Mesmo com a Covid-19 tendo saído da pauta da mídia e das preocupações da população, nenhuma empresa se dispôs, por mais um ano, a patrocinar a Árvore do Rio — a antiga Árvore de Natal da Lagoa — em 2022.
Em setembro, a Janela havia anunciado que a Dream Factory, empresa do Grupo Dreamers que responde pelo projeto, esperava ter um patrocínio confirmado ainda em outubro. Mas o deadline para viabilizar a produção no final de novembro chegou e ela foi obrigada a desistir.
Roberta Kelab, CEO da Backstage, empresa que cuida da produção desde 1996, lamenta também a perda econômica para o município do Rio causada pela ausência da Árvore mais uma vez. “A cada ano, a gente mobiliza pelo menos 1.200 empregos diretos com a realização da Árvore de Natal, seja com os envolvidos com a cenografia, as instalações elétricas e muitas outras atividades. Até mesmo os pescadores da Lagoa são contratados durante o período, gerando uma renda adicional importante para eles”, comentou Kelab, lembrando ainda dos negócios indiretos que o evento gera, com os ambulantes que ficam no entorno da Lagoa.
De 1996 a 2015, a árvore foi patrocinada pela Bradesco Seguros. Depois da interrupção em 2016 e 2017, a Árvore retornou em 2018 com o apoio da Petrobras, da operadora TIM e da 99 Taxi. Em 2019, o patrocínio foi exclusivo da Light.
Consultada sobre o cancelamento, a Dream Factory informou que, para 2023, desenhou um projeto mais robusto, com novas ações, além da Árvore, ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, prevendo mais tecnologia e interatividade com o público. “Já estamos em conversas com o mercado, visando anunciar em breve o que será”, informou a empresa.