• Ação da Artplan no Atacama denuncia o lixão de roupas no deserto chileno

    Para denunciar a montanha que já supera de 59 mil toneladas de roupas descartadas no Deserto do Atacama, a agência de publicidade Artplan reuniu uma equipe de produção com mais de 30 pessoas na realização do Atacama Fashion Week, ação que está sendo apresentada esta semana na internet.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    O trabalho foi criado a pedido da ONG Desierto Vestido, em parceria com a Fashion Revolution e Instituto Febre, como um alerta social e ambiental contra os perigos do consumo (e da produção) desenfreado de itens por tendências de moda.

    Em conversa com a Janela sobre os bastidores do trabalho, o criativo Marcello Noronha — que assinou a criação junto com dois outros CCOs da Artplan, Rodrigo “Monte” Almeida e Rafael Gil –, conta que, quando tiveram a ideia, convocaram a estilista Maya Ramos, que trabalha com moda sustentável, para desenvolver uma série de looks baseados exatamente em roupas descartadas, como as que seriam encontradas no Chile.

    Com a coleção aprovada, a Artplan acionou o time chileno que tocaria a produção para pesquisar no local do lixão as peças que mais se assemelhassem às propostas de Maya.

    Aprovada a seleção, o material foi devidamente higienizado para que os modelos — todos locais — pudessem então posar para as fotos.  Tudo com a presença de Noronha e Gil acompanhando cada passo.

    O resultado é agora um editorial assinado pelo fotógrafo de moda Mauricio Nahas, e mais um vídeo do desfile, dirigido por Igor Selingarde, da Sugarcane Filmes, que começou a circular pela internet e no site oficial do Atacama Fashion Week.

    A ideia é que a campanha atinja não só a América do Sul como os EUA e a Europa, por sua versão em inglês.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Luiz Silva

      Quem faz essa estupidez? Essas roupas não podiam ser doadas ?

    seta
    ×