• Jotacom, AdAg e Mene e Portella dominam a fase técnica da briga pelo Metrô de São Paulo

    A conta mais disputada da publicidade brasileira em 2023 — com nada menos que 26 agências concorrendo — já tem três possíveis vencedoras.

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    São a Jotacom, a AdAg e a Mene e Portella, que ficaram com os primeiros lugares na fase técnica da disputa, considerando a proposta criativa — o chamado “Invólucro 1” — e a capacidade de atendimento, identificada como “Invólucro 3”.

    A Jotacom, desde agosto de 2022, é parte do grupo de comunicação FSB, o mais forte do país na área de comunicação corporativa, principalmente em contas públicas. A AdAg é a mais antiga das três, fundada há mais de 50 anos por Luis Celso de Piratininga Figueiredo, em São Paulo. Hoje é comandada por seu filho Celso de Piratininga Jr.

    E a Mene e Portella nasceu em Manaus, fundada por Tulio Mene Neto e Nilio Portella. Com o publicitário Anselmo Pinheiro à frente da operação da agência em Brasília desde 2022, a Mene e Portella passou a ampliar muito a sua presença em contas governamentais.

    Vale registrar que a AdAg conhece bem a conta. Ela vem atendendo o Metrô desde a última licitação,  há cinco anos, quando venceu junto com a CC&P e a Fields.

    Duas agências foram desclassificadas

    Nesta “concorrência nº 10017928”, os jurados da subcomissão técnica, que analisaram os trabalhos, só pontuaram 24 das 26 concorrentes. A agência Arpejo foi considerada desclassificada por ter deixado uma logomarca aparecer na planilha de mídia. Como ambos os invólucros deveriam ter sido apócrifos, ela perdeu a chance de seguir na disputa.

    E a Berg Toledo também foi colocada de fora porque não cumpriu o briefing, entregando apenas a estratégia de comunicação de curto prazo, quando o edital pedia propostas para curto, médio e longo prazo. Portanto, nota zero.

    Vejam aqui as pontuações das 24 licitantes que sobreviveram.

    # LICITANTE INVÓLUCRO
    1
    INVÓLUCRO
    3
    TOTAL
    Jotacom 66,66 23,09 89,75
    Adag 62,66 25,17 87,83
    Mene e Portella 65,33 22,43 87,76
    Babel 62,00 25,17 87,17
    Área 62,66 23,16 85,82
    Greenz 63,66 20,65 84,31
    G.Pac 61,33 22,67 84,00
    CC&P 58,33 25,50 83,83
    Vivas 61,66 21,15 82,81
    10º Lua 56,66 25,50 82,16
    11º Fields 58,33 23,55 81,88
    12º Nacional 58,66 23,07 81,73
    13º Mr Works 56,66 24,17 80,83
    14º Octopus 59,33 21,45 80,78
    15º Artplan 55,80 24,96 79,96
    16º Propeg 55,33 24,41 79,74
    17º Calia Y2 55,66 22,57 78,23
    18º Debrito 54,00 22,74 76,74
    19º Brick 53,33 22,37 75,70
    20º Calix 51,33 23,50 74,83
    21º Baila 48,00 23,67 71,67
    22º Nova SB 47,00 24,33 71,33
    23º Moustache 49,66 21,33 70,99
    24º Moma 49,33 19,16 68,49

    Agora, passa-se a fase de recursos das agências insatisfeitas, como foram a Babel e a GPac, que deram entrada em solicitações para que haja alteração nas notas concedidas a elas e a outras concorrentes.

    Aliás, a Janela até ia elogiar o Metrô por sua transparência até o momento, já que toda a documentação está disponível para quem quiser ver em uma página do site do Metrô. Coisa rara em órgãos públicos. Mas uma das concorrentes registrou conosco um protesto por ter o órgão adiado o prazo para que as tais agências insatisfeitas preparassem seus protestos, o que nosso informante considerou irregular e injusto com as demais participantes.

    Após a apresentação de contrarrazões, haverá a disputa de preços — que pouco costuma alterar o resultado técnico — e a habilitação dos documentos. Se tudo estiver em ordem com a Jotacom, a AdAg e a Mene e Portella, não errando na papelada, elas poderão contar que farão a administração da verba de R$ 40 milhões que o Metrô pretende aplicar anualmente em sua publicidade a partir de 2024.

    (Foto do Metro SP – Estação Paulista por Alexandre Giesbrecht)

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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