Quando o então presidente Jair Bolsonaro decidiu acabar com a cobrança do DPVAT — o seguro obrigatório de veículos terrestres — em 2019, acabou também com um dos bons clientes do mercado carioca.
A conta, de alcance nacional, era atendida pela Agência3 desde 2018. Formalmente, o cliente, conquistado em concorrência, era a Seguradora Lider, que recebera a concessão governamental para cobrar a taxa e pagar o seguro aos acidentados no trânsito.
A verba de publicidade, na época, estava estimada em pelo menos R$ 30 milhões.
Com o fim do DPVAT, a Lider desmobilizou sua equipe de marketing e tratou de encerrar as atividades de comunicação, naturalmente. A informação atual é que a sociedade já foi dissolvida.
No último dia 09/04, porém, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei permitindo a volta da cobrança da tarifa.
Como resultado, se o então batizado “Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres” (DPVAT) voltar agora, ainda que com a nova marca “Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito” (SPVAT), o Governo Federal terá que definir sob o guarda-chuva de que ministério ou órgão federal ele ficará.
Se já for de algum que tenha agência licitada, sorte dela. Se houver definição de outra concessionária — como foi a Seguradora Líder — provavelmente venha a acontecer uma nova concorrência pela conta.
O que a Janela já percebeu é que a novidade está chamando a atenção das agências brasileiras. Até porque, para o relançamento e retorno da credibilidade, R$ 30 milhões talvez até nem sejam mais suficientes. E a verba volte maior.
Infelizmente, os comerciais que estavam no YouTube criados para o DPVAT — e que a Janela compartilhou em suas matérias da época — foram excluídos.
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