Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

21 DE JUNHO DE 2004, SEGUNDA-FEIRA

Fábio Seidl LE RETOUR DE LA FENÊTRE
Pois é, leitores da Janela. Vocês pediram e o Marcio Ehrlich ouviu. Ouviu, fingiu que não entendeu e me escalou de novo para ser o correspondente da Janela no Festival de Cannes, o Prêmio Colunistas aqui da França.
Não é tão ruim assim, a gente sabe que você também não aguentava mais abrir o Janela e ler notícias sobre a regularização do GAP.
Da minha parte, prometo me utilizar da fama que o Marcio Ehrlich tem por aqui.
Sim, o homem eh conhecido por aqui. Toda vez que o pessoal do Press Centre vê que eu sou da Janela: "Ah, nao, voces de novo nao !"
Entao, voce ja sabe, se está atras dos furos (opa) de reportagem, dos bastidores do Festival, das notícias de última hora, nao tem erro: leia o Propaganda e Marketing. Aqui nao tem nada disso.

COMO FOI O DOMINGÃO EM CANNES
Acho que já escrevi isso numa cobertura de Cannes, mas como ninguém lembra, vamos lá. Se até anúncio e filme o pessoal manda de novo, porque não uma notinha?
Domingo foi um dia morno em Cannes, com os cariocas ainda chegando daquela tradicional esticadinha em Paris, o que deixou a tarde aqui tão animada quanto costuma ser em São Paulo, por exemplo.
Quer dizer, isso foi o que me disseram, que eu também não fui besta de ficar por aqui.
As exibições, que começaram neste Domingão às 9 da madrugada, já cobriram metade das 26 categorias.
"Publicações e Mídia", com quase 4 horas de duração, estava entre as mais concorridas. Outra bem procurada foi "Bebidas Alcóolicas", que este ano voltou a crescer em número de inscrições após restrições à categoria no mundo todo. Teve quase 3h de exibição.

MAIS CARIOCAS ESTE ANO. ALGUNS QUASE NAO CHEGAM.
Comeca a chegar no Palais a delegacao carioca, que conta desta vez com um numero muito mais expressivo do que nas ultimas edicoes.
Entre os que ja foram vistos circulando por aqui estao: Rodolfo Sampaio (Publicis), Alvaro Rodrigues (Agencia 3), Andre Regnier (CG Com), Marcos Pedrosa (CG Com), Marcelo Lobo (Script), Ricardo Real (Script), Bruno Richter (OPM), Bernardo Cople (Carioca, young creative), Luis Nogueira (McCann), Sergio Horovitz (Proview), Osvaldo Sargentelli Jr (Diretor), Antonio Carlos Accioly (Academia de Filmes), Jose Luis Vaz (NBS), Cristina Amorim (Giovanni) e muitos outros.
Devido a forte ventania em Nice ontem, varios voos tiveram problemas para aterrissar. O mau tempo e a turbulencia gerou um comentario curioso em um dos avioes: "Mais um pouco e este poderia ser o festival com mais fantasmas da historia."

DONO DE CANNES FOGE DOS CARIOCAS
Todo mundo sabe que Roger Hatchuel, dono do festival, nao vai muito com a cara dos brasileiros. Por varias vezes, nas cerimonias de premiacao, ja passou descomposturas na gente dizendo que o Brasil tumultua o festival, reclamando dos premios e tudo mais. Ontem, porem, foi protagonista de uma cena, no minimo, curiosa. Alguns cariocas, desavisados, entraram no elevador (restrito aos jurados e aos organizadores) e deram de cara com o homem.
O elevador encheu e ele com seus segurancas, comecou a ficar nervoso. Foi ai que um carioca mandou uma piada para ele.
Tenso, Hatchuel nem pensou. Meteu a mao na porta e saiu do elevador.
Provavelmente nunca brincou, quando crianca, de "Elevador Tem Quatro Cantos, So Nao Vale o do Painel".

PORTUGAL TEM YOUNGS DO BRASIL , UM DO RIO.
Dos 5 Youngs portugueses este ano, simplesmente 3 sao Brasileiros. A dupla que representa o pais na competicao eh formada por Claudio Lima e Daniel Prado (os dois da FCB), sao de Sao Paulo.
Alem deles, Diogo Mello, ex-diretor de arte da Script, atualmente na BBDO em Lisboa, tambem esta entre os jovens criativos aqui na Franca.

PRESS & OUTDOOR, MEDIA E DIRECT: SEGUNDA COMEÇA QUENTE.
Gente achando um absurdo que tenham selecionado certas peças. Jornalistas desesperados para saber quantas peças suas cidades e países conseguiram colocar. O clima começa quente nesta segunda-feira aqui no subsolo do Palais.
Para você não ficar na ansiedade aí no Brasil, o site www.canneslions.com promete confirmar tudo direitinho em algumas horas.
Nas categorias Media e Direct, os confirmados ate o momento, nenhuma agencia do Rio esta relacionada entre os finalistas.

SAEM OS SHORTLISTS DE MEDIA E DIRECT
Entra ano sai ano, a organização do Festival de Cannes não facilita as coisas para a imprensa com a velocidade que deveria. É o que conta nosso correspondente, Fábio Seidl:
"Aqui esta um caos, pra variar. Mesmo com o laptop, nao tem ponto de rede pra todo mundo.
Nao estao me deixando fotografar. Coisas do tipo.
O short de press sai hoje as 15h aqui, 10h ai. Mas rapidinho outros veiculos (que estao segurando os computadores desde manha) vao dar. E dizem, o site do festival tambem. Vou tentar te escrever de qq jeito.".
Vocês entenderam, leitores? Os veículos são obrigados a deixar um jornalista sentado no computador da sala de imprensa, tomando conta pra ninguém sentar no lugar, enquanto outros vão atrás da notícia. E alguém já imaginou tentar tirar o Paulo Macedo de onde ele está sentado?
Uma coisa pelo menos Cannes melhorou. Aprenderam a entregar para a imprensa os relatórios em formato digital, para não obrigar os coleguinhas a ficar redigitando tudo o que eles tinham digitado pra preparar as listagens. Portanto, vejam aqui os Shortlists de Media e Direct, que já foram divulgados:
Shortlist do Media Lions, em rtf
Shortlist do Media Lions, em xls
Shortlist do Lions Direct, em rtf
Shortlist do Lions Direct, em xls
Na premiação de Mídia, a Giovanni FCB, de São Paulo, incluiu 2 finalistas. Ficaram com 1 finalista cada, de Curitiba, a Master, e de São Paulo as agências Lew Lara, Ponto Brand Promotion, Publicis Salles Norton, Salles Chemistry e Synapsis.
Em Direct, a Salem (SP) colocou 2 trabalhos e a Tequila (SP), um.

PRESS: RIO TEM PELO MENOS 5 AGÊNCIAS FINALISTAS
O resultado final ainda não foi divulgado mas já é certo que cinco agências cariocas e pelo menos 11 peças estão no short list de Press & Outdoor.
São elas:
Publicis Salles Norton- Quê Comunicação com 4 peças para o Museu de Arte Moderna. Nestas a idéia traz pessoas de verdade no MAM que lembram obras de pintores famosos. Uma mulher com vestido de bolinhas remete a Lichtenstein, um gordinho a Botero, uma mulher magra a Modigliani e um homem apavorado a Munch. O conceito é mostrar que tem um pouco de cada um desses mestres na nossa vida.
- Giovanni, FCB Rio com 3 peças para o repelente OFF! (Ceras Johnson). A idéia das 3 é mostrar como alimentos podem se tornar pouco apetitosos. Uma bisnaga de mostardar é espremida numa melancia, um ketchup sobre um sorvete e um azeite sobre um cereal matinal.
- Publicis Salles Norton, (imagem à esquerda) com 2 peças para o Grupo Pela Vidda de combate a Aids. Os paginas duplas mostram uma troca de casais que se da quando se vira um encarte entre as folhas. Um senhor de idade troca a esposa por um garotao e um rapaz troca a namorada por outro homem. O conceito diz que você pode fazer sexo com quem quiser, desde que esteja protegido.
Ogilvy- Ogilvy, (imagem à direita) com um cartaz para seu cliente Ricardo Alzuguir Professor de Piano. O cartaz é daqueles que se recorta pedacinhos de papel para se levar um número de telefone. Neste caso, os pedaços de papel são as teclas do piano.
- NBS, com o seqüencial para Mundo Oi. Esta peça, bem conhecida dos cariocas, traz uma sequência de 6 páginas (3 duplas) em que as pessoas, paralisadas pela nova tecnologia do celular, se distraem e vão provocando quase que uma catástrofe. (N.R.: A peça acaba de levar Prata no Colunistas-Rio)

BRASIL FICA COM 59 FINALISTAS EM PRESS
Veja a seguir, por ordem de agência, os finalistas brasileiros do Press, pela lista oficial de Cannes:

Agência

Título

Anunciante

Produto

ALMAPBBDO

AIRPLANE

EMBRATEL

RATES PROMOTION

ALMAPBBDO

BIN LADEN

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

BUSH

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

CAR

EMBRATEL

RATES PROMOTION

ALMAPBBDO

CHINESE VASE

AUDI SENNA

AUDI WITH QUATTRO TRACTION

ALMAPBBDO

FIDEL CASTRO

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

SADDAM

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

TRAIN

EMBRATEL

RATES PROMOTION

ALMAPBBDO

WATER

INSTITUTO AYRTON SENNA

JOURNALIST INCENTIVE CAMPAIGN

DDB BRASIL

SKY 180º

TAM AIRLINES

NEW BUSINESS CLASS

DDB BRASIL

SUNSET 180º

TAM AIRLINES

NEW BUSINESS CLASS

DNA PROPAGANDA

WASHING UP

CONCESSIONAIRES FIAT OF MINAS GERAIS

FIAT DOBLÔ ADVENTURE

DPZ

ARROW

LEGO

LEGO TOYS

DPZ

HAND

LEGO

LEGO TOYS

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

CHICKEN ON SLIDE

T-FAL COOKWARE

T-FAL COOKWARE

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

CIGARETTE BUTT

SOS MATA ATLANTICA

CAUTION WHEN DISCARDING CIGARETTES

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

MATCH

SOS MATA ATLANTICA

CAUTION WHEN DISCARDING MATCHES

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

PIG ON SLIDE

T-FAL COOKWARE

T-FAL FRYING PAN

FALLON

FISH

UNITED AIRLINES

UNITED AIRLINES

FALLON

LIZARD

UNITED AIRLINES

UNITED AIRLINES

FALLON

WORM

UNITED AIRLINES

UNITED AIRLINES

FALLON

YOUR FLIGHT MAKES A LOT OF STOPS

UNITED AIRLINES

UNITED AIRLINES

FISCHER AMERICA

GETTING A MEAL

TEN YAD

COMMUNITY CHARITY

FISCHER AMERICA

HE/SHE

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN NON-ALCOHOLIC BEER

FISCHER AMERICA

HERE'S A FATHER

TEN YAD

COMMUNITY CHARITY

FISCHER AMERICA

STREET CHILDREN

TEN YAD

COMMUNITY CHARITY

GIOVANNI FCB

DEFLATED

BRISTOL-MYERS SQUIBB

LUFTAL ANTI-GAS

GIOVANNI FCB

DRINK

BMW DO BRASIL

BMW MOTORCYCLES

GIOVANNI FCB

GOLF

BMW DO BRASIL

BMW MOTORCYCLES

J WALTER THOMPSON

STALL

ALCOHOLICS ANONYMOUS

MEETINGS FOR ALCOHOLICS

LEO BURNETT

FAVELA

THE AKATU INSTITUTE FOR CONSCIOUS CONSUMPTION

PRESERVING NATURAL RESOURCES

LEO BURNETT

FEET

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

MERCEDES-BENZ

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

SILVER VIOLIN

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

THE ECONOMIST

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEW LARA

BLUE

CASA CLAUDIA

CASA MAGAZINE

LEW LARA

GREEN

CASA CLAUDIA

CASA MAGAZINE

LEW LARA

YELLOW

CASA CLAUDIA

CASA MAGAZINE

LODUCCA PUBLICIDADE

I JUST CALLED

96 ROCK

RADIO STATION

LODUCCA PUBLICIDADE

KNOCK KNOCK KNOCKING

96 ROCK

RADIO STATION

LODUCCA PUBLICIDADE

OH LORD WON´T YOU BUY ME

96 ROCK

RADIO STATION

MASTER COMUNICACAO

ALL THE IMPORTANT THINGS

EDITEL

PHONE BOOK

MASTER COMUNICACAO

LION

ABPO (BRAZILIAN CORRUGATED CARDBOARD ASSOCIATION)

CORRUGATED CARDBOARD PACKAGES

NBS

STREET

OI

GSM MOBILE PHONE VIDEO SERVICE

OGILVY BRASIL

FEET

UNILEVER BESTFOODS

ARISCO LITE MAYONNAISE

OGILVY BRASIL

FLIP THE PAGES

FIAT CAR DEALERS

FIAT

OGILVY BRASIL

STREETS

MATTEL

MATCHBOX MINIATURE TOY CARS

OGILVY BRASIL

WORLD MAP

MATTEL

MATCHBOX MINIATURE TOY CARS

PUBLICIS SALLES NORTON

BRASÍLIA

BRASIL TELECOM

CYBER DATA CENTRE

PUBLICIS SALLES NORTON

MAN

BRADESCO BANK

HOMAGE TO THE CITY OF SÃO PAULO

PUBLICIS SALLES NORTON

NEW YORK

BRASIL TELECOM

CYBER DATA CENTRE

PUBLICIS SALLES NORTON

OCEAN

CDNA (NATIONAL COUNCIL OF ENVIRONMENTAL DEFENSE)

ENVIRONMENTAL AWARENESS

PUBLICIS SALLES NORTON

WOMAN

BRADESCO BANK

HOMAGE TO THE CITY OF SAO PAULO

QUE COMUNICACAO

BOTERO

MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO

MODERN ART EXHIBITION

QUE COMUNICACAO

LICHENSTEIN

MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO

MODERN ART EXHIBITION

QUE COMUNICACAO

MODIGLIANI

MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO

MODERN ART EXHIBITION

QUE COMUNICACAO

MUNCH

MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO

MODERN ART EXHIBITION

SALLES CHEMISTRI

MOTOR OIL

GENERAL MOTORS

GENUINE SPARE PARTS

Y&R

FOOTBALL FAN

MERCEDES-BENZ

MERCEDES-BENZ E-CLASS

BRASIL FICA COM 37 FINALISTAS EM OUTDOOR
Veja a seguir, por ordem de agência, os finalistas brasileiros do Outdoor, pela lista oficial de Cannes:

Agência

Titulo

Anunciante

Produto

AGE.

BELLY

GENERAL BRANDS

CAMP LIGHT JUICE

AGE.

DUMPSTERS

MTV

JACKASS ON MTV

AGE.

LOST PUPPY

GENERAL BRANDS

CAMP LIGHT JUICE

ALMAPBBDO

BIN LADEN

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

BUSH

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

CARPET

CASA DA CRIANÇA

CHILDREN'S HOME PROJECT

ALMAPBBDO

FIDEL CASTRO

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

GROWING OLD

RADIO BANDEIRANTES

SOCIAL AWARENESS

ALMAPBBDO

HI LINDA

LET'S TALK

LET'S TALK ENGLISH COURSES

ALMAPBBDO

JOHN BOUGHT A NEW CAR

LET'S TALK

LET'S TALK ENGLISH COURSES

ALMAPBBDO

SADDAM

EDITORA ABRIL

VEJA MAGAZINE

ALMAPBBDO

TABLE

CASA DA CRIANÇA

CHILDREN'S HOME PROJECT

DDB BRASIL

POLAROID

TAM AIRLINES

TAM EXPRESS COURIER SERVICE

DDB BRASIL

TELEPHONE

TELEFONICA

WEATHER FORECAST SERVICE

F/NAZCA S&S

CRUCIFIX

MOVIMENTO NATURAL

PUSH-UP BRA

GIOVANNI FCB

BABY

FENDA SEGUROS

LIFE INSURANCE AND RETIREMENT PLANS

GIOVANNI FCB

CEREAL WITH OLIVE OIL

SC JOHNSON

OFF INSECT REPELLENT

GIOVANNI FCB

ICE CREAM WITH KETCHUP

SC JOHNSON

OFF INSECT REPELLENT

GIOVANNI FCB

WATERMELON WITH MUSTARD

SC JOHNSON

OFF INSECT REPELLENT

LEO BURNETT

ECONOMIST

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

MERCEDES-BENZ

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

SILVER VIOLIN

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEO BURNETT

WONDERBRA

MIAMI AD SCHOOL/ESPM

MIAMI AD SCHOOL

LEW LARA

BLACK

SETE LEGUAS

WORK BOOTS

LEW LARA

ELECTIONS

FOLHA DE S. PAULO

NEWSPAPER SUBSCRIPTION

LEW LARA

POWER

FOLHA DE S. PAULO

NEWSPAPER SUBSCRIPTION

LODUCCA

TEST-DRIVE

IZZO MOTORCYCLES

HARLEY-DAVIDSON MOTORCYCLES

NEOGAMABBH

DISAPPEARING

MITSUBISHI

LANCER EVOLUTION

NEOGAMABBH

MAN

MITSUBISHI

MONTERO SPORT

OGILVY BRASIL

FIVE SETS OF TEN

UNISYS ARENA

GYM CLUB

OGILVY BRASIL

FOUR SETS OF TEN

UNISYS ARENA

GYM CLUB

OGILVY BRASIL

MECHANIC ADHESIVE

FIAT CAR DEALERS

FIAT

OGILVY BRASIL

MECHANIC ADHESIVE

FIAT CAR DEALERS

FIAT

OGILVY BRASIL

PIANO LESSONS

RODRIGO ALZUGUIR

PIANO LESSONS

PUBLICIS SALLES NORTON

MOON

PROCTER & GAMBLE

VICKS VAPORUB

PUBLICIS SALLES NORTON

OLD COUPLE

GRUPO PELA VIDDA

AIDS PREVENTION CAMPAIGN

PUBLICIS SALLES NORTON

YOUNG COUPLE

GRUPO PELA VIDDA

AIDS PREVENTION CAMPAIGN

(EX)PRESS & POSTER - RÁPIDA ANÁLISE
Entre as peças que mais chamaram atenção aqui no Palais estão as novas criações francesas para o Playstation 2. Não resta dúvida, as idéias e a realização estão melhores do que as que ganharam o polêmico Grand Prix no ano passado (recebido após a impugnação de uma campanha portuguesa).
Os anúncios e cartazes que mostram uma mulher trocando de pele e vestindo um corpo masculino peludo e tatuado e um homem que atarracha diferentes olhos, bocas e orelhas estão acima da média (alias, ótima).
Mas algumas coisas podem tirar o GP destas peças. Primeiro, seria a terceira vez em 5 anos que se daria o prêmio para a marca e a segunda consecutiva para a agência. Depois, eu nunca ganhei nem rifa comprando todos os talões, o que significa que se eu apostasse nesta peça, ela teria 100% de chance de não ganhar.
Na parte de Outdoor, uma peça em especial aproveitou muito bem o mobiliário urbano. A agência Jung von Matt, da Alemanha, que reafirma este ano que continua entre as melhores do mundo, trouxe uma peça que mostra o rosto de um homem humilde. Diz que precisamos fazer alguma coisa rápida para deter as injustiças sociais e raciais.
Quando o mobiliário troca a peça (funciona como os triedros e totens que temos no Brasil), o homem é enforcado. Seria não só a primeira vez que eu acertaria um prognóstico, como também a primeira vez que uma peça isolada, e não uma campanha, ganharia nesta categoria.
Um cartaz da Neogama para a Mitsubishi também gerou comentários. Traz um carro e quando se olha de lado, o carro some. Dá lugar a um texto que fala da sua velocidade.
De resto muitos, mas muitos fantasmas.mal feitos. Talvez dê para entender que uma pessoa que teve uma idéia que não conseguiu aprovar tenha vontade de que ela seja reconhecida. Mas não que ela produza ela de maneira tosca (tem layout exposto aqui). E que engane os melhores publicitários do mundo. Isso sim assusta.
Nota do Marcio: Ô Fábio, se está exposto aí é porque o júri deixou passar, não é? Isso é que assusta...

22 DE JUNHO DE 2004, TERÇA-FEIRA

NOITE DE SEGUNDA, DIGO, DE PRIMEIRA EM CANNES
Fabio Seidl, Marcelo Lobo e Diogo Mello. O Rio na festa da delegação holandesa.

E aí, zuzo bem com vocêssshhh? Gue maneiro (hic!).
É, a noite de ontem foi com certeza melhor do que o dia. Depois de horas de um long list modorrento até mesmo em categorias fortes como roupas, tênis e acessórios (leia mais abaixo) os cariocas se dividiram em dois eventos.
Na (falta de) qualidade de correspondente, fiz o enorme sacrifício de ir aos dois e vocês não imaginam o quanto estou chateado por isso.
A primeira boa da noite foi a festa dos Royal Dutch Dogs, malucos holandeses que descem de Amsterdam até Cannes de ônibus e pagam a viagem com parte da renda da cerveja desta festa.
A festa tinha a fama de ter a cerveja mais barata da cidade (4 Euros), até um francês malandro fazer um estágio no Rio e colocar uma barraquinha na porta vendendo mais barato (3 mangos).
Já no evento chegou a informação de que o Brasil teria 10 leões em Impressa e Outdoor. Pelo que se comentou, o Rio não teria levado nada.
Mas apesar disso e do friozinho que chegou a Cannes - hoje já faz calor de novo - a farra foi grande com gente de toda parte do mundo se confraternizando na praia D'Okey.

Comissão de frente do Rio em Cannes: Rosana Braem e Marcos Pedrosa, (CG Com), Alvaro Rodrigues (Agencia 3), Andre Regnier (CG Com), Fabio Seidl (4x4), Ricardo Real (Script), Diogo Mello (BBDO Portugal), Bruno Richter (OPM) e Marcelo Lobo (Script).

A festa também serviu para os cariocas que estão em outras cidades reencontrarem a turma que trabalha no Rio.
Depois, a boa era seguir para onde estivessem rolando manifestações da Fête de La Musique, a série de festas que marca a chegada do verão em toda a França.
O ponto alto estava no quarteirão dos fundos do Hotel Carlton, onde grupos de Djs e dançarinas armaram uma mega festa, que ainda teve como incentivo extra a classificação francesa na EuroCopa.
Nas janelas das casas que ficavam nestas ruas, os moradores dançaram até o início da madrugada. Já as farmácias daqui, que poderiam oferecer aquele Engovizinho camarada, já estavam todas fechadas. Duro é acordar e encarar como primeira sessão de comerciais, a categoria Bebidas Alcóolicas.

FUTEBOL EUROPEU MOVIMENTA CANNES.
Em 2002, o festival de Cannes ganhou um atrativo extra. A Copa trouxe para o festival um clima diferente, com pessoas de diversas partes do mundo assistindo os jogos no Palais e participando da festa brasileira.
Este ano, com o Campeonato Europeu de Seleções, também. Com algumas diferenças.

Um correspondente tem que ir onde o povo está. Fabio Seidl mostra a algazarra nas ruas de Cannes.

Os jogos não são no horário do festival, mas a Euro 2004 já está mexendo com a galera.
Na Copa, a Heineken liberava cervejinhas quase geladas pra galera no Palais. Este ano, quem faz as honras é o McDonald´s, patrocinador da Euro 2004.
E aí nada de Big Mac de graça. Nem um nuggetzinho. Oferecem café e um telão com informações, notícias e repetecos dos jogos. Quem quiser hambúrguer que atravesse a rua e compre (e a loja está sempre cheia).
Como a Lions Village fecha às 18h e as partidas são um pouco mais tarde, muita gente tem recorrido aos bares da região para curtir os jogos de Portugal (time adotado pelos brasileiros), Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Holanda.
Nos próximos dias, o torneio chega às quartas-de-final. E o clima deve esquentar.

FESTIVAL SEM SURPRESAS ATÉ AQUI, DIZEM OS CARIOCAS.
A delegação carioca parece ser unânime quando analisa o nível das peças apresentadas até aqui. Mesmo na mídia impressa, é difícil apontar algo fora de série, ou realmente inovador.
A exceção, talvez, esteja na categoria Outdoor, com uma peça japonesa (será que é japonesa ou estou cometendo a gafe de dizer que é tudo igual? Provavelmente) para a Adidas se destaca de todas.

Ricardo Real (Script) comemora a gravidez da esposa Patricia Derenne. Alvaro Rodrigues (Agencia 3) comemora o premio de Profissional de Propaganda do Ano no Colunistas. Diogo Mello (BBDO Portugal, ex-Script) comemora seu short list em Cannes.

Você já deve ter recebido por email: Dois homens jogam bola de verdade num outdoor colocado no alto de um prédio, amarrados por cabo de aço. Em filmes, até agora, nada impactou de verdade a turma do Rio. Mesmo na chamada "categoria Nike", os dois melhores filmes usam fórmulas conhecidas. O Olé, com Brasil e Portugal e a continuação do filme Tag, desta vez numa quadra de basquete. Correndo por fora, a divertidíssima campanha dos relógios Timex, com cenas absurdas como um astronauta chegando atrasado, de carro, ao lançamento do seu foguete. Fora isso, indianos e alemães vão se destacando cada vez mais em press. Dizem, ajudados por jurados influentes. Mas este amigo aqui discorda, conforme a nota aí a seguir.

PRESIDENTE DO FESTIVAL É QUASE UM CARIOCA.
Eu não sei o quanto um presidente tem influência sobre um júri em Cannes. Sei que o cara não pode julgar, administra um monte de problemas e um grupo que não é fácil. Aí se der merda, a culpa é dele. Mas torço para que o indiano (é seu primo, Abu?) Pyush Pandei, o nome deste ano, tenha sorte.
Encontrei com Pandei em uma fila de um salão aqui em Cannes (para efeito de piada, sim, era uma fila indiana) e troquei algumas idéias com ele e alguns de seus amigos esquisitos (é seu primo, Abu!), todos de turbante. Pareceu ser um grande cara.
Pandei, ex-jogador de cricket (!) e ex-provador de chás (!!), colocou a Índia no mapa criativo do mundo, tendo como clientes cremes para hemorróidas, laxantes e supercolas. E isso lá em Mumbai. Fala a verdade, nem a Tia Regina, professora de Geografia, te falou dessa cidade (e fala a verdade, todo mundo teve uma professora chamada Regina).
No momento em que a publicidade anda muito bundona, acho que é o homem certo para representar a classe. É bem humorado, simples, trabalha sem grandes produções e com grandes idéias. Ou seja, quase um carioca.
Tomara que contagie todo mundo por aqui.

BRASIL LEVA APENAS 10 LEÕES NO P&O
Mais uma vez as agências do Rio não tiveram quem as defendesse no júri de Cannes, ficando de fora da distribuição de Leões, apesar de um anunciante sediado no Rio -- a Embratel -- ter campanha premiada para a AlmapBBDO.
Aliás, mesmo para o Brasil a situação não foi das melhores. Líder absoluto de inscrições no concurso de Press & Outdoor, com 1.472 peças (um investimento de R$ 1,62 milhão), o país conquistou apenas 10 Leões, um volume ainda menor que os 16 de 2003.
E novamente o júri de Cannes fez aquela coisa estranha de duplicar o prêmio para a mesma peça inscrita como Press e como Outdoor, o que, na opinião deste colunista, é apenas um incentivo para inscrições em dobro.
Vejam os trabalhos brasileiros premiados (clique nas imagens para vê-las ampliadas):

OURO

"Bin Laden / Bush / Fidel / Saddam" (Press)

AlmapBBDO para revista Veja
"Bin Laden / Bush / Fidel / Saddam" (Outdoor),

AlmapBBDO para revista Veja
"Favela" Leo Burnett para Akatu

PRATA

"Carro / Trem / Avião


AlmapBBDO para Embratel

BRONZE

"Cãozinho perdido" Age para Camp Light
"John / Linda"

AlmapBBDO para Let's Talk
"Polaroid" DM9DDB para TAM
"Tatuagem" Loducca para Harley Davidson
"Amarelo / Azul / Verde"

Lew,Lara para Casa Claudia
"Mecânico adesivado" Ogilvy para Fiat

BRASIL TEM 51 FINALISTAS NO CYBER LIONS
Veja a seguir a relação dos trabalhos brasileiros finalistas na mídia digital:

Agência

Título

Anunciante

Produto

A1 INTERATIVA

HEAVY LOAD

BRIDGESTONE FIRESTONE

BRIDESTONE TYRES

AGENCIACLICK

AFRICA

AFRICA ADVERTISING

ADVERTISING AGENCY

AGENCIACLICK

BALLOON

WWF BRASIL

WWF BRASIL

AGENCIACLICK

DISGUISE

AGENCIACLICK

WEB DESIGN AGENCY

AGENCIACLICK

MONKEY

WWF BRASIL

WWF BRASIL

AGENCIACLICK

PUPPY WORLD

WWF BRASIL

WWF BRASIL

AGENCIACLICK

TATTOO

INDT

CODE BLOOD DEVELOPMENT COMMUNITY

ALMAPBBDO

OFF ROAD

AUDI

ALLROAD QUATTRO

ALMAPBBDO

SENTENCE

BAYER

ASPIRIN

AOL BRAZIL

MATRIX

AOL BRAZIL

AOL MOVIE CHANNEL

DDB BRASIL

BASQUE PELOTA

TELEFONICA

SPEEDY INTERNET CONNECTION

DDB BRASIL

BUSINESS CLASS

TAM AIRLINES

TAM AIRLINES

DDB BRASIL

KARATE

TELEFONICA

SPEEDY INTERNET CONNECTION

DDB BRASIL

LOST

ITAU INSURANCE

INSURANCE

DDB BRASIL

PLUG

ITAU INSURANCE

INSURANCE

DDB BRASIL

ROCKET

TELEFONICA

SPEEDY INTERNET CONNECTION

DDB BRASIL

TESTIMONIAL

TAM AIRLINES

TAM EXPRESS

EURO RSCG 4D

DRAG

INTEL

CENTRINO

EURO RSCG 4D

MONSTERS

INTEL

CENTRINO

EURO RSCG 4D

SUICIDE

TIM

SUPER TROCA GSM

EURO RSCG 4D

TONY HAWK

NOKIA

NGAGE MOBILE & GAME DECK

F/NAZCA S&S

FLOR SUMMER 03

B4-FLOR

BEACHWEAR & SPORTSWEAR

LODUCCA

CHOICE

SPVS

WILD ANIMAL AND VEGETABLE SPECIES CONSERVATION

LODUCCA

ILLUSIONISM

IZZO MOTORCYCLES

HARLEY-DAVIDSON CYCLES

LODUCCA

RONC

NISSIN AJINOMOTO

CUP NOODLES

LODUCCA

SILENT MOVIE

2001 VIDEOLOCADORA

DVD RENTAL AND SALES

LODUCCA

SOAP

UOL - UNIVERSO ONLINE

UOL GAY

LODUCCA

TRICK

2001 VIDEOLOCADORA

DVD RENTAL AND SALES

LOO

DEERS

SAO PAULO ZOO

NIGHT TOURS

LOO

ELEPHANTS

SAO PAULO ZOO

NIGHT TOURS

OGILVYINTERACTIVE

KARAOKE

UNISYS ARENA GYM CLUB

GYM ENROLMENT

OGILVYINTERACTIVE

LADY

ABPA

DONATION APPEAL

OGILVYONE

BEE

RENAULT

RENAULT CLIO

OGILVYONE

BIRD

CNA ENGLISH SCHOOL

ENGLISH COURSE

OGILVYONE

DOG

CNA ENGLISH SCHOOL

ENGLISH COURSE

OGILVYONE

FLOWER

CNA ENGLISH SCHOOL

ENGLISH COURSE

OGILVYONE

LIPS

TERRA NETWORK

TERRA SHOPPING

OGILVYONE

MORPH

GRAACC

GRAACC CHILDREN'S CANCER CHARITY

OGILVYONE

MOTOFLYER

MOTOROLA

E380 MOBILE PHONE

OGILVYONE

ON DEMAND SIMULATOR

IBM

IBM

OGILVYONE

RAZOR

GILLETTE

PRESTOBARBA RAZOR FOR WOMEN

OGILVYONE

REASONS

SÃO PAULO CREATIVE CLUB

CREATIVE CLUB ENROLMENT

OGILVYONE

V600

MOTOROLA

V600 MOTOROLA

OGILVYONE

V810

MOTOROLA

V810 MOBILE PHONE

PUBLICIS SALLES NORTON

HOMELESS

ABRIGO BEZERRA DE MENEZES

FUND FOR THE HOMELESS

PUBLICIS SALLES NORTON

KISS

KISS FM

KISS FM

RAPP DIGITAL BRASIL

MULTI-CAMERA

SKY TV

BRAZILIAN SOCCER CHAMPIONSHIP

RAPP DIGITAL BRASIL

SO BIG

CITROËN

CITROËN C8

TEQUILA

A NEW SOLUTION

TBWA

ADVERTISING AGENCY

TEQUILA

GRIP

ADIDAS DO BRASIL

TRAXION TECHNOLOGY FOR TENNIS SHOES

VIRTUALNET

IDENTIDADE O FILME

COLUMBIA PICTURES

IDENTITY MOVIE

YOUNG BRASILEIRO FOI BIG BROTHER
Não é piada. E você também não abriu o site da Caras. Descobriram mesmo que o mineiro Eduardo Pinto Coelho, da UniBH, vencedor do Premio Apple na Categoria Video Digital e que está em Cannes como Young Creatives é, na verdade, o Edu do último Big Brother.
A revelação foi feita por publicitários que assistem com mais frequência a
Rede Globo. O jovem criativo quase passou desapercebido, mas os colegas não perdoaram. Edu, lembra o pessoal, foi o segundo eliminado do programa e escapou das garras da Cida, Dotadão e cia.

YOUNGS PORTUGUESES LEVAM PREMIO. DOIS SÃO DO BRASIL.
Informações de bastidores dizem que o trio português acaba de ser premiado com Young Cyber Lions. Na equipe lusa, dois criativos são do Brasil: o redator Claudio Lima (que com o carioca Tico Moraes já havia levado um leão no ano passado, para o cliente Off, da FCB Portugal) e o diretor de arte Daniel Prado.
O prêmio de Press teria ido para a Itália.

LEÃO PORTUGUÊS TAMBÉM É DO BRASIL
A campanha do Hot Ketchup Heinz, único leão conquistado por Portugal em Press também é de brasileiros. Dirigidos por Alexandre Okada, Gustavo Victorino e Otávio Schiavon levaram o Bronze para a Leo Burnett. Os três já haviam trabalhados juntos na Leo em São Paulo.

CELULARES VIRAM MOTIVO DE CHACOTA
A turma do Rio - e de todo o Brasil - está desesperada com a rede GSM francesa. Os celulares simplesmente não funcionam. As operadoras locais já ganharam apelidos pouco elogiosos. O mais light ficou com a operadora SFR (meu caso) que passou a ser chamada na boca pequena de "SiFéRre".
E se eu me ferrei, pior pra quem usa a Bougytel ou a Vodafone Internacional. A rapaziada trocou as letras G de Bougytel e a V de Vodafone por outras, para dar-lhes um ar mais condizente com o que parecem.

EURICO MIRANDA COMANDA OS YOUNGS?
Tradicionalmente, a premiação dos Young Creatives era realizada junto da cerimônia de entrega dos leões de mídia impressa.
Como este evento ficou inchado com a entrada dos Cyber Lions e a mudança da categoria Poster para Outdoor, alguém inventou de tirar os Youngs de lá e colocá-los junto...dos Media Lions e dos Direct Lions. Tudo a ver.
Ainda bem que a gente está num país organizado como a França. Então, hoje, 19h aqui (15h no Brasil), os Youngs recebem seus prêmios e as palmas dos profissionais de marketing direto, mídia e quem sabe, do Eurico Miranda que só pode ter sido o pai dessa idéia.

PERGUNTA DO DIA
Não é esquisito você participar de um festival e ser chamado de delegado?

DDB LONDON DEVE LEVAR O GP DE PRESS
Apesar de não ser oficial, está praticamente confirmado que a peça "Cops", da DDB London para o Volkswagen Polo será a vencedora do Grand Prix de Imprensa, ficando a ação "Missile Car", da J.Walter Thompson de Kuala Lumpur (Malasia) para o Channel 9, a vencedora da área de Outdoor.
A Janela mostra, em absoluta primeira mão na imprensa brasileira, a criação das duas agências:

GRAND PRIX DE PRESS:

GRAND PRIX DE OUTDOOR:

 

23 DE JUNHO DE 2004, QUARTA-FEIRA

ENTRANDO PELA JANELA

Seleção do Brasil na festa dos Youngs. Abaixo: Toaldo (Master) e Marcelinho (Script) no ataque. Meio-campo: Bruno (OPM), Myriam (McCann), Ana (VS), Monica (Contemporânea) e Diogo (BBDO Portugal). Na defesa, Alvinho (Agência3) e Fabio (4x4). Notem a careta deste colunista depois de pular a fenêtre.

Como um bom representante do Marcio Ehrlich, ontem tirei o dia para encher o saco de alguém. No caso, dos assessores de imprensa do Festival.
O motivo pelo menos foi nobre: eu queria entrar nas festas oficiais, mas a minha credencial de imprensa "B" (é sério!) não me permitia. Fui perguntar o que eu deveria fazer para ser imprensa "A".
- "Deixe-me ver". Disse a francesa. "Para começar avaliamos o tipo de cobertura que o seu veículo faz."
- "Fudiô."
- "Pardon?"
- "Nada. "
- "Você é de onde mesmo?"
- "Le Janelá."
- "Sei. É, você é B mesmo."
Juro por tudo. E aí fui fazer o que deveria ser feito. Tentar entrar de penetre. Ou melhor, pela Fênetre. Já conto essa história.

Confraternização de produtores cariocas no La Pizza

TUDO COMEÇOU EM PIZZA
Um dos restaurantes preferidos dos brasileiros virou o La Pizza, que fica abaixo da região conhecida como o Pelô. O La Pizza oferece vários diferencias dentro de sua vasta gastronomia. Por exemplo: é baratinho.
Mas ontem, além de Keith Reinhard, presidente mundial da DDB estava lá, o que mostra que ou somos mesmo chiques, ou Mr.Reinhard não gosta muito de pagar contas, só de ganhá-las. Mas lá no La Pizza que aconteceu outra história curiosa.
Estavam lá um brasileiro e um português conversando.
- Mas como tem viado nesse país, hein?
- É verdade, olha esse garçon aqui.
- Ah, esse atraca de popa.
- Pula-pocinha. Paneleiro.
- Bicha que não acaba mais.
- Deve roubar todo o peperoni da cozinha.
- Mas tem pinta de inglês. Inglês boiola.
Eis que chega o garçon.
- Vocês são brasileiros? Eu sou escocês, mas morei um tempão lá no Brasil.
Hora de ir para as festas.

Os diretores de arte Bernardo Cople (Carioca) e José Luis Vaz (NBS) na festa dos Youngs.
Alguma dúvida se a festa estava boa?

AS FESTAS DE ONTEM
O ponto de partida foi a primeira cerimônia de premiação, onde os Young Creatives receberam seus prêmios ontem junto com os Media e Direct Lions.
De lá, havia dois destinos. Ou a festa dos Youngs ou o Opening Gala, a festa oficial, apelidade pela galera de festa dos Olds.
Boa mesmo estava a dos Youngs (na outra eu não pude entrar), onde o segurança em 2 minutos me colocou para dentro. Com pouco papo, consegui também uns tickets para bebida de graça.
E logo todo mundo que estava nos Olds começou a migrar para os Youngs, depois de encher a papuça de comida.
A festa tinha lá suas coisas esquisitas. Por exemplo, apesar de ser na praia, na beira do mar, as pessoas iam fazer xixi no banheiro, provocando grandes filas.
Outra: lá pelas tantas, disseram que a bebida tinha acabado. Mas para o primeiro que aparecesse com 5 Euros, o garçon fazia uma mágica de aparecer até whisky.
Às 3 da manhã, o DJ resolveu encerrar seus serviços e foi saudado por uma série de gritos em português. Primeiro dos brasileiros, depois dos gringos todos.
Impressionante como português é uma língua que é entendida por estrangeiros. Deve ser porque temos muitas palavras que existem em outros lugares. Cou, por exemplo, é pescoço em francês.
Se seguiu o que o foi recomendado pelos "convidados" da festa, o DJ francês deve ter ficado com o pescoço ocupado a madrugada toda.

MAIS TARDE TEM MAIS
Logo mais teremos a cerimônia de entrega dos Leões de Press & Outdoor. A comemoração é livre e algumas festas já começam a ser armadas no Palais. Depois eu conto como foi.

PERGUNTA DO DIA
Porquê todos os publicitários do mundo escolheram o Hotel Martinez para tomar a saideira em Cannes, se a cerveja lá custa 35 Reais?
Alguém quer ser sócio de uma filial do Belmonte por aqui?

E O FESTIVAL, COMO ANDA?
Pois é, publicidade, né? Bem, os cariocas aqui concordaram que além da peça inglesa (da DDB para VW Polo) escolhida para o Grand Prix de mídia impressa ser muito boa, não havia nada que realmente estivesse acima da média no short list.
A idéia traz um monte de policiais se preparando para atirar e ao invés de estarem atrás de um carro da polícia, estão atrás de um Polo que está ao lado.
Soube por fontes próximas ao júri (de vez em quando eu também apuro alguma coisa), que houve muita discussão em torno de qual peça seria escolhida e que um jurado belga, representando a França, foi o maior defensor da peça vencedora.
Soube-se depois que o belga representava a agência que no ano passado havia ganho o GP com Playstation e - dizem - tratou de evitar que este ano o prêmio fosse para outra agência da França que não fosse a sua. Será?
Em Outdoor, venceu uma peça realmente diferente e é nessa categoria que estiveram as idéias mais inovadoras. Para anunciar um canal de filmes de ação, uma agência da Malásia prendeu mísseis infláveis em uma pickup e toda vez que ela andava pela rua, parecia estar sendo seguida pelos foguetes.
A peça japonesa do futebol aéreo para Adidas, que eu comentei aqui ontem, também quase levou o GP (eu falei que eu não acerto previsão de nada). Mas já havia levado ouro em Media Lions E Outdoor, algo talvez, inédito. E o júri relevou.
O Brasil, como já se disse, não foi bem e parece que anda recebendo uma certa implicância.
Dizem que um dos jurados soltou até uma piadinha, insinuando que só poderíamos ser uma das melhores economias do mundo, já que éramos um dos países que mais havia inscrito. Que mané. Ele provavelmente não reclamou com o presidente do júri, o indiano Pyush Pandei de ver a Índia bem no short list.
Salem exibe o primeiro ouro conquistado pelo Brasil em 2004.

E NA PROGRAMAÇÃO DE HOJE.
O TROCADILHO DA LEO PARA AS MULHERES...
"Miss Understood: she´s not buying your ads" foi o tema escolhido para a Palestra da Leo Burnett desta quarta em Cannes. O título brinca com "Não Entendeu" e "Senhorita Compreensiva", traduzindo mal e porcamente. Fala sobre o fato da publicidade não prestar atenção no potencial público feminino.
Quem responde pelo cargo de CEO da Leo e comanda o evento é...uma mulher, Linda Wolf. E está certa na sua colocação.
A Leo aliás, está com dois criativos brasileiros em cargos estratégicos no exterior: além de Alexandre Okada em Portugal, Carsus Dias recentemente assumiu a direção criativa em Miami.

...E OS BRASILEIROS BEM NA FITA DO ALEMÃO.
Na outra palestra do dia, uma das mais esperadas, o cineasta Hermann Vaske apresenta mais um de seus documentários sobre criatividade.
Vaske, que costuma ser genial e sempre dar uma alfinetada na nossa turma (a gente apanha, mas gosta) escalou um time de peso: Alex Bogusky, Coppola, Terry Gilliam, Jacques Séguéla, Malcolm McLaren, Wim Wenders e dois brasileiros: Marcelo Serpa (o presidente da Almap BBDO participou dos três últimos filmes e debates) e Fernando Meirelles, com moral cada vez mais alta por aqui.

COINCIDENCIAS NOS YOUNGS
Na apresentação dos Youngs de ontem, foram expostos trabalhos que seguiram exatamente a mesma linha de raciocínio. O briefing pedia que se convencesse grandes empresas a patrocinarem a luta contra AIDS.
E apareceram as seguintes idéias:
- Placa de Funcionário do Mês com uma pessoa morta: 2 vezes
- Slogans de marcas famosas construindo uma frase: 3 vezes
- A palavra AIDS subtraída da letra S (Aid= ajuda, que já havia ganhou um Young anos atrás): 2 vezes
- Fita vermelha da luta contra a Aids transformada em gravata ou em marca (2 swooshs da Nike, por exemplo): 3 vezes
A idéia italiana vencedora tinha um título muito simples: "Pela primeira vez, sua empresa precisa trabalhar por um resultado negativo." E em cima, um tubo usado em coletas de sangue.

WILSON ANDA PARA TRÁS
O filme 'Wilson" da Nokia, criado pela Lew, Lara, premiadíssimo no Brasil e apontado como um favorito para Leão no Cannes Predictions Brasil, tem um irmão gêmeo na categoria carros. Um homem que anda para trás pára e observa um automóvel e depois anda para frente.
Tomara que não atrapalhe o filme brasileiro, muito melhor realizado. Segundo comentários, ambos teriam sido inspirados em um curta-metragem (?), ou seja a referência é comum. Este não é o único caso de simbologias semelhantes este ano em Cannes, embora as coincidências tenham diminuído.
Infelizmente, este ano é o das idéias continuadas. As melhores idéias de várias categorias já foram premiadas anteriormente. Caso da campanha Play (da Nike, agora em um ginásio), Olé (mais uma vez da Nike, com jogadores fazendo malabarismos, já lugar comum na categoria) e Real Men of Genius, os heróis esdrúxulos da Budweiser.

24 DE JUNHO DE 2004, QUINTA-FEIRA

NEW DIRECTOR'S: O NOVO DE NOVO

Os cariocas-lusitanos com Pascaline e Esméralda Petit, as inevitáveis oncinhas de Cannes (leia mais abaixo sobre elas). Como a programação do festival, ano sim, ano também elas estão por lá.

A programação de Cannes tem se repetido ano após ano, o que traz o risco de o festival ficar desinteressante. Ano sim, ano também, a organização escala um seminário do jornalão americano USA Today, outro da rede de agências japonesa Dentsu.
As exceções desta monótona reciclagem são os filmes de Hermann Vaske (que falei na Fenêtre de ontem) e o rolo dos New Directors, apresentados pela Saatchi e Saatchi. O rolo de jovens diretores sempre traz boas referências (ano passado tivemos dois brasileiros na seleção) e uma introdução teatral sempre criativa. Bom seria se todas as outras fossem assim.

VAZAMENTO EM CANNES
Talvez só o New Director´s tenha prendido alguém nesta quinta pela manhã aqui. De resto, os cariocas e os demais (tem sempre um espírito carioca dentro dos gringos) estão matando o festival e indo passear por outras cidades no sul da França.
Afinal, amanhã tem short list (a expectativa é de cerca de quase 6h de exibição) e o pessoal está ficando meio torto de tanto ver comercial. E imaginando o verão europeu comendo solto lá fora.

CANNES ANTI-MALANDRAGEM
Cansados de nunca fecharem a conta certa das camisas e bolsas que dão no festival, em função de pessoas que pedem camisas e bolsas várias vezes, como se fossem recém-chegados ao Palais, a organização tomou uma providência.
Agora, ao pegar sua bolsa e camisa, seu crachá é scaneado por um leitor de código de barras. E se você quiser comprar, custa 15 Euros cada item.

FESTIVAL SE RECUPERA
Se em 2003 Cannes esteve deserta, este ano o público e os expositores voltaram a investir. As salas estiveram cheias (e não pára de chegar gente para o short list) e os stands andam bem movimentados. Tomara que seja o fim da crise internacional, que nos afeta diretamente.

PS:
Se essas colunas que você vem lendo estiverem cheias de erros, a culpa é do Marcio. Daqui, com teclados em francês e a sala de imprensa lotada, nem sempre dá pra revisar, ok?
Pronto, tirei o meu da reta.

Pascaline Benito e Esméralda PetitSOBRE AS ONCINHAS
Mãe e filha, Pascaline Benito e Esméralda Petit são figuras já tradicionais nos festivais de Cinema e de Publicidade de Cannes. Os americanos as conhecem como "Leopard Ladies" e os franceses como "Femmes Panthères".
As duas são originárias de Armentières, no norte da França e há 21 anos aproveitam o verão europeu para os seus momentos de fama. A rotina é invariavelmente a mesma. Durante todo o dia, atravessar de ida e volta a Croissette, na orla, além de subir e descer, à noite, a ladeira do Suquet, que os brasileiros apelidaram de "Pelourin". Ninguém as vê sentadas em qualquer restaurante ou com qualquer outra companhia. Estão sempre indo e vindo. E sendo fotografadas pela imprensa e pelos turistas.
Pouco se sabe sobre o que fazem durante o restante do ano. Mas neste festival de Cinema de 2004, Esméralda, a filha, estreou com três curta-metragens, que ela mesma escreveu, produziu e dirigiu. Um deles, "Beleza Efêmera", conta a história de um menino doente mental que transforma em estrela a quem olha. O fime de 15 minutos (um ótimo tempo para falar de fama) custou US$ 10 mil e mobilizou uma equipe de 60 pessoas, sendo filmado em 10 dias.
Outra novidade da dupla é que no momento são candidadas a vereadoras na cidade de Lille, pelo partido PDA, que significa Partido de Defesa dos Animais... (Marcio Ehrlich)

BRASIL FICA COM 28 FILMES NO SHORTLIST
A Giovanni FCB e a McCann foram as únicas agências do Rio a incluir trabalhos no shortlist do Cannes Lions, a tradicional premiação de filmes publicitários.
Vejam a seguir a lista dos finalistas brasileiros no Cannes Lions:

Agência

Título

Anunciante

Produtora

ALMAPBBDO

Música

Alpargatas

Jodaf

ALMAPBBDO

Bebê

Alpargatas

Jodaf

ALMAPBBDO

Jesus

Alpargatas

Sentimental

ALMAPBBDO

Velho

Eye care

Academia

ALMAPBBDO

Lista de Natal

Visa

Cine

ALMAPBBDO

Gente Feia

Vw

E Produções

ALMAPBBDO

Sushi

Vw

Cine

DM9DDB

Ataques Cardíacos

Bonjour French School

Movi&Art

DM9DDB

Mandamentos

Jewish Film Festival

Movi&Art

DM9DDB

Ladrão

Lycra

Jodaf

DM9DDB

Engordando

Min da Saude

Jodaf

DM9DDB Bebê Chorando Cia.Athletica Jodaf

DM9DDB

Presente

TAM Express

 

EUGENIO

Mão

Gnt

Sambi

F/NAZCA

Mosquitos

Arno

Zero

F/NAZCA

Urso

Restaurante Leoncio

Zero

FALLON

Visitante

Masp

Dínamo

GIOVANNI (RIO)

Régua

Club med

Caradecão

LEO

Prisioneiro

Fiat

República

LEO

Tempo Passando

Fiat

Conspiração

LODUCCA

Côro

96 rock

Seven

MASTER

Preço

Ciavena

Seven

MASTER

Teste de Preconceito

Min da Saude

Sentimental

MASTER

Teste de Resistência

Min da Saude

Academia

MCCANN (RIO)

Abelha

TIM

 

OGILVY

Cadeira

Fit food

Made

OGILVY

Alto-Falantes

Unilever

Produtora Associados

PUBLICIS SALLES

Pulgas

Ralston purina

Lobo

25 DE JUNHO DE 2004, SEXTA-FEIRA

CARIOCAS QUEIMADOS EM CANNES
O forte sol de ontem levou boa parte dos cariocas às praias da Côte D' Azur ontem.
Juan Le Pins, St. Tropez e Antibes estiveram entre as mais concorridas. O que se viu mais à noite foi a galera com um bronzeado de dar inveja aos frequentadores do Posto 9.
Eze (foto à direita), vila medieval incrustada numa colina próxima de Mônaco, também foi invadida pelos cariocas. A turma bem humorada, foi parar até num cemitério para não ter que pagar para fotografar do mirante da cidade. E em Mônaco, não teve quem resistisse a fazer o circuito de F1.

A cerimônia de Press, sem bronzes anunciados.

JÁ NO PALAIS, O BRONZE NÃO APARECE
Os criativos ainda estão inconformados com a decisão da Comissão Organizadora do festival banir da apresentação dos prêmios os leões de bronze.
Antigamente, quem ganhava ouro subia ao palco, prata e bronze eram anunciados. Mas como a cerimônia ficou inchada com os Cyber Lions e várias explicações sobre os websites vencedores, quem ganha Bronze sequer tem seu nome citado. Nem agência, cliente, nada.
Não se sabe ainda se amanhã, na cerimônia dos filmes, a gafe se repetirá.

EURICO MIRANDA ATACA DE NOVO
Está quase confirmado que Eurico Miranda e Caixa D'Água estão na organização do Festival de Cannes. Não fosse verdade, quem mais teria inventado de colocar uma apresentação da série de documentários criada pelo grupo Y&R logo depois exibição do exaustivo short list?

Cariocas nos bares de Cannes. A delegação mais animada, sem dúvida, foi a brasileira.

ITALIANADA FOI A PREFERIDA DOS CARIOCAS
Os cariocas escolheram ontem a festa das produtoras italianas como o Grand Prix das festas deste ano (cacete, estou virando um Amaury Jr.). Este colunista será obrigado a concordar. O evento, realizado no Salão de Convenções do Palm Beach Casino estava perfeita. Três ambiente de música, um mega lounge, clima bacana e cerveja gelada (raro por aqui). Na festa dos italianos, o Accioly, da Academia, foi o cicerone dos cariocas. Ele conseguiu 25 convites para os brasileiros.

A EXPECTATIVA PELO RIO E PELO BRASIL
A coluna de hoje começou a ser escrita no intervalo do Short List de filmes, que teve duração de 7 (isso, sete) horas. Abelha, da McCann e Ilustrada para TIM e Régua, da Giovanni e CaradeCão para Club Med foram apresentados.
A categoria em que concorre a McCann apresenta concorrentes fortes e um filme para BenQ que lembra a idéia da McCann, um homem usa seu laptop no meio da floresta para gerar a imagem de um sapo e espantar um bando de mosquitos.
O da McCann, porém supera de longe este concorrente alemão em produção, timing, idéia, humor, enfim, a galera aí no Rio pode ficar tranquila.
Outros brasileiros passaram bem. A campanha de Mizuno, mesmo dentro da fortíssima categoria "Nike", foram muito aplaudidos. Idem para os premiadíssimos Chaves da Master para Audi Ciavena e Cadeira, da mesma agência para o Ministério da Saúde. Outro forte candidato a leão é Mosquitos da F/Nazca para Ventiladores Arno. Além de sobrar na turma, o filme tem poucos e fracos concorrentes na final.
Só vale lembrar que a reação do público em nada afeta a decisão dos jurados que aliás, nem fica sabendo o que se passa no auditório.

Marcinho Juniot, da Publicis Rio, foi único criativo do mercado carioca a subir no palco do Palais até agora. Ouro pela sua ex-agência Leo Burnett. A bandeira ao contrario faz menção ao seu anúncio, que trazia uma foto de cabeça pra baixo

FILME DA DM9 ESTAVA FORA DA LISTA
O filme da DM9 para a Cia Athlética em que um homem é confundido pelo bebê como se fosse a mãe por causa do peito gordinho não estava no short list original divulgado pela Sawa, organizadora do festival.
Além deste, que venceu o Cannes Predictions no Brasil e foi apontado como favorito a leão, outros dois filmes internacionais apareceram na projeção, mas não no documento oficial dos finalistas.

FAVORITOS SÃO OS MESMOS DE SEMPRE
Ainda sobre Nike, vale comentar uma manobra serelepe da Adidas que inscreveu toda a sua campanha Impossible is Nothing na categoria Imagem Corporativa. Deve pegar seu leão lá mesmo.
O filme inglês Montanha, para Playstation 2, que foi filmado no Rio (!), também foi mutíssimo bem recebido.
Porém a campanha preferia de muita gente por aqui é Real Men of Genius, da Budweiser, que já levou ouro no ano passado, com uma campanha se não melhor, mais inusitada.
Budweiser aliás conseguiu ter 29 dos 40 finalistas da categoria Bebidas Alcóolicas. Destes 25 são da DDB Chicago. Algo parecido aconteceu com os trabalhos da Fedex, da BBDO americana que ocupou 8 dos 18 postos de finalista na categoria.

O redator Bruno Pinaud assistindo o short de filmes. Torcendo pelos colegas da McCann e e da Giovanni, atual e ex-agência dele.

BECKHAM VIRA PIADA
Um comercial da Adidas em que David Beckham aparece treinando Rugby e chutando uma bola por cima de uma trave era tudo que portugueses, brasileiros e anti-ingleses queriam.
Beckham, ontem isolou um pênalti nas quartas de final da Euro 2004. E o Palais quase veio abaixo. Alguns ingleses revoltados, também gritaram: "Yeah, You Did it!!! " e outras coisas menos publicáveis.

FIGA ENQUANTO ESCREVO
Além da torcida deste missivista pela Giovanni e McCann, fica também o parabéns para a NBS, Quê, Ogilvy, Publicis, finalistas. A gente sabe que a luta pra chegar aqui, do jeito que o nosso mercado esteve, não foi fácil.

CAMPANHA DA ALMAPBBDO FOI VEICULADA NO NORDESTE
(por Marcio Ehrlich)

A despeito de o gerente de propaganda da Embratel, Ricardo Bazileu, não ter conseguido confirmar a existência das peças premiadas da AlmapBBDO em Cannes, pela descrição feita pelo editor da Janela Publicitária, tanto a existência dos trabalhos quanto a sua premiação eram de conhecimento de Wallace Grecco, chefe daquele departamento. A informação para a Janela foi de Marcelo Serpa, diretor presidente da agência, que garantiu ainda que as peças premiadas foram veiculadas no Nordeste. De acordo com Serpa, elas entrarão brevemente em mídia nacional.

26 DE JUNHO DE 2004, SÁBADO

SEIDL SE DESPEDE DE CANNES E DOS LEITORES
Como muitos assalariados que precisam retornar ao emprego já na segunda-feira, o correspondente da Janela, Fabio Seidl -- que no restante do ano é diretor de criação da agência 4X4 -- nem ficou em Cannes para cobrir a festa de encerramento. Claro que ele vai ser descontado pela Janela por esse dia a menos de trabalho.
De qualquer forma, deixamos ele se despedir de vocês, leitores:

"É, galera, Cannes é que nem sexo depois do casamento. Uma vez por ano, cheio de dificuldades e tão rapidinho que a gente nem vê passar.
Mas tomara que tenha sido bom para vocês também.
Aqui foi uma luta: celular que não funciona, sala de imprensa lotada e uma vontade desgraçada de dormir até mais tarde. Imagino que para vocês aturarem toda a infâmia e desinformação da Fenêtre também não tenha sido fácil.
Sendo assim, superobrigado pelos emails e pelo carinho. Sem vocês e o polpudo salário que as Organizações Ehrlich me proporcionam, nada disso seria possível. Um abraço e até o ano que vem (você entendeu, né, Marcio, já me encabecei)! "
Fabio Seidl

Resposta da Redação: Sei não, Fabio... Do jeito que tem gente me ligando querendo pegar essa boquinha, acho que ano que vem vou fazer uma concorrência. Se até varejo de celular hoje em dia faz concorrência, por que não a Janela?

BRASIL GANHA MAIS LEÕES DE FILMES
O júri do Cannes Lions concedeu apenas 3 Leões de Prata e 2 de Bronze para as agências brasileiras em 2004. Na verdade, pode-se considerar que a participação brasileira melhorou quantitativamente. Em 2003, o país somente havia conseguido 3 Leões, um deles, porém, de Ouro.
Foram estes os trabalhos premiados este ano:
PRATA:
- "Ataques Cardíacos", da DM9DDB para a escola de francês Bonjour Paris.
- "Bebê Chorando", da DM9DDB para a Companhia Athletica.
- "Pulgas", da Publicis Salles Norton para Purina.
BRONZE:
- "Mão", da EugenioDDB para a GNT.
- "Presidiário", da Leo Burnett para Fiat.
O filme da DM9DDB para a escola Bonjour Paris gerou um enorme burburinho entre os brasileiros, que chegaram a acusá-lo de ser fantasma, por desconhecerem o anunciante. A escola, no entanto existe, e até tem um prosaico site em www.bonjourparis.com.br. Lá, descobrimos que ela existe há 15 anos, na Rua Eliseu Guilherme, 495, no bairro Sumaré da cidade paulista de Ribeirão Preto! Para quem quiser conhecer melhor este cliente da DM9DDB, é só ligar para (16)635-9446 ou 635-9079.

28 DE JUNHO DE 2004, SEGUNDA-FEIRA

OS LEITORES SE MANIFESTAM
Considerando que o editor da Janela não saiu do Rio e o correspondente que foi a Cannes nunca estudou jornalismo, parece que a gente conseguiu enrolar os leitores direitinho. Vejam só o que andaram escrevendo para nós:
De Fred Moreira, redator da Publicis Salles Norton:
"Marcio, parabéns pela cobertura do festival de Cannes. O Fabio tá arrebentando, muito bom."
De Fabio Marinho, diretor da OPM-Oficina de Propaganda & Marketing:
"Muito boa a cobertura da Fenêtre Publicitaire! Texto bom, bem-humorado, misturando ironia inglesa com conhecimento de causa brasileiro. Fornecer o telefone do cliente da DM9DDB em Riberão Preto foi fantástico... Nenhum outro esforço de reportagem fez isso.
Caro Marcio, não é por ser xará e amigo, mas acho que vai ser difícil alguém vencer o Seidl em qq concorrência para correspondente em Cannes. Parabéns pelo belo trabalho."
De Ricardo Garcia, da Mais Comunicação (Rio)
"Márcio, gostei muito da cobertura de Cannes. Um refrescante banho de informações e curiosidades pra quem ficou nesse quente inverno carioca trabalhando. Abraços."
De Wanderley Dóro, da Loducca-SP
"Marcio, pela primeira vez me diverti em Cannes não estando em Cannes. Parabéns, pelas notas do Fábio. Abraço".
De Gláucio Binder, diretor da Binder FC+G
"Marcio, acho que você arrumou uma bela encrenca.
A cobertura que o Fábio proporcionou para à Janela foi excepcional. Eu não me surpreendo com a qualidade do texto do Fábio, mas ele se superou.
Acho que você precisa incluir isto no budget de 2005. Nós não vamos querer abrir mão do Fábio ano que vem. E, se não for na Janela...
Abraços"
De José Claudio Maluf, da coluna Penúltimas, de São Paulo:
"De longe, sua cobertura foi a melhor de todos os veículos do trade (e de fora do trade também). Mostrou que talento não depende nem de muita grana, nem de muita gente. Abração."
De Gustavo Bastos, presidente da 100%, do Rio:
"Marcio, a cobertura de Cannes deste ano foi muito divertida graças à Janela. Informação com curiosidades, fotos e piadas ótimas. Para quem teve que ficar aqui trabalhando e ralando no dia-a-dia, a Fenetre Publicitaire foi a pausa que refresca, como diria o velho reclame. Abraço."
De Fátima, de Belo Horizonte:
"Concordo em tudo com a mensagem de Fábio Marinho, da OPM, sobre a cobertura do Fábio/Janela, em Cannes Lions. Abraços."
De Alessandra Melo, da Unlike:
"Me diverti muito com a cobertura da "Fenêtre". Parabéns pela informação e pelo bom humor. Abraços."
De Shirlei Gonçalves, da Capitão Musical:
"Quero me somar aos elogios enviados ao Fabio Seidel, realmente a cobertura dele foi excepcional, muito bem humorada. Ele não pode faltar na Fenêtre em Cannes / 2005."