O mercado publicitário brasileiro superou em 2023 os 7,6% que já havia crescido em 2022, no começo de retomada pós-pandemia de Covid-19.
Segundo o relatório do Cenp-Meios, divulgado esta quarta-feira, 20/03, os investimentos bateram agora R$ 23,4 bilhões, um crescimento de 10,4% sobre o ano anterior, quando a cifra foi de R$ 21,2 bilhões.
Mais uma vez, a entidade ouviu 326 agências de publicidade de todo o país. E o Cenp-Meios destaca que a análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.
O curioso no novo levantamento foi a queda das TVs, tanto por assinatura quanto aberta. O percentual de mídia dedicada à TV fechada, em 2022, foi de 6,3%, caindo agora para 5%. E a aberta, que havia ficado em 41,7%, caiu em 2023 para 39,6%.
Revista, rádio, jornal e OOH mantiveram índices bem próximos. O crescimento ficou por conta da mídia digital, que subiu de participação de 35,7% em 2022 para 38,2% em 2023.
Confira o painel Cenp-Meios 2023 no link: cenp.com.br/cenp-meios.
JAN-DEZ/2022
MEIO | Valor Faturado (000) |
USD (000) |
Share (%) |
||
---|---|---|---|---|---|
CINEMA | R$ | 68.017 | $ | 13.767 | 0,3% |
INTERNET | R$ | 8.964.745 | $ | 1.799.922 | 38,2% |
ÁUDIO | R$ | 16.881 | $ | 3.390 | 0,2% |
BUSCA | R$ | 546.252 | $ | 109.625 | 6,1% |
DISPLAY E OUTROS | R$ | 5.841.329 | $ | 1.172.467 | 65,2% |
SOCIAL | R$ | 1.915.521 | $ | 384.649 | 21,4% |
VÍDEO | R$ | 644.764 | $ | 129.793 | 7,2% |
JORNAL | R$ | 367.018 | $ | 73.847 | 1,6% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ | 2.539.971 | $ | 510.528 | 10,8% |
RÁDIO | R$ | 975.873 | $ | 196.133 | 4,2% |
REVISTA | R$ | 86.267 | $ | 17.376 | 0,4% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ | 9.282.013 | $ | 1.863.678 | 39,6% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA | R$ | 1.167.404 | $ | 234.630 | 5,0% |
Total | R$ | 23.451.304 | $ | 4.709.878 |
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Cenp-Meios mostra que publicidade no Brasil cresceu 7,6% em 2022 (em 09/03/2023)