Dá para continuar cantando “wacka wacka” depois da derrota do Brasil nas quartas de final? Dificilmente.
Com as emissoras de TV lotadas de comerciais apostando no hexa, como fica a programação de publicidade, agora?
Felipe Heimbeck, diretor de negócios da Rede Globo, revelou à Janela que a emissora, quando fez os planos de comercialização para os patrocínios da cobertura da Copa, ofereceu aos clientes a possibilidade de ter material para eventuais Planos B, ou seja, para o Brasil deixar a competição. E essa troca acontece automaticamente.
Mas Heimbeck lembra que muitos anunciantes desenvolveram seus trabalhos apostando em brasilidade, não necessariamente falando em hexa e, com isso, não precisarão trocar seus comerciais.
Na WMcCann, a agência já recebeu a orientação da GM para seguir na previsão do Plano B, mudando o material publicitário para conter menos referências ao time verde e amarelo.
Na Band, em São Paulo, Djalma Correa adiantou que, até o momento, a emissora não recebeu qualquer solicitação, mas acredita que estas demandas acontecerão. E a própria agência interna da rede já estava pronta para criar alternativas aos clientes que solicitassem.
Enquanto isso, os criativos Gustavo Bastos e Sérgio de Paula, que não vinham perdendo oportunidades na Copa para seus clientes, também garantiram presença na eliminação do Brasil.
De Paula já perguntou ao Brasil se o Sinaf está pago. E Gustavo Bastos aprovou com seu cliente uma peça sugerindo que, pelo menos, ainda dá para torcer contra a Argentina.
A reação dos anunciantes, se não deu tempo de chegar à mídia, está se fazendo presente nas redes sociais, como o Twitter.
A Sadia se manifestou:
Torcemos, vibramos e acreditamos juntos. Nosso orgulho continua gigante porque fazemos parte da maior torcida do mundo. Obrigado, Brasil! 💚💛 pic.twitter.com/7xbImjvLLp
— Sadia (@sadia) December 9, 2022
A Brahma, uma das que mais investiu na ideia do Hexa, até mesmo trocando seu nome no Twitter para Brahmexa lamentou ter que voltar atrás.
Nunca doeu tanto ter que mudar o nome do perfil.
— BRAHMEXA (@BrahmaCerveja) December 9, 2022
Também da Ambev, o Guaraná Antarctica aproveitou as suas embalagens criadas para a Copa, com o canarinho pistola deixando escorrer uma gota como se fosse uma lágrima.
A gente entende o sentimento, torcida. Estamos juntos. Guaraná Antarctica. Patrocinador oficial da torcida brasileira em todos os momentos. Até nos mais chatos. pic.twitter.com/4XcGgFYgzg
— Guaraná Antarctica (@guarana) December 9, 2022