A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) deve mudar de nome mais uma vez.
A nova diretoria, presidida por Marcia Esteves, está preparando para se lançar no mercado como “Associação das Empresas de Comunicação e Publicidade”.
Em 1997, quando era presidente o diretor da agência Standard Ogilvy & Mather, Flávio “Faveco” Corrêa, a entidade, nascida “das Agências de Propaganda” passou a ser “das Agências de Publicidade”. O objetivo, dizia Faveco, era não confundir, no relacionamento com as multinacionais e com as entidades lá de fora, o “Propaganda”, que tem sentido político, com o “Advertising”.
Agora, a ideia da Abap é abrir o escopo de sua representatividade. Afinal, cada vez mais, o negócio das agências vêm se expandindo e não mais cobrindo a tradicional relação de criar para publicar, pagando em nome dos clientes, anúncios ou comerciais nos veículos de comunicação. Agências criam conteúdo, desenvolvem ações de relações públicas e daí por diante.
Nesta reformulação, a associação começou a fazer parcerias com empresas para cuidar da sua própria divulgação.
A Pridea Comunicação vai liderar a estratégia de PR, assessoria de imprensa e digital da entidade. Na comunicação da sua função ao mercado, inclusive, a empresa já apresentou a Abap com o nome que deverá ser adotado e que a Janela reproduziu. A Outpromo ficará responsável pelas ações publicitárias, identidade visual e eventos. E a beatt apoiará na parte de consultoria estratégica.
Vale lembrar apenas que já existe uma entidade que se apresenta, há 21 anos, como representante das empresas de comunicação. É a Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação, presidida por Daniel Bruin, também diretor executivo da XCom.