• Prefeitura cancela publicidade em bancas da Zona Sul do Rio

    Alto Impacto - Banca - Visconde de Piraja

    Seis bancas de jornais tiveram sua autorização de exibir publicidade em telas de led cancelada esta segunda-feira, 29/08, por decisão da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

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    O cancelamento foi publicado no Diário Oficial da cidade e afetou duas bancas de Ipanema — inclusive a da badalada esquina da Visconde de Pirajá com Garcia D’Avila) e quatro de Copacabana. Todas elas com a publicidade sendo explorada pela exibidora Alto Impacto.

    Em resposta a demanda da Janela, a SEOP informou que “a motivação foi um parecer da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) e também motivo de conveniência e oportunidade na concessão/renovação das mídias”.

    A Janela já havia registrado que a Prefeitura do Rio vinha buscando combater a exibição de publicidade em bancas de jornais desativadas, o que configuraria publicidade irregular. Mas o cancelamento de bancas ativas não tem sido uma atividade frequente.

    Empresa vai recorrer

    Estas seis bancas, diz o diretor da Alto Impacto, André Monteiro, em conversa com a Janela, estavam em funcionamento desde setembro de 2021, quando tiveram sua instalação autorizada pela própria Prefeitura do Rio de Janeiro. Que, inclusive, recebeu o pagamento de todas as taxas relativas a elas. E, em janeiro de 2022, conta o executivo, a Alto Impacto deu entrada no processo de renovação das autorizações, sem receber qualquer resposta até hoje, em agosto.

    Monteiro, que se declarou surpreso com a atitude da SEOP, antecipa que irá recorrer na esfera administrativa e na própria Secretaria para reverter a decisão. “É uma questão de bom-senso”, declarou o executivo, lembrando que a publicidade digital, em painéis de led, vem tomando o lugar das placas estáticas em todas as grandes cidades do mundo.

    “Não há nenhum estudo conclusivo, em qualquer país, de que a publicidade em led possa causar acidentes”, rebate o diretor da Alto Impacto. Que ainda encerra levantando um argumento: “Gostaria, então, que a CET-Rio me provasse, com seus dados, que, de setembro de 2021 para cá, aconteceram mais acidentes de trânsito nos pontos em que estas bancas estão instaladas do que nos anos anteriores, quando exibíamos painéis estáticos. Se os números não confirmarem, ficará claro que a publicidade em led não causa qualquer impacto viário, como temos afirmado”.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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