É muito raro mas acontece. A Comissão de Licitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aceitou os argumentos da agência Cálix e subiu a sua pontuação na fase técnica da licitação que definirá as duas agências responsáveis pela conta de R$ 55 milhões do órgão.
Como resultado, a Calia, que estava no segundo lugar, mesmo sem ter tido a sua nota alterada, acabou sendo superada pela nova pontuação da Cálix, que agora está mais próxima de dividir a conta com a Nacional, primeira colocada desde o início do processo.
Em conversa com a Janela, Marcello Lopes, sócio da Cálix, explicou que seu recurso só foi possível porque, nesta concorrência, os jurados agiram corretamente, com justificativas objetivas para seus votos. “Temos que parabenizar a subcomissão técnica, que não fez avaliações vagas como ‘a agência não atendeu o briefing’, que é o que gera tanta negativa aos recursos das agências. Acho que conseguimos, com isso, rebater objetivamente os pontos em que fomos menos pontuados e a submissão concordou em melhorar nossas notas”, declarou o executivo.
A nova pontuação ficou assim:
# | Agência | Inv.01 | Inv.03 | Total |
1º. | Nacional | 53,40 | 39,33 | 92,73 |
2º. | Cálix | 50,8 | 38,46 | 89,53 |
3º. | Calia | 49,23 | 39,66 | 88,89 |
4º. | Fields | 50,17 | 38,3 | 88,47 |
5º. | Nova/SB | 46,66 | 38,66 | 85,32 |
6º. | Propeg | 45,56 | 39 | 84,56 |
7º. | CC&P | 46,33 | 37,46 | 83,79 |
8º. | DeBrito | 46,16 | 35,2 | 81,36 |
9º. | Lua | 44,73 | 32,96 | 77,69 |
Desclassificada | Escala | 38,63 | 36,26 | 74,89 |
Desclassificada | RP | 41,73 | 24,06 | 65,79 |
Desclassificada | Brado | 34,76 | 30,76 | 65,52 |
Outra novidade na reavaliação da Comissão de Licitação foi o retorno da Fields para o grupo das classificadas.
A agência havia sido retirada do grupo, a despeito de sua boa pontuação, porque a subcomissão técnica foi no preciosismo de analisar o tamanho da margem na proposta da agência, critica antiga do setor. A agência entrou com recurso contra a burocracia e acabou de volta ao processo.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• MDR pontua Nacional e Calia na frente da sua conta de R$ 55 milhões (em 25/10/2021)
• MDR atrai 12 agências para sua concorrência de publicidade (em 27/09/2021)
• MDR abre licitação de publicidade com verba de R$ 55 milhões (em 09/08/2021)