Agora, o comercial dos 70 anos da Volks, que recriou Elis Regina em IA, alcançou a glória máxima: foi parar no Conar.
Sinal de que a peça, assinada pela agência AlmapBBDO, não só arrancou aplausos de muitos como mobilizou os inevitáveis haters e canceladores das redes sociais. Faltou alguém?
O Conselho de Autorregulamentação está comunicando que “abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha”, motivada por queixa de consumidores.
Segundo o texto do órgão, os insatisfeitos “questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida”, como foi realizado na campanha.
A entidade diz que terá que examinar a denúncia “à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”.
Acontece que, como é novidade, a inteligência artificial não está prevista em nenhuma norma anterior do Conar. Como a recriação de Elis foi autorizada pela própria filha, a cantora Maria Rita, que também participa do comercial, a Janela pode antecipar aqui que, dificilmente, a AlmapBBDO e a Volkswagen receberão algum tipo de reprimenda.
Na reclamação feita pelos consumidores que não gostaram da peça, recriar uma pessoa morta poderia “causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes”.
A representação será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, garantindo-se o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Mas o Conar antecipa que não é tão imediato assim: “em regra, o julgamento é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação”.
Seja como for, o quiprocó terá uma grande utilidade: criará jurisprudência no Conar para situações semelhantes que, com absoluta certeza, veremos daqui para a frente.
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Cambada de gente idiota, burra, imbecis da Internet, é um dos mais bonitos comerciais da TV, mas tem gente que quer aparecer na mídia de qualquer jeito, então procura pêlo em casca de ovo prá poder ser notado. É a mentalidade dos mentecaptos.
Caro Marcio,
realmente essa galera do politicamente correto já está passando de todos os limites do imaginável… é muito “mimimi”, muito blá blá blá e desculpe o português: é muita encheção de saco!!! Uma das peças publicitárias mais lindas que já vi na publicidade brasileira, um show de criatividade e de brasilidade, sem falar na música que parece foi feita especialmente para o comercial!!! E que emoção deve ter sido para a Maria Rita, se ver cantando com sua mãe nesse comercial!!! Abração orgulhoso da Publicidade Brasileira!! João Carlos Navarro
No aniversário de Barra do Piraí, em março deste ano, fiz o texto de uma Coluna que assino utilizando o Chat IA. Apresentei o conteúdo que desejava produzir – ” como barrense, o que espera a mulher no futuro da sua cidade? Com 3.547 caracteres com espaço, o texto ficou pronto em cerca de 30 segundos. Revelei aos leitores sobre a experiência e alertei sobre os perigos do uso da inteligência Artificial. E, de fato, é uma perigosa ferramenta da modernidade. Quanto ao comercial em questão, não vejo problema. 1º, como prevê o Art. 1º do nosso Código Penal, não há crime sem lei anterior que o defina. 2º, se fosse uma sósia humana da Elis protagonizando o comercial, seria antiético? 3º, houve expressa concordância da filha, herdeira e sucessora da nossa querida e saudosa “pimentinha”.
Creio que as entidades de Comunicação, Publicidade e Marketing já devem ir se preparando para discutir a influência da IA na atividade…!
Que sorte a do Nat King Cole e sua filha Natalie Cole terem nascido ANTES desta perturbação que são as “redes sociais” !
Essa turma “inevitáveis haters e canceladores das redes sociais” não tem o que fazer mais, não? Estão procurando pêlo em ovo. Vão pentear macacos!
Inacreditável! Me faz lembrar quando queriam proibir a venda de produtos açucarados nos supermercados para depois servirem brigadeiros e algodão doce nas festas infantis. Nas proibições que desejavam transformar em lei, por espaços com produtos “indesejáveis” não poderia haver a circulação de menores de 12 anos, vale dizer, os comerciantes deveriam cobrir as prateleiras de ovos de páscoas como se fossem sex shops. Agora a IA não pode recriar pessoas falecidas na propaganda, mas o que dizer dos templos religiosos, dos mausoléus de pessoas importantes, dos velórios longos das celebridades? Poderiam simplesmente dizer para esses sensores que a morte faz parte da vida. E não perder mais tempo.
Será que a família do Belchior liberou tbm o uso de imagem dele. Na estampa da camiseta na minutagem 1:00? rs…. Quase um Che Guevara, mas foi um Chi mesmo.
Acho um bom tema para abrir o debate de regulamentação.
Será que no cinema as pessoas acham tbm que as pessoas estão vivas novamente?
Adorei a campanha e imagino a emoção da Maria Rita ao ser consultada sobre a campanha, depois produzindo e vendo na rua.
Essa campanha é daquelas que a gente fala que gostaria de ter criado. Parabéns ao talento de toda a equipe envolvida.
Me fez chorar, só de pensar na possibilidade de “vivenciar” a sensação de mais uns minutinhos com a minha mãe…..
quem não gostaria de poder ter esse mesmo privilégio?
Olá Márcio. sou leitor assíduo da sua janela. Parabéns.
Concordo que a peça da AlmapBBDO conquistou a glória ao ir parar no CONAR. Fazia tempo que não via uma peça publicitária como nos bons tempos, sendo comentada em todo o Brasil, em todas as classes e grupos. Esse mimimi é sinal que atingiu todo mundo, mesmo.
Propaganda de boa qualidade é pura emoção, e não razão.
Ouvi gente querendo ter a “certeza” se a falecida iria ,ou não, gravar a cena, caso estivesse viva… difícil né?
Parabéns à AlmapBBDO e parabéns pela Janela Publicitária.
Abraços
Juarez Beltrão – Florianópolis – SC