As agências que quiserem disputar a conta de publicidade da Cedae, avaliada em R$ 30 milhões anuais, agora já têm como saber sobre que tema terão que desenvolver suas campanhas especulativas.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos refez o briefing da sua concorrência nº 0019/2023, para acrescentar um parágrafo explicando o que esperam ver nas propostas que forem entregues.
A falta do “desafio da comunicação” já havia sido apontada pela Janela na matéria que noticiou a abertura do processo. Afinal, sem uniformidade nas propostas, como a subcomissão técnica poderia comparar uma campanha de “economia de água” com outra institucional do órgão?
Enfim, o leitor da Janela que entrar agora na página de licitações da Cedae vai encontrar um “Anexo I – Briefing do Edital (Revisado)“, que substitui o arquivo anteriormente publicado.
E lá, vai ficar sabendo que a campanha hipotética, com uma verba de R$ 4 milhões para serem investidos em 30 dias, deverá falar sobre “CEDAE – Reposicionamento e nova percepção da marca no mercado”.
Ou seja, deverá reposicionar a Cedae “perante o atual ecossistema de negócios, informando sua nova missão institucional, criando uma nova percepção sobre a atuação da empresa, esclarecendo à população fluminense suas atribuições e objetivos pós-concessão”.
Faz sentido. Se quem agora fornece água aos cariocas é a Águas do Rio, o que passou a fazer a Cedae?
A data de entrega das propostas, porém, não mudou. Continua sendo dia 22/01/2024.
ATUALIZAÇÃO EM 29/12/2023
Sem maiores justificativas, a Cedae publicou no Diário Oficial que a concorrência ficou adiada “sine die”.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Cedae publica sua concorrência de publicidade, com verba de R$ 30 milhões (em 06/12/2023)
Caro Marcoo.
Como está sendo impossível lhe responder diretamente, colocarei em separado a resposta à sua observação sobre meu comentario.
A situação pós-concessão dos serviços em 46 municípios é aquela que descrevi. As informações podem ser obtidas em uma pesquisa de menos de um minuto no site da companhia, inclusive através de mapas (literalmente, está desenhado para ninguém dizer que não entendeu).
Quem quiser ir mais além, basta acessar os sites da agência reguladora, do Instituto Rio Metrópole ou mesmo dos processos de concessão. Se quiserem informações privadas, basta acessar os sites das concessionárias dos 4 blocos, mais a Águas de Niterói.
Informações não faltam para quem se dispuser a usar parcos minutos para pesquisar e não alegar desconhecimento de fatos amplamente públicos.
Quem não fizer isso, demonstra incapacidade para assumir a conta logo na largada.
Pequenos ajustes.
Em 13 municípios metropolitanos, atendidos pelos grandes sistemas Guandu, Imunana-Laranjal, Ribeirão das Lajes e Acari, a Cedae passou a ser uma empresa gestora de recursos hídricos, captando, tratando e entregando água não só para a Águas do Rio, mas também para Igua, Rio + e Águas de Niterói. Nos demais, assim como em outros 23 no interior, as concessionárias assumiram todo o ciclo. Mas a Cedae ainda é responsável pelo ciclo completo em 13 municípios do interior.
O desafio de reposicionamento é bem maior que o citado na reportagem e é preciso conhecer, de fato, as atuais responsabilidades da companhia, ou as propostas podem ser todas recusadas.
Excelente. Então, se nota que, mesmo com o briefing refeito, o escopo ficou amplo demais, não?
Afinal, quando a própria Cedae cita reposicioná-la “pós-concessão”, parece que não fornece diretamente mais para ninguém!!
Vc tem o nome dos julgadores?
Sim, publicamos como atualização nesta matéria:
https://janela.com.br/2023/10/31/cedae-fara-licitacao-no-rio-para-ter-sua-propria-agencia-de-publicidade/