• TV aberta, internet e rádio crescem na mídia no primeiro semestre de 2023

    A televisão aberta, a internet e o rádio aumentaram sua participação na mídia brasileira no primeiro semestre de 2023, em relação aos percentuais de 2022.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    No levantamento que publicamos em março deste ano, apontando os resultados de 2022, a TV aberta tinha 41,7% de share, enquanto agora, segundo o levantamento do Cenp-Meios, o número passou para 43%.

    E a Internet, que no último ano tinha 35,7%, agora chegou a 36,9%, enquanto o rádio passou de 3,7% para 4%.

    A queda mais significativa aconteceu na TV por assinatura, que desceu de 6,3% para 5%. E a mídia exterior, surpreendentemente, também caiu, de 10,2% para 9,2%.

    Revistas e jornais, que já estavam com um percentual muito pequeno em 2022 — respectivamente 0,4% e 1,7% — tiveram uma diminuição percentualmente mais sutil, passando a 0,3% e 1,4%.

    De acordo com o levantamento, o primeiro semestre movimentou, no mercado brasileiro, R$ 9,1 bilhões.

    A tabela abaixo aponta os investimentos em mídia levantados através de 319 agências, sendo 262 matrizes e 57 filiais.

    JAN-JUN/2023
    MEIO Valor Faturado
    (000)
    USD(000) Share (%)
    CINEMA R$ 18.119 US$ 3.592 0,2%
    INTERNET1 R$ 3.370.290 US$ 664.209 36,9%
    ÁUDIO R$ 5.900 US$ 1.164 0,2%
    BUSCA R$ 235.387 US$ 46.386 7,0%
    DISPLAY E OUTROS R$ 2.179.678 US$ 429.398 64,7%
    SOCIAL R$ 711.808 US$ 140.430 21,1%
    VÍDEO R$ 237.519 US$ 46.833 7,0%
    JORNAL1 R$ 128.479 US$ 25.390 1,4%
    OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 844.840 US$ 166.571 9,2%
    RÁDIO R$ 364.150 US$ 71.952 4,0%
    REVISTA1 R$ 26.154 US$ 5.190 0,3%
    TELEVISÃO ABERTA R$ 3.933.822 US$ 777.779 43,0%
    TELEVISÃO POR ASSINATURA1 R$ 458.596 US$ 90.615 5,0%
    Total R$ 9.144.446 US$ 1.805.294

    Como era de se imaginar, a região sudeste segue liderando as verbas de mídia nacionalmente, com uma pequena variação, de 2022 para cá, de 19,2% para 19,1%.

    REGIÃO Valor Faturado
    (000)
    USD (000) Share (%)
    CENTRO-OESTE R$ 255.397 US$ 50.482 2,8%
    NORDESTE R$ 432.250 US$ 85.303 4,7%
    NORTE R$ 122.588 US$ 24.225 1,3%
    SUDESTE R$ 1.744.486 US$ 344.366 19,1%
    SUL R$ 380.149 US$ 75.122 4,2%
    MERC. NACIONAL6 R$ 6.209.573 US$ 1.225.793 67,9%
    Total R$ 9.144.445 US$ 1.805.293

    O relatório completo pode ser visto no site do Cenp-Meio.

    Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×