Imaginem a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que cuida do conteúdo da TV Brasil, Rádio Nacional e MEC, e Agência Brasil, passando a concorrer com agências que atendem a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), como Artplan, Binder, Calia, Nacional, Nova e Propeg, só para citar algumas?
É o que aconteceu agora na Argentina, com o decreto publicado no dia 01/07 com assinatura do presidente Javier Milei, convertendo a agência de notícias pública Télam em agência de publicidade e propaganda estatal.
O nome do novo órgão passa a ser Agencia de Publicidad del Estado Sociedad Anónima Unipersonal.
O presidente argentino vinha se incomodando com o noticiário da Télam, que poderia estar promovendo informações da oposição, notadamente kircheneristas. E decidiu que a nova estrutura cuidará do desenvolvimento, produção, comercialização e distribuição de material publicitário nacional e internacional, seja na Argentina ou no exterior.
Os mais de 700 funcionários da antiga Télam no território argentino, naturalmente, vêm realizando manifestações, inclusive nas ruas, contrárias à decisão, descrevendo o ato de Milei como ataque à liberdade de expressão.
Se essa onda pega…! Felizmente o Brasil ainda é um país sério e bastante profissionalizado na área de Comunicação e Marketing.