O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de lançar campanha nacional para ampliar a inclusão de eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, criada pela agência Octopus. Com o slogan “Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”, a iniciativa pretende mapear necessidades do eleitorado e direcionar, já em 2026, cada pessoa a locais de votação mais acessíveis.
“A campanha representa a força da comunicação pública quando coloca as pessoas no centro da mensagem. Mostrar a realidade de quem enfrenta barreiras diariamente é fundamental para sensibilizar a sociedade e, ao mesmo tempo, reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir acessibilidade plena no ato de votar”, analisa Olavo Rocha, head de Redação da Octopus.
Para ampliar seu alcance a campanha conta com filme para TV, spot de rádio, vídeos e cards para redes sociais. Todo o material inclui legendas, audiodescrição, Libras e contraste de cores adequado para pessoas daltônicas ou com baixa visão.
Comunicação inclusiva e abrangente
A Justiça Eleitoral oferece diversos recursos de acessibilidade nos produtos de comunicação que disponibiliza.
- Redes sociais: descrição de imagens e vídeos, legendas em todos os vídeos e contraste de cores adequado (padrão eMAG 4,5:1).
- Portais (TSE, JE e Extranet): uso da ferramenta Rybená, que converte texto em Libras e em áudio, além de oferecer zoom, ajuste de saturação, guia e máscara de leitura.
- Canal no YouTube: uso de intérpretes de Libras nas sessões plenárias e nos eventos da Justiça Eleitoral.
- Estrutura do site: código semântico otimizado para leitores de tela e outros recursos, atalhos de navegação, contraste de cores acessível e CMS Plone configurado para boas práticas de acessibilidade.






















