A marca de leite Piracanjuba, em parceria com a Associação das Mães da Sé, iniciou uma campanha, criada pela Ampfy, para localizar pessoas desaparecidas, utilizando as caixas da bebida, atualizadas pela inteligência artificial.
A iniciativa uniu a IA com a experiência do perito criminal Hidreley Diao – especialista na técnica de projeção de idade -, tornando a imagem de cada uma delas o mais próxima possível de como podem estar hoje fisicamente. Assim, na caixa do leite, estão, lado a lado, a foto de quando a pessoa desapareceu e simulação de como estaria atualmente.
Segundo o anuário da Segurança Pública de 2024, apenas no ano passado foram registrados 80.317 casos de desaparecimento no Brasil, 3,2% a mais do que em 2022. A campanha, que no primeiro lote divulgou 19 pessoas, divulgará a partir dos próximos lotes, rostos de crianças desaparecidas há mais de cinco anos.
Para Fred Siqueira, CCO e sócio da Ampfy, “Uma marca que chega nos lugares mais distantes do Brasil, coloca seu predomínio a favor de uma causa nobre e urgente: trazer esperança e, quem sabe, voltar a reunir famílias”.
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A ideia dessa parceria da Piracanjuba com a Associação das Mães da Sé recria uma ação que surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos – e perdura até hoje -, com fotos de pessoas desaparecidas nas caixas de leite. A campanha usa a rede de distribuição da Piracanjuba.
Lisiane Campos, diretora de marketing do Grupo Piracanjuba, acredita que com essa ação poderão gerar empatia e contribuição para a busca dessas pessoas. “Desaparecidos é uma ação perene. Estamos muito envolvidos com ela e já olhando para a sua continuidade no próximo ano”, adianta a executiva.
O filme teve produção da Piloto TV, direção de Daniel Soro e Alexandre Chalabi.