A conta mais disputada da publicidade brasileira em 2023 — com nada menos que 26 agências concorrendo — já tem três possíveis vencedoras.
São a Jotacom, a AdAg e a Mene e Portella, que ficaram com os primeiros lugares na fase técnica da disputa, considerando a proposta criativa — o chamado “Invólucro 1” — e a capacidade de atendimento, identificada como “Invólucro 3”.
A Jotacom, desde agosto de 2022, é parte do grupo de comunicação FSB, o mais forte do país na área de comunicação corporativa, principalmente em contas públicas. A AdAg é a mais antiga das três, fundada há mais de 50 anos por Luis Celso de Piratininga Figueiredo, em São Paulo. Hoje é comandada por seu filho Celso de Piratininga Jr.
E a Mene e Portella nasceu em Manaus, fundada por Tulio Mene Neto e Nilio Portella. Com o publicitário Anselmo Pinheiro à frente da operação da agência em Brasília desde 2022, a Mene e Portella passou a ampliar muito a sua presença em contas governamentais.
Vale registrar que a AdAg conhece bem a conta. Ela vem atendendo o Metrô desde a última licitação, há cinco anos, quando venceu junto com a CC&P e a Fields.
Duas agências foram desclassificadas
Nesta “concorrência nº 10017928”, os jurados da subcomissão técnica, que analisaram os trabalhos, só pontuaram 24 das 26 concorrentes. A agência Arpejo foi considerada desclassificada por ter deixado uma logomarca aparecer na planilha de mídia. Como ambos os invólucros deveriam ter sido apócrifos, ela perdeu a chance de seguir na disputa.
E a Berg Toledo também foi colocada de fora porque não cumpriu o briefing, entregando apenas a estratégia de comunicação de curto prazo, quando o edital pedia propostas para curto, médio e longo prazo. Portanto, nota zero.
Vejam aqui as pontuações das 24 licitantes que sobreviveram.
# | LICITANTE | INVÓLUCRO 1 |
INVÓLUCRO 3 |
TOTAL |
1º | Jotacom | 66,66 | 23,09 | 89,75 |
2º | Adag | 62,66 | 25,17 | 87,83 |
3º | Mene e Portella | 65,33 | 22,43 | 87,76 |
4º | Babel | 62,00 | 25,17 | 87,17 |
5º | Área | 62,66 | 23,16 | 85,82 |
6º | Greenz | 63,66 | 20,65 | 84,31 |
7º | G.Pac | 61,33 | 22,67 | 84,00 |
8º | CC&P | 58,33 | 25,50 | 83,83 |
9º | Vivas | 61,66 | 21,15 | 82,81 |
10º | Lua | 56,66 | 25,50 | 82,16 |
11º | Fields | 58,33 | 23,55 | 81,88 |
12º | Nacional | 58,66 | 23,07 | 81,73 |
13º | Mr Works | 56,66 | 24,17 | 80,83 |
14º | Octopus | 59,33 | 21,45 | 80,78 |
15º | Artplan | 55,80 | 24,96 | 79,96 |
16º | Propeg | 55,33 | 24,41 | 79,74 |
17º | Calia Y2 | 55,66 | 22,57 | 78,23 |
18º | Debrito | 54,00 | 22,74 | 76,74 |
19º | Brick | 53,33 | 22,37 | 75,70 |
20º | Calix | 51,33 | 23,50 | 74,83 |
21º | Baila | 48,00 | 23,67 | 71,67 |
22º | Nova SB | 47,00 | 24,33 | 71,33 |
23º | Moustache | 49,66 | 21,33 | 70,99 |
24º | Moma | 49,33 | 19,16 | 68,49 |
Agora, passa-se a fase de recursos das agências insatisfeitas, como foram a Babel e a GPac, que deram entrada em solicitações para que haja alteração nas notas concedidas a elas e a outras concorrentes.
Aliás, a Janela até ia elogiar o Metrô por sua transparência até o momento, já que toda a documentação está disponível para quem quiser ver em uma página do site do Metrô. Coisa rara em órgãos públicos. Mas uma das concorrentes registrou conosco um protesto por ter o órgão adiado o prazo para que as tais agências insatisfeitas preparassem seus protestos, o que nosso informante considerou irregular e injusto com as demais participantes.
Após a apresentação de contrarrazões, haverá a disputa de preços — que pouco costuma alterar o resultado técnico — e a habilitação dos documentos. Se tudo estiver em ordem com a Jotacom, a AdAg e a Mene e Portella, não errando na papelada, elas poderão contar que farão a administração da verba de R$ 40 milhões que o Metrô pretende aplicar anualmente em sua publicidade a partir de 2024.
(Foto do Metro SP – Estação Paulista por Alexandre Giesbrecht)
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• 26 agências tentam embarcar na verba de R$ 40 milhões do Metrô de São Paulo (em 15/09/2023)
• Mene & Portella leva Anselmo Pinheiro para a sua operação em Brasília (em 06/09/2022)
• JotaCom passa a fazer parte da FSB Holding (em 10/08/2022)