• Secom vai suspender a publicidade federal institucional no X, em resposta a Musk

    Com a justificativa de que a Instrução Normativa nº 4 da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom-PR) impediria a publicidade oficial em sites que promovem fake news ou desrespeitem a legislação brasileira, o Governo Federal revelou na última sexta-feira, 12/04, que estará suspendendo suas novas campanhas institucionais na rede X (ex-Twitter).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    A informação foi divulgada não através de comunicado oficial do órgão, apenas como um vazamento para a imprensa, o que deixa a dúvida se Banco do Brasil e Caixa, por exemplo, estarão habilitados a prosseguir anunciando seus produtos na plataforma de Elon Musk.

    Da mesma forma, continuam no X postagens do Governo Federal lançadas no próprio dia 12/04, como a que ilustra esta matéria.

    Como tem sido amplamente debatido na mídia e nas redes sociais, Musk vem fazendo ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, e o presidente Lula.

    A ONG Sleeping Giants Brasil, que havia lançado a campanha #DesmonetizaTwitter (noticiado pela Janela, veja no rodapé), comemorou a decisão como uma vitória da iniciativa.

    Mas a internet não deixou de registrar descrença de usuários. O fotógrafo Edi Lopes, por exemplo, na postagem da notícia da Janela no Instagram, ironizou: “Chantagear o homem mais rico do mundo com dinheiro ….. Vai dar super certo”.

    A assessoria da SGB cita que, em levantamento no portal de transparência do Governo Federal, foi identificado, nos últimos 12 meses, um gasto de R$ 3 milhões em anúncios no Twitter, equivalente a aproximadamente R$ 250 mil reais por mês.

    ATUALIZAÇÃO EM 15/04/2024

    No dia seguinte à divulgação da informação, começaram a circular notas na mídia sobre a Secom também ter incluído BB, Petrobras e Caixa no bolo.

    A Janela enviou comunicado à assessoria do órgão, pedindo uma confirmação oficial, já que tudo o que se tem lido não remete a qualquer portaria ou instrução normativa publicada.

    Não recebemos qualquer resposta.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Sleeping Giants lança campanha “Desmonetiza Twitter”. No Twitter. (em 09/04/2024)

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. ANTONIO ACCIOLY

      HA HA HA ! Vão levar o Elon Musk à falencia !
      Por que não impedem a venda do Tesla tambem ?
      Ou o uso do PayPal ?

    seta
    ×