A campanha #DesmonetizaJovemPan, movida nas redes sociais pela organização Sleeping Giants Brasil, encerra o ano de 2022 próxima de ter alcançado 10 anunciantes prometendo retirar seus comerciais e banners das plataformas da rede Jovem Pan.
Entre estas empresas, Burger King Brasil, iG, Lojas Renner, Natura, Oi, Ponto Frio, Quinto Andar e TIM Brasil.
Mas a campanha segue com o “Movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news” correndo ainda atrás de nomes como Amazon, Bob’s, Bradesco, Evino, Fiat, Governo do Paraná, Itaú, Mitsubishi, Samsung, Sprite, TikTok, Trivago e XP.
Todas estas empresas ganham artes personalizadas (como a que ilustra esta matéria, para a Samsung), marcação de seus nomes nos posts, pedidos de compartilhamento aos fãs e mensagens para que retirem sua comunicação, como a que citou a Renner, dizendo: Olá, @Lojas_Renner, tudo bem? O look de milhões que escolhemos para virada do ano perdeu até o brilho depois que encontramos seu anúncio na Jovem Pan. Patrocinar conteúdo nocivo está totalmente fora de moda. Pfv, #DesmonetizaJovemPan!
Vejam algumas das respostas:
Burger King Brasil (@BurgerKingBR)
Oi, @slpng_giants_pt! Agradecemos o alerta. Estamos sempre checando e negativando qualquer eventual programática que possa ter subido no inventário. O anúncio já está desligado. De novo, agradecemos.
iG (@iG)
Esclarecemos que o Portal iG não compactua nem apoia práticas de fake news. Reforçamos nossa crença e compromisso no jornalismo profissional e com a democracia e temos orgulho da independência e credibilidade dos nossos conteúdos.
Natura (@naturabroficial)
Olá, Sleeping! obrigada pelo aviso, viu? já removemos o anúncio. vamos transformar a internet em um lugar mais bonito!
Oi (@oi_oficial):
A Oi não está de acordo com a divulgação de notícias falsas e por esse motivo está revisando a lista de canais de anúncios para providenciar a retirada o quanto antes.
Ponto Frio (@pontofrio)
Valeu por avisar, @slpng_giants_pt! Nós aqui do @pontofrio não compactuamos com a disseminação de notícias falsas e vamos revisar onde estão sendo veiculados nossos anúncios, beleza?
Renner (@Lojas_Renner)
Obrigada pelo aviso, @slpng_giants_pt. Reforçamos que nossos valores são apartidários e que não compactuamos com a propagação da desinformação e do discurso de ódio. Já providenciamos a retirada do anúncio deste canal.
Sleeping Giants presta um grande desserviço a população e a adesão das marcas é uma obscenidade!