• FSB dispara na briga pela conta corporativa da Embratur

    Carlos Brito - Presidente da Embratur

    Com mais de 10 pontos acima da segunda colocada, a FSB disparou na concorrência pela comunicação corporativa da Embratur, o órgão de turismo brasileiro comandado atualmente por Carlos Brito (foto).

    A agência fundada por Chiquinho Brandão e, hoje, a principal fornecedora da área de RP no setor público brasileiro, ficou com 74,83 pontos em seu plano de comunicação, deixando em segundo lugar a in.Pacto com 64,5 pontos e a Approach com 62,58. Como as três tiveram 10 pontos em capacidade de atendimento e mais 10 em relatos de soluções corporativas, a FSB acabou somando 94,83 pontos de um máximo de 100.

    A concorrência 01/2021 da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo definia como objetivo a escolha de “empresa prestadora de serviços de comunicação corporativa e relações públicas em território nacional”. Sua verba, segundo o edital, é de R$ 8.680.666,19 para o primeiro ano.

    O processo tem em sua história a situação curiosa da inscrição também, na primeira fase, de uma agência desconhecida, a Saminina, que descobrimos ser de Serra Talhada, no interior de Pernambuco. Mas a iniciativa corajosa de enfrentar as maiores do setor não foi incentivada. Sem conseguir comprovar que já atendeu contas nacionais nos últimos cinco anos, ela acabou inabilitada.

    A FSB não é estranha à Embratur. Em julho deste ano ela e a Ogilvy renovaram seu contrato com o órgão, até 01/08/2022, para promover o Brasil como destino turístico. As duas haviam sido selecionadas em 2017 e esta seria a última renovação possível dentro do limite legal.

    Agora, como de praxe nas concorrências públicas, abre-se o prazo de cinco dias úteis para a Approach e a in.Pacto entrarem com recurso contra a pontuação que receberam e a que foi conferida à vencedora.

    ATUALIZAÇÃO EM 03/02/2022

    A Embratur comunicou a todas as agências que os recursos da In.Pacto e da Approach não foram aceitos, mantendo-se, assim, as pontuações originais, com a FSB em primeiro lugar.

    ATUALIZAÇÃO EM 10/02/2022

    A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) publicou nesta data no Diário Oficial da União que a a FSB Comunicação e Planejamento Estratégico, CNPJ: 03.585.183/0001-42, foi a vencedora da concorrência, com o percentual de desconto de 5% e percentual de honorários de 3%. Os autos do processo 72100.001929/2020-91 encontram-se no site da Embratur.

    ATUALIZAÇÃO EM 22/02/2022

    O Diário Oficial da União registrou o contrato nº 7/2022 da Embratur com a FSB, assinado em 18/03/2022 e com vigência até 18/03/2023. O valor ficou estabelecido em R$ 8.246.632,88.

    ATUALIZAÇÃO EM 28/03/2023

    Segundo publicação no Diário Oficial da União em 28/03/2023, o contrato nº 7/2022 com a FSB Comunicação e Planejamento Estratégico Ltda. foi prorrogado por mais 12 meses em 14/03/2023 , valendo de 18/03/2023 a 18/03/2024.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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