Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/AGO/2006
Marcio Ehrlich

 

Ministério Público começa nova caça às bruxas no Rio

Como se estivesse aproveitando o começo da campanha política, o Ministério Público do Rio de Janeiro decidiu desenterrar exatamente esta semana um defunto de 11 anos atrás, a relação entre o Governo Marcelo Alencar e o publicitário Duda Mendonça, levando de roldão os dirigentes das 7 agências que haviam sido escolhidas por concorrência para cuidar da conta do estado: Artplan, Cláudio Carvalho, Contemporânea, Cult, Década, Giovanni e Pubblicità.
Além dos sócios destas agências, o MP denunciou o ex-coordenador geral de divulgação do governo, Jomar Pereira da Silva e Deodônio Cândido de Macêdo Neto, que também atuava na comunicação do Governo Marcelo Alencar, ligado ao filho de Marcelo e então secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Alencar. Estes três estão sendo acusados de beneficiarem a Duda Mendonça, obrigando as sete vencedoras da concorrência a assinar contrato com a A2CM, nome da agência que Duda abriu no Rio na época, sob a direção do baiano Armando Corrêa Ribeiro.
Jomar Pereira informou à Janela que ainda não recebeu qualquer notificação judicial, tendo tomado conhecimento da notícia pela imprensa. De acordo com ele, este assunto já havia sido julgado em Brasília, com as partes absolvidas. Por essa razão, o publicitário prefere não se manifestar sobre a nova denúncia, antes de tomar conhecimento do teor do documento atual.

RELEMBRANDO O CASO
A relação de Duda Mendonça com o Governo Marcelo Alencar nunca foi sigilosa para o mercado publicitário. Alencar, do PSDB, chamou Duda para cuidar da sua estratégia de marketing. Para isso, o publicitário montou, na Torre do Rio Sul, a sua agência, que passaria a assinar a criação de todas as peças a ser veiculadas pela comunicação oficial do estado. Como a Duda não podia ser contratada diretamente pelo governo, coube a Deodônio Neto articular acordos entre aquelas agências e a A2CM, de forma a remunerar Duda pela criação.
Estes acordos chegaram a ser efetivados com a maioria das agências (houve quem recusasse), mas no primeiro processo movido pelo Ministério Público sobre o caso, as agências mostraram que, na negociação, não houve prejuízo para o estado, já que os serviços prestados pela A2CM foram remurados pelas comissões que elas tinham a receber pela veiculação das campanha e não por faturamentos adicionais ao erário público.

Lula Vieira troca agência por cliente e entra na Ediouro

Lula VieiraConfirmando a informação publicada em primeira mão pela Janela em 18 de julho último, o criativo Lula Vieira trocou mesmo a área de agências de publicidade -- onde atuava há cerca de 40 anos -- pela de cliente, assumindo, aos 59 anos, a direção de marketing de uma empresa anunciante do Rio: a Ediouro, uma das maiores empresas do mercado editorial brasileiro. A notícia foi confirmada esta quarta-feira pela coluna "Ancelmo Góis", do jornal O Globo, e desmente as versões que chegaram a circular na imprensa de que o publicitário estaria indo para o escritório carioca da agência Giacometti.
Lula foi redator e diretor de criação das agências JMM, J.Walter Thompson e SSC&B:Lintas até fundar a V&S em 1982 junto com Valdir Siqueira. Em 1991, recebeu, do Prêmio Colunistas Rio, o título de Publicitário do Ano, também conferido pela Associação Brasileira de Propaganda-ABP nos anos de 1998 e 2004.

Publish destaca a fotografia de Mauro Risch

A edição deste mês da revista Publish, uma das publicações mais conceituadas da área de editoração eletrônica, traz como matéria principal o trabalho do fotógrafo carioca Mauro Risch, do estúdio Artephoto.
A própria capa já mostra uma foto de Risch para a campanha da Rio Ka para o cliente IRB-Brasil Re. Aliás, são dele também as fotos da campanha do Prêmio Colunistas 2006, criada pela agência DPZ-Rio.
Mauro Risch é fotógrafo comercial desde 1983 e desde então tem conquistado inúmeros prêmios na área de publicidade. Em 1992 e 1993, sua Artephoto foi escolhida o Estúdio de Fotografia do Ano do Prêmio Colunistas Produção. Seu site fica em www.maurorisch.com.br.

Leitor da Janela ganhará bolsa em Workshop de Pesquisa

O Grupo de Atendimento e Planejamento (GAP-Rio) está oferecendo uma bolsa em seu Workshop de Pesquisa, que acontece no próximo sábado, 26 de agosto.
Para concorrer, o interessado deverá enviar um e-mail para violak98@yahoo.com, até 23 de agosto, com seus dados para contato e sua opinião -- com o máximo de 10 linhas -- sobre "A Importância da Pesquisa na Comunicação de Marketing".
O vencedor do melhor texto, segundo a diretoria do GAP-Rio, estará isento da taxa de inscrição no Workshop.

CCRJ abre inscrições para Web no Melhor do Rio

Marcado para acontecer dia 25 de novembro, o festival Melhor do Rio, promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) começa a julgar este ano peças de Internet.
O valor da inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00 dependendo da categoria em que a peça seja inscrita: Sites (Institucionais e Produtos/Promocionais), Propaganda Online (Peças e Campanhas), Ação Viral, Games, Outros Formatos e Cases.
O prazo de inscrições está próximo. Vai só até 29 de agosto. O regulamento está em www.ccrj.com.br.

Agências cariocas ganham vantagem na Unimed-Rio

O Sindicato de Agências do Rio de Janeiro (Sinapro-RJ) fechou um acordo com a Unimed-Rio para oferecer planos de saúde especificamente para agências associadas e em dia com a entidade, com uma vantagem econômica sobre a tabela usual deles para grupos até 50 vidas.
Segundo o presidente do Sindapro-RJ, Glaucio Binder, a grande vantagem desta proposta é que "agência menores, com nenhuma possibilidade de ter um grupo substancial de vidas para ganhar melhores negociações, tem agora uma alternativa".
Binder ressalva que a negociação também valerá, apenas com diferentes faixas de desconto, para as agências com mais de 50 vidas. O site do Sinapro-RJ, com os dados para contato, fica em www.sinapro-rj.com.br .

Rio tem Almeida no júri de Gramado

A assessoria de imprensa da Quê Comunicação está informando que o diretor de criação da agência, Eduardo Almeida, será um dos jurados do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que acontece no dia 31 de agosto na Embaixada Brasileira, em Buenos Aires. Ele participará do júri de Peça de Revistas, entre os dias 15 e 20 de agosto.
O festival, que está em seu segundo ano, é organizado pela Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP). Infelizmente, a divulgação do evento deixa bastante a desejar. Pode ser que outros cariocas também estejam integrando algum júri no festival, mas a informação não estava disponível até o fechamento desta matéria.

Almoço de agosto no Estrela já está agendado

Se você achou que agosto foi um mês pesado ou se quer, pelo menos, que setembro seja mais leve, coloque uma roupa branca e apareça na última sexta-feira do mês, 25 de agosto, na Churrascaria Estrela do Sul do Rio Plaza Shopping, para o próximo almoço mensal dos publicitários cariocas.
A roupa branca tem uma explicação. O produtor Antônio Carlos Accioly, promoter do encontro, está prometendo colocar nada menos que umas baianas na porta do Estrela para garantir os bons fluídos para todo mundo que comparecer, seja filho de Oxalá ou não acredite em nada disso. "Vai ser o Almoço do Descarrego", anuncia o Cacalo.
O almoço de julho foi um enorme sucesso, como mostrou a Janela, que está apoiando o encontro. O de agosto se antecipa ainda maior. Accioly já soube que tem uma galera que trabalha na Barra e vai alugar uma van para facilitar a ida e a volta para a churrascaria. Será prudente, portanto, fazer reservas com o Luciano, pelo telefone (21) 2275-6280. Mais uma vez, para os publicitários, o preço do rodízio sairá por R$ 27,90, em vez dos usuais R$ 44,00.

Votação escolhe júri do Melhor do Rio

O Clube de Criação do Rio de Janeiro - CCRJ divulgou, este fim-de-semana, o resultado da sua votação para a escolha dos jurados que analisarão as peças inscritas no Festival Melhor do Rio 2006, que se realizará em Búzios no próximo dia 25 de novembro.
Segundo Flávio Medeiros, presidente do CCRJ, o clube carioca decidiu seguir o modelo do Clube de Criação de São Paulo de formar o júri por voto dos associados para democratizar mais o concurso.
Os 16 escolhidos foram: Alexandre Motta (NBS), Álvaro Rodrigues (Agência3), André Lima (NBS), Carlos Di Célio (F/Nazca S&S), Eduardo Almeida (Quê), Felipe Rodrigues (Giovanni FCB), Francisco Lucchini (Quê), Fred Moreira (F/Nazca S&S), Gustavo Bastos (11|21), João Bosco (Contemporânea), Luis Cláudio Salvestroni (Agência3), Marcelo Giannini (Publicis), Marcos Hosken, Paulo Castro (Staff), Roberto Vilhena (Artplan) e Toninho Lima (McCann).
De acordo com Medeiros, a presença de agências com dois profissionais no júri estava prevista no regulamento.

Mangueira recebe a DM9 em sua feijoada

A parceria entre a DM9DDB-Rio e a Mangueira foi comemorada em grande estilo este sábado, quando a escola de samba recebeu a equipe da agência e seus convidados para a tradicional feijoada que sempre lota a quadra da agremiação com gente vinda de todo o Rio de Janeiro.
Empolgado com a festa, Sergio Valente já passou um job para André Silveira: ele quer alugar um camarote na quadra para poder levar quando quiser novos convidados da DM9, até o Carnaval de 2007.
Com o verde-e-rosa colorindo a festa e a cabeleira de Ivo Meirelles, vejam aí alguns dos presentes no encontro.

  Chico Abreia, Ivo Meirelles e Sérgio Valente
Leo Ehrlich, Carol Porto, Leo Conrado e Tiago Vieira. Helena Addor, João "do Brinco" Mosterio, Monique Ferreira e André Silveira

Reforços do Mercado

Binder/FC+G (Rio - RJ) - Henrique Badke é o novo contratado para a área de atendimento, responsável pelas cervejas Cintra e Mulata. Antes de ingressar na Binder/FC+G, Badke atendeu as contas da Fanta, Sprite e Castrol, na Ogilvy, e da cervejaria Bavária, na J.W. Thompson. Também foi analista sênior de Propaganda das marcas Fanta, Coca-Cola light e Sprite, na Coca-Cola, gerente de Merchandising da Antártica e assistente de Marketing da AMBEV. (11/08/2006)