Novas agências da Petrobras, com contratos recentemente assinados, a Ogilvy e a Propeg souberam esta semana como terão que disputar os jobs internamente na petroleira.
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A estatal, como já fez em outras oportunidades, publicou um edital definindo a forma com que realizará a divisão da conta, até com preocupação de que ambas consigam se remunerar justamente.
Essa é uma questão que ambas as agências ainda estão querendo entender, por conta do novo momento que vive a empresa, com seguidas trocas de comando.
Na Propeg, seu CEO Vitor Barros revela que não tem previsão de novas contratações, considerando que a agência no Rio já vinha atendendo a Petrobras, como vencedora da concorrência de 2017, juntamente com a DPZ&T. “A equipe vem funcionando bem, sob o comando de nossa diretora Alice Cidaco, não há por que mudar”, informou o executivo à Janela.
E na Ogilvy, quem estará à frente da conta é Luis Carlos Franco, que já havia dirigido a Ogilvy Rio por muitos anos, até a redução do escritório em 2018. Franco, que devido à sua atuação na agência chegou a receber o título de Publicitário do Ano do Colunistas Rio, em 2015, adiantou a Janela que, neste primeiro momento, a operação seguirá contando com profissionais com que a empresa, através de sua matriz paulista, trabalha na cidade, em um formato híbrido. Mas que nada impede que, entendendo melhor as demandas que terá a Petrobras, a Ogilvy possa voltar a ter uma estrutura mais robusta no mercado carioca.
Veja a seguir o edital publicado pela Petrobras no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 10/08/2022.
GERÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROMOÇÕES
EDITAL
PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO INTERNA ENTRE AS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA CONTRATADAS PELA PETROBRAS
1. Campanhas Publicitárias com investimento a partir de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais): será realizada uma concorrência interna, salvo na hipótese de a ação decorrer de iniciativa de uma das agências ou em caso de reaproveitamento de linha criativa aprovada anteriormente.
1.1. A Petrobras poderá, a seu critério, estabelecer divisão da execução da verba entre as agências. A agência responsável pela campanha ficará com o maior percentual de autorização de mídia. O percentual destinado à cada agência será definido pela Petrobras antes da autorização da campanha.
2. Campanhas publicitárias com investimento inferior a R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais) e os projetos de veiculação em mídia, independentemente do valor: seguirão os critérios abaixo, que serão aplicados em ordem eliminatória:
2.1. Iniciativa da agência: em casos em que uma das agências sugira uma ideia ou ação por iniciativa própria, esta deve ser a agência a executar o trabalho.
2.2. Reaproveitamento de linha criativa: nos casos de continuidade de uma linha criativa aprovada anteriormente, a agência que originalmente concebeu a ideia prosseguirá desenvolvendo o trabalho.
2.3. Experiência Temática: no caso de o trabalho abordar um tema sobre o qual a Petrobras avalie que uma das agências possui maior experiência e domínio, esta será selecionada.
2.4. Gestão de Projetos de Mídia: em casos de renovação de projetos de mídia, a Petrobras poderá, a seu critério, manter a autorização do mesmo pela agência responsável pelo projeto em período anterior.
2.4.1. Nos casos em que os projetos de mídia sejam de valores superiores a R$ 25.000.000,00, o montante será dividido igualmente entre as contratadas.
2.5. Equilíbrio de Verba Consumida: se, no momento da seleção, uma das agências estiver com a realização contratual inferior a 30% do total autorizado pela Petrobras (com base nas autorizações emitidas), será selecionada a agência com menor execução contratual.
2.6. Equilíbrio de Volume de Trabalho: caso uma das agências esteja com volume de trabalho muito superior, a Petrobras convocará a outra agência para assumir o trabalho.
2.7. Classificação na Licitação: nos casos em que nenhum dos itens acima seja aplicável, o trabalho será direcionado à agência classificada em 1o lugar na licitação que deu origem ao contrato vigente.
MARIANA RIBEIRO BIELER
Gerente Setorial de Publicidade e Mídia |
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Marcio Ehrlich
Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.