial adequada ao desempenho quantitativo e qualitativo de cada veículo.
A julgar pela forte disposição das lideranças presentes ao evento, o ano de 1998 promete um grande avanço no desenvolvimento profissional de veículos e mídias no mercado do Rio de Janeiro.


Luiz Fernando Novaes
Presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro
Diretor de mídia da DPZ Rio.