• TV aberta, internet e rádio crescem na mídia no primeiro semestre de 2023

    A televisão aberta, a internet e o rádio aumentaram sua participação na mídia brasileira no primeiro semestre de 2023, em relação aos percentuais de 2022.

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    No levantamento que publicamos em março deste ano, apontando os resultados de 2022, a TV aberta tinha 41,7% de share, enquanto agora, segundo o levantamento do Cenp-Meios, o número passou para 43%.

    E a Internet, que no último ano tinha 35,7%, agora chegou a 36,9%, enquanto o rádio passou de 3,7% para 4%.

    A queda mais significativa aconteceu na TV por assinatura, que desceu de 6,3% para 5%. E a mídia exterior, surpreendentemente, também caiu, de 10,2% para 9,2%.

    Revistas e jornais, que já estavam com um percentual muito pequeno em 2022 — respectivamente 0,4% e 1,7% — tiveram uma diminuição percentualmente mais sutil, passando a 0,3% e 1,4%.

    De acordo com o levantamento, o primeiro semestre movimentou, no mercado brasileiro, R$ 9,1 bilhões.

    A tabela abaixo aponta os investimentos em mídia levantados através de 319 agências, sendo 262 matrizes e 57 filiais.

    JAN-JUN/2023
    MEIO Valor Faturado
    (000)
    USD(000) Share (%)
    CINEMA R$ 18.119 US$ 3.592 0,2%
    INTERNET1 R$ 3.370.290 US$ 664.209 36,9%
    ÁUDIO R$ 5.900 US$ 1.164 0,2%
    BUSCA R$ 235.387 US$ 46.386 7,0%
    DISPLAY E OUTROS R$ 2.179.678 US$ 429.398 64,7%
    SOCIAL R$ 711.808 US$ 140.430 21,1%
    VÍDEO R$ 237.519 US$ 46.833 7,0%
    JORNAL1 R$ 128.479 US$ 25.390 1,4%
    OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 844.840 US$ 166.571 9,2%
    RÁDIO R$ 364.150 US$ 71.952 4,0%
    REVISTA1 R$ 26.154 US$ 5.190 0,3%
    TELEVISÃO ABERTA R$ 3.933.822 US$ 777.779 43,0%
    TELEVISÃO POR ASSINATURA1 R$ 458.596 US$ 90.615 5,0%
    Total R$ 9.144.446 US$ 1.805.294

    Como era de se imaginar, a região sudeste segue liderando as verbas de mídia nacionalmente, com uma pequena variação, de 2022 para cá, de 19,2% para 19,1%.

    REGIÃO Valor Faturado
    (000)
    USD (000) Share (%)
    CENTRO-OESTE R$ 255.397 US$ 50.482 2,8%
    NORDESTE R$ 432.250 US$ 85.303 4,7%
    NORTE R$ 122.588 US$ 24.225 1,3%
    SUDESTE R$ 1.744.486 US$ 344.366 19,1%
    SUL R$ 380.149 US$ 75.122 4,2%
    MERC. NACIONAL6 R$ 6.209.573 US$ 1.225.793 67,9%
    Total R$ 9.144.445 US$ 1.805.293

    O relatório completo pode ser visto no site do Cenp-Meio.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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