O próprio presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Mario D’Andrea, criou o comercial que a entidade está assinando para valorizar a ciência, se contrapondo a todas as correntes negacionistas que infestam o país.
Com o tema “Vacina Salva”, a peça coloca uma vacina na primeira pessoa, narrando e falando da sua “mãe”, a ciência, e sobre os vários nomes que fizeram pesquisas na área, como Oswaldo Cruz, Marie Curie e Alberto Sabin.
No final, propõe que o espectador “não dê ouvidos a quem não entende a ciência”.
O comercial também é assinado pela Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Medicina, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Mario D’Andrea diz que a Abap tem como missão fundamental combater as fakes news. “Fica claro para nós que a falta de informação da população é a maior doença da sociedade moderna”, lamenta o publicitário, para justificar a importância de se valorizar o trabalho dos cientistas.
A campanha está entrando no ar na internet, TVs, rádios e OOH, com o apoio gratuito de vários profissionais da agência DPZT e da produtora S de Samba.
PUBLICIDADE
Ficha técnica
Título: Vacina Salva
Criação: Mario D’Andrea
Produção RTV: Ducha Lopes e Adriana Marinho / DPZ&T
Montagem: Marcelo Fubah / Flux
Finalização: Bruno Ferrari / xMIco-Royal Motion Experience
Produtora do áudio: S de Samba
Direção: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
Produção: Pedro Caldas e Diego Guimarães
Locução: Drica Pavan
Finalização: Antonio Arruda e Flavio Godim
Atendimento: Adriana Samara
Banco de imagens: Shutter, Getty, Agência Brasil/EBC e Arquivo FioCruz