• DPVAT vai voltar. E dispara a atenção pela volta como anunciante

    Cantando no Trânsito, da Agência3 para o Seguro DPVAT

    Quando o então presidente Jair Bolsonaro decidiu acabar com a cobrança do DPVAT — o seguro obrigatório de veículos terrestres — em 2019, acabou também com um dos bons clientes do mercado carioca.

    Publicidade

    A conta, de alcance nacional, era atendida pela Agência3 desde 2018. Formalmente, o cliente, conquistado em concorrência, era a Seguradora Lider, que recebera a concessão governamental para cobrar a taxa e pagar o seguro aos acidentados no trânsito.

    A verba de publicidade, na época, estava estimada em pelo menos R$ 30 milhões.

    Com o fim do DPVAT, a Lider desmobilizou sua equipe de marketing e tratou de encerrar as atividades de comunicação, naturalmente. A informação atual é que a sociedade já foi dissolvida.

    No último dia 09/04, porém, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei permitindo a volta da cobrança da tarifa.

    Como resultado, se o então batizado “Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres” (DPVAT) voltar agora, ainda que com a nova marca “Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito” (SPVAT), o Governo Federal terá que definir sob o guarda-chuva de que ministério ou órgão federal ele ficará.

    Se já for de algum que tenha agência licitada, sorte dela. Se houver definição de outra concessionária — como foi a Seguradora Líder — provavelmente venha a acontecer uma nova concorrência pela conta.

    O que a Janela já percebeu é que a novidade está chamando a atenção das agências brasileiras. Até porque, para o relançamento e retorno da credibilidade, R$ 30 milhões talvez até nem sejam mais suficientes. E a verba volte maior.

    Infelizmente, os comerciais que estavam no YouTube criados para o DPVAT — e que a Janela compartilhou em suas matérias da época — foram excluídos.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Fim do DPVAT pode acabar com mais um anunciante do Rio (em 12/11/2019)

    Agência3 põe na rua primeira campanha do novo cliente DPVAT (em 09/08/2018)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×