• Agências movimentaram R$ 12,2 bi em mídia até setembro de 2021

    O investimento em mídia que passou pelas agências brasileiras nos primeiros nove meses do ano foi de R$ 12,2 bilhões, segundo o estudo Cenp-Meios, promovido pelo antigo Comitê Executivo das Normas Padrão (Cenp), que agora se apresenta como Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

    O levantamento foi realizado a partir de dados coletados em 291 agências, sendo 239 matrizes e 52 filiais, um número que supera o painel de 217 da mesma época de 2020.

    O share de investimento por meio assusta ao perceber ainda a gigantesca importância da TV aberta no país, respondendo por 50,5% da mídia. E a perda de importância da mídia impressa, que, somando jornal e revista, sequer chegou a 3%.

    MEIO Valor Faturado
    (000)
    USD(000) Share (%)
    CINEMA R$ 1.858 $ 355 0,0%
    INTERNET R$ 3.612.744 $ 680.931 29,6%
    ÁUDIO R$ 9.267 $ 1.744 0,3%
    BUSCA R$ 283.699 $ 53.254 7,9%
    DISPLAY E OUTROS R$ 2.024.803 $ 381.478 56,0%
    SOCIAL R$ 974.181 $ 183.836 27,0%
    VÍDEO R$ 320.797 $ 60.622 8,9%
    JORNAL R$ 228.231 $ 42.926 1,9%
    OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 992.250 $ 186.761 8,1%
    RÁDIO R$ 488.309 $ 92.013 4,0%
    REVISTA R$ 53.742 $ 10.115 0,4%
    TELEVISÃO ABERTA R$ 6.164.106 $ 1.160.563 50,5%
    TELEVISÃO POR ASSINATURA5 R$ 661.828 $ 124.805 5,4%
    Total R$ 12.203.063 $ 2.298.466

    Veja também a participação das regiões brasileiras:

    REGIÃO Valor Faturado
    (000)
    USD (000) Share (%)
    CENTRO-OESTE R$ 270.546 $ 50.763 2,2%
    NORDESTE R$ 598.544 $ 112.596 4,9%
    NORTE R$ 133.159 $ 24.948 1,1%
    SUDESTE R$ 2.309.649 $ 435.658 18,9%
    SUL R$ 526.679 $ 99.299 4,3%
    MERC. NACIONAL R$ 8.364.483 $ 1.575.199 68,5%
    Total R$ 12.203.062 $ 2.298.465

    Mercado Nacional refere-se às veiculações em tempo e espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região.

    Para mais detalhes, os resultados estão no site do Cenp.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×