Dois erros da comissão de licitação para a maior conta corporativa da história do país — R$ 60 milhões anuais do Ministério das Comunicações (MCom) –, acabaram atrasando o andamento do processo que escolherá a agência responsável por promover o governo Bolsonaro no exterior.
Primeiro, publicaram a ata com o escaneamento ilegível da página 11. Com a ata precisando ser republicada, o MCom teve que prorrogar o prazo final para a apresentação de recursos.
Depois, descobriram que duas notas que eram da agência Weber Shandwick (S2 Publicom) foram lançadas na planilha como sendo da FSB. E vice-versa.
E isso tudo devidamente testemunhado e assinado, não só pelos membros da comissão, como de um integrante da Controladoria-Geral da União (CGU), consultores do MCom e representantes das duas agências envolvidas e da Approach, a terceira participante da disputa.
Resultado: tudo o que aconteceu no último dia 26/01, quando os envelopes apócrifos da Concorrência 02/2021 foram abertos e os autores das propostas revelados, ficou cancelado. O MCom teve que publicar nesta quarta, 02/02, a convocação de uma nova reunião apenas para oficializar as notas certas nos seus devidos lugares.
Na verdade, o erro não vai alterar em nada o resultado. Pelo contrário. A FSB, que já está em primeiro, terá uma vitória ainda mais folgada. Acontece que a Weber Shandwick, que na pontuação final havia ficado com 81,01 pontos, 4,68 abaixo dos 85,69 da FSB, vai cair ainda mais, passando a ter menos que 80 pontos. Com isso, ficará automaticamente desclassificada, junto com a Approach e seus 77,84 pontos.
ATUALIZAÇÃO EM 07/02/2022
Após a confusão criada pela Comissão de Licitação, concedendo notas para a Weber Shandwick (S2 Publicom) que deveriam ter ido para a FSB, as agências foram convidadas a comparecer este dia 07/02/2022 para receber a informação correta, que ficou desta forma:
Empresa | Plano de Comunicação | Capacidade de Atendimento | Relatos de Soluções de Comunicação | Total |
FSB | 68,6 | 18,3 | 4,7 | 91,5 |
Weber Shandwick | 58,1 | 13,0 | 4,1 | 75,2 |
Approach | 55,5 | 17,6 | 4,8 | 77,8 |
Como citamos acima, com esses números, tanto a Weber quanto a Approach ficaram abaixo de 80 pontos e foram consideradas desclassificadas.
(Foto de Bolsonaro pelo Correio Braziliense)
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