• Decreto reorganiza as normas para eventos no Rio, com novas funções para Bernardo Fellows

    O prefeito Eduardo Paes publicou no Diário Oficial do Rio desta quinta-feira, 24/08, as novas normas de funcionamento do setor de eventos dentro da estrutura do município.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    O Decreto nº 53105, de 23/08/2023, que “Dispõe sobre a autorização de eventos em áreas públicas e particulares no Município do Rio de Janeiro”, formaliza as decisões recentes de Paes que extinguiram a Coordenadoria de Promoção de Eventos e amplificaram os poderes de Bernardo Fellows, transformando-o no chefe executivo da nova Assessoria Executiva de Eventos e Grandes Eventos da Cidade do Rio de Janeiro, vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito.

    Caberá ao novo órgão as decisões sobre autorizar ou recusar que um evento seja realizado na cidade.

    Liberada a produção, então, toda a parte operacional — reunindo os produtores com os diversos órgãos municipais, como os responsáveis por policiamento, trânsito, limpeza etc. — e a legalização passam para a RioEventos. Que tem Lara Mansur na Coordenadoria de Licenciamento, reportando-se a Valéria Canuto, diretora de eventos.

    A nova estrutura, porém, ainda não agradou totalmente o setor carioca de marketing promocional/live marketing, por seguir mantendo em órgãos diferentes os processos por que todos os projetos precisam tramitar desde a criação até a sua desmontagem.

    Segundo lideranças com quem a Janela conversou, o pleito dos empresários continua sendo que a Prefeitura carioca tenha, até por conta do potencial turístico e de negócios — portanto, econômico — da área, uma própria Secretaria de Eventos — que poderia ter inclusive o próprio Fellows à frente, já que ele tem a confiança do executivo — com a RioEventos, então, a ela vinculada.

    Simplificar é sempre melhor. Inclusive, sem essa coisa estranha de separar “Eventos” e “Grandes Eventos” na terminologia do órgão. Afinal, quando eles são grandes, eles deixam de ser também “eventos”?

    Para ler o Decreto na íntegra, baixe aqui o Diário Oficial do Município do Rio de 24/08/2023.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Prefeitura do Rio quer desburocratizar a autorização dos eventos na cidade (em 25/01/2023)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×