O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio (Sinapro-RJ) iniciou estudos para a publicação de uma nova Lista Referencial de Custos para os serviços internos realizados pelas empresas no mercado carioca.
A novidade é que, agora, serão incluídos valores para a produção de materiais direcionados à mídia digital, como banners, sites, DOOH e postagens em redes sociais.
Estas listas não só servem para as agências se balizarem em relação ao que cobram de seus clientes, como são utilizadas em concorrências de órgãos públicos de todo o país, que estabelecem os valores pagos às suas contratadas a partir de descontos sobre os números que os diversos Sinapros tiverem definido.
A última edição da Lista Referencial de Custos publicada pelo Sinapro-RJ, em 2021, já havia saído sem as informações relativas às peças digitais. É que as informações, anteriormente, eram fornecidas pela Associação dos Agentes Digitais (Abradi). Encerrado o acordo com a Abradi-RJ, o próprio Sinapro-RJ chegou a sugerir uma correção de custos de 15% sobre os valores citados na publicação de 2019.
A comissão formada para estudar os novos valores terá, além do próprio presidente do Sinapro-RJ, Phelipe Pogere, da Brick (foto), a participação dos publicitários Bruno Richter (Camisa 10), Geraldo Costa (Duelo), Gustavo Bastos (11:21), Leo Brossa (Quintal), Lucas Daibert (Binder), Marcio Galvão (Binder) e Roberto de Amarante (3A).
Mas a entidade espera que outros empresários do Rio mandem suas demandas e sugestões, através do e-mail sinapro-rj@sinapro-rj.com.br.