• Congresso aprova renovação de Bolsonaro a concessões da Globo por 15 anos

    Foi em dezembro de 2022 que o então presidente Jair Bolsonaro editou decreto renovando a concessão da TV Globo por mais 15 anos no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em Pernambuco.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    E só esta semana, em 12/04, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, publicou no Diário Oficial que o Congresso Nacional teria aprovado, no dia anterior, através dos Decretos Legislativos de números 32 a 34, a outorga à Globo Comunicação e Participações S.A. “para explorar, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão de sons e imagens” em Pernambuco, São Paulo e Minas.

    À parte da curiosidade de se perceber que demorou 16 meses para a Câmara e o Senado cumprirem com a determinação do artigo 223 da Constituição, de revisar as concessões presidenciais, vale lembrar que a tal renovação dos processos foi motivo de muita especulação durante o Governo Bolsonaro, por conta da rixa entre o presidente e a Globo.

    A imagem que ilustra esta matéria, aliás, foi uma montagem do Blog Sala de TV, retirada de uma publicação da época do jornalista Jeff Benício, que chegou, em maio de 2022, a entrar em contato com Ministério das Comunicações para solicitar informações, recebendo, da assessoria de imprensa do órgão, por e-mail, a resposta de que “até o momento, o Ministério das Comunicações não recebeu os pedidos de renovação referentes a essas concessões”.

    Não localizamos, ainda, publicação sobre as aprovações para o Rio e Brasília.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×