A Calia, em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, marcou um golaço com a campanha sobre a conscientização do abuso infantil, ‘Abuso Não!’.
De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. E a informação alarmante: mais de 70% desses casos acontecem dentro da própria casa dos menores. Daí surgiu o slogan da campanha, “Seja a voz de quem não sabe como falar”, incentivando adultos a protegerem as vítimas e a promover o diálogo sobre a violência sexual.
Além da campanha em mídia, uma ação especial foi criada no hall do cinema Cinesystem, no shopping Casa Park, em Brasília, que foi escolhido por ser frequentado, principalmente, por adultos devido à classificação de filmes com faixa etária maior.
Lá, a Calia instalou uma daquelas máquina de pegar bichos de pelúcia, oferecendo uma experiência diferente e gratuita aos espectadores. Ao pegar um ursinho, as pessoas eram impactadas: as pelúcias apresentavam pequenos rasgos, que representavam os machucados dos menores, visíveis apenas quando eram pegos.
Junto com os rasgos, a tag da campanha, ampliando o conhecimento do público sobre o assunto e incentivando a denúncia por meio do Disque 100. Na intenção de capturar as reações mais autênticas dos participantes, a agência filmou as interações, criando um case emocionante.
Para José Augusto Nigro, sócio e vice-presidente executivo da Calia, o abuso infantil é uma violação devastadora, que impacta muitas vítimas no Brasil. “Esta campanha busca oferecer e promover um ambiente seguro, mostrando que além de saber identificar a situação, é preciso também denunciar. A mudança começa com a empatia e a ação de cada um de nós, garantindo que nenhuma criança sofra em silêncio”, diz.