O escritório carioca de design Cravo Ofício foi o responsável pela nova comunicação visual do Danoninho — aquele que vale por um bifinho — a ser utilizada em todos os 38 países em que o produto é comercializado.
Lilian Raco, sócia diretora da Cravo, conta que, de acordo com o briefing recebido da head global de design da Danone, Cristiana Grether, “a versão antiga já estava no mercado há tempo suficiente e não cumpria mais a promessa que prometia em sua integridade”.
O ponto de partida, diz Raco, foram as mais recentes embalagens desenvolvidas pela Bendito Design, para sugerir elementos que precisariam ser atualizados — como as crianças e o próprio personagem Dino — para padronizar as informações em um manual distribuído através do mundo com as regras de aplicação, independente do nome com que o produto fosse adotado em cada local.
O Dino, por exemplo, ganhou mais protagonismo, junto ao visual clean inspirado pelas novas embalagens, com uma forte presença da cor principal, que no Brasil é o vermelho, gerando um bloco no ponto de venda. “Essa estratégia foi escolhida para fortalecer a identificação por meio de uma cor única da marca, em vez de privilegiar as colorações dos sabores, o que poderia diluir o impacto visual”, comentou Lilian Raco.
Através do mundo, Danoninho ganha nomes como Danonino (países de língua espanhola como Argentina, México e Espanha, além de França, Portugal etc), Danino (Canadá), Danito (Itália), FruchtZwerg (Alemanha, Eslovênia e Áustria), Danoontje (Holanda) e Danonki (Turquia), dentre outros.