• Publicidade no Brasil cresce 10,4% em 2023, acima até da retomada de 2022

    O mercado publicitário brasileiro superou em 2023 os 7,6% que já havia crescido em 2022, no começo de retomada pós-pandemia de Covid-19.

    Publicidade
    Publicidade

    Segundo o relatório do Cenp-Meios, divulgado esta quarta-feira, 20/03, os investimentos bateram agora R$ 23,4 bilhões, um crescimento de 10,4% sobre o ano anterior, quando a cifra foi de R$ 21,2 bilhões.

    Mais uma vez, a entidade ouviu 326 agências de publicidade de todo o país. E o Cenp-Meios destaca que a análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.

    O curioso no novo levantamento foi a queda das TVs, tanto por assinatura quanto aberta. O percentual de mídia dedicada à TV fechada, em 2022, foi de 6,3%, caindo agora para 5%. E a aberta, que havia ficado em 41,7%, caiu em 2023 para 39,6%.

    Revista, rádio, jornal e OOH mantiveram índices bem próximos. O crescimento ficou por conta da mídia digital, que subiu de participação de 35,7% em 2022 para 38,2% em 2023.

    Confira o painel Cenp-Meios 2023 no link: cenp.com.br/cenp-meios.

    JAN-DEZ/2022
    MEIO Valor Faturado
    (000)
    USD
    (000)
    Share
    (%)
    CINEMA R$ 68.017 $ 13.767 0,3%
    INTERNET R$ 8.964.745 $ 1.799.922 38,2%
    ÁUDIO R$ 16.881 $ 3.390 0,2%
    BUSCA R$ 546.252 $ 109.625 6,1%
    DISPLAY E OUTROS R$ 5.841.329 $ 1.172.467 65,2%
    SOCIAL R$ 1.915.521 $ 384.649 21,4%
    VÍDEO R$ 644.764 $ 129.793 7,2%
    JORNAL R$ 367.018 $ 73.847 1,6%
    OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 2.539.971 $ 510.528 10,8%
    RÁDIO R$ 975.873 $ 196.133 4,2%
    REVISTA R$ 86.267 $ 17.376 0,4%
    TELEVISÃO ABERTA R$ 9.282.013 $ 1.863.678 39,6%
    TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 1.167.404 $ 234.630 5,0%
    Total R$ 23.451.304 $ 4.709.878

     

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Cenp-Meios mostra que publicidade no Brasil cresceu 7,6% em 2022 (em 09/03/2023)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×