Lula Vieira
pode trocar agência por cliente
O publicitário Lula Vieira,
que confirmou para a Janela estar deixando a sociedade que tem com
Valdir Siqueira na agência VS, poderá trocar a área
de agências de publicidade -- onde atua há cerca de 40
anos -- pela de cliente, assumindo a direção de marketing
de uma empresa anunciante do Rio. A decisão deverá ser
tomada até o final desta semana, encerrando um suspense que
há quase 15 dias circula pelo mercado publicitário carioca.
A demora deve-se aos compromissos já assumidos por Lula, fora
do Rio de Janeiro, com a campanha eleitoral, para o Senado, do empresário
mineiro Omar Peres, da Organização Panorama de Comunicação.
Além desta alternativa para seu futuro, Vieira estuda o convite
de duas agências de publicidade, uma das quais a Giacometti/Thinkers
e outra que ele prefere não revelar. De acordo com Lula, apesar
de nas últimas semanas ter sido procurado por muitas agências,
estas duas foram as únicas que lhe apresentaram propostas objetivas
e atraentes.
Lula prefere não comentar as notícias que têm
sido publicadas na imprensa especializada a respeito da crise na VS.
"Não tenho lido o noticiário", diz, seguindo
exemplo do seu xará de Brasília. Mas o criativo rechaça
com veemência que estaria rompido com Valdir Siqueira, seu parceiro
há mais de 30 anos, desde que trabalhavam juntos no escritório
carioca da SSC&B:Lintas. "Nós só concluimos
que precisamos partir para caminhos diferentes na área de negócios,
jamais na área pessoal", afirmou.
De qualquer forma, seja qual for o seu destino profissional, Lula
não poderá se desligar tão cedo da sociedade
com Valdir na VS, até que o passivo da agência seja quitado.
Nova Onda abre
em São Paulo com Nobili
Deixando o cargo de diretor de RTVC da Giovanni, FCB no final deste
mês, Charles Nobili parte para uma fase totalmente nova na
sua vida, comandando a sede de dois andares que a produtora carioca
de fonogramas Nova Onda abre a partir de agosto em São Paulo.
O projeto da empresa dos irmãos Wanderlei e Orlei "Passarinho"
Gonçalves de entrar em São Paulo não é
recente. Com tantos criativos cariocas, clientes da Nova Onda, assumindo
cargos importantes nas agências paulistas, fazia todo o sentido
a produtora acompanhá-los naquele mercado.
Em Outubro
de 2004, a Janela publicou nota informando que o projeto estava
em andamento com a ida do produtor Gaúcho para São
Paulo, se associando à Nova Onda. A união não
deu certo e acabou levando mais dois anos para se concretizar. Com
Charles Nobili, os Gonçalves garantem ter encontrado o que
pretendiam: um profissional respeitado na atividade de produção
de RTV e que já trabalhou com grandes nomes como Adilson
Xavier, Fernando Campos e Rynaldo Gondim. Vale registrar que Nobili
também tem no currículo prêmios como diretor
de comerciais. Foi dele o Bronze no Colunistas Rio para "Enfarte",
da GR.3 e Número 4 para Generali Seguros, em 1997.
FAZENDO ONDA NO TIETÊ
A Nova Onda paulista, garante Passarinho, será ainda maior
que a do Rio de Janeiro, com estrutura completa de produção
e gravação. Durante vários momentos do último
mês o produtor esteve em São Paulo contratando diversos
profissionais de outras produtoras para sua equipe. Isso não
impede que trabalhos realizados para as agências paulistas
venham a contar com os talentos cariocas que permitiram à
Nova Onda ser a produtora de fonograma mais premiada do Rio nos
últimos quatro anos.
Cintra investe
no Rio com Mulata
Lançada
há dois meses no Rio de Janeiro, a cerveja Mulata já
está com seu nome conhecido em todo o país, graças
à Internet. O concurso de wallpapers promovido pelo site da
cerveja e criado pela Binder FC+G, agência da Mulata, atraiu
também participantes de outras partes do Brasil, como Brasília,
Porto Alegre, Recife e São Paulo.
Apesar disso, o vencedor foi o niteroiense Henrique Frickman, que
usou o produto como principal elemento e ainda a imagem do Carlinhos
de Jesus cortejando a Mulata (cerveja), criando ciúmes na outra
mulata, a Adriana Bombom. "Ou seja, ele contou uma outra história",
destacou Bob Gueiros, diretor de criação da agência
Binder/FC + G Comunicação, um dos criadores da campanha
da cerveja e que fez parte do júri. Os três primeiros
receberam prêmios como iPod e um kit Mulata. Os melhores trabalhos
estão expostos no site www.cervejamulata.com.br.
AGÊNCIAS CARIOCAS
Produzida pela Cervejaria Cintra (que em 2004 fez concorrência
e entregou a conta da marca principal para a agência paulista
Carillo Pastore), a
Mulata é uma mistura de cervejas clara e escura, que recebeu
investimentos de R$ 2 milhões para seu lançamento,
envolvendo, desta vez, apenas empresas do Rio de Janeiro. Além
da Binder, a Animus para o desenvolvimento do rótulo e a
Indústria Nacional, do designer Bruno Bertani, para um kit
que foi enviado ao público formador de opinião, contendo
latas da cerveja, copos, snacks e um cartão contando a história
e o propósito da cerveja.
Em todas as peças o objetivo foi passar sensualidade e carioquice,
dando grande destaque as formas sensuais da mulata. A Animus também
desenvolveu uma tipologia especial que ajudasse a reforçar
ainda mais está sensualidade.
Pela Animus, criação foi de Diogo Bonaparte, Edwin
Santos, Fabiano Vargens e Marcelo Nitzsche, com direção
de Rique Nitzche. A illustração foi de Diogo Bonaparte
e Edwin Santos. Pela Indústria Nacional, a criação
foi de Bruno Bertani, Paloma Valls, Vitor Borges, Guto Pina e Rodrigo
Erthal.
Maldonado bota
azeitona na empada da Rio Ka
A
rede de fast food Empada Carioca é a mais nova conta da Rio
Ka, escolhida por concorrência. Inaugurada em 2003, a Empada
Carioca conta com 18 lojas no Rio e Grande Rio e uma franquia recém
inaugurada em Brasília.
Do planejamento apresentado pela agência já participou
o publicitário Paulo Maldonado (foto), que no início
deste ano se associou à Rio Ká. Maldonado, segundo seu
verbete na Janelapédia, nasceu em Minas, mas já atuou,
no Rio, em agências como Thompson, Salles, DPZ, Almap e Denison,
durante seus 48 anos de profissão. Além disso, é
escritor com 3 livros publicados, já lecionou comunicação
na PUC-RJ e foi diretor de dois Festivais Brasileiros de Cinema Publicitário,
promovido pela ABP, de cuja diretoria já participou.
Accioly quer
reativar sextas do Estrela
O mercado publicitário carioca tem um encontro marcado na
próxima sexta-feira, 28 de julho, a uma hora da tarde, na
Churrascaria Estrela do Sul do Rio Plaza Shopping (antigo Off-Price).
Quem está convocando o encontro é o produtor Antônio
Carlos Acciloy, da Margarida Filmes, que vai garantir o primeiro chopp
de quem prestigiar a tentativa de voltar a reunir os publicitários
do Rio nos almoços de sexta-feira. Além disso, se identificando
como publicitário, o preço do rodízio sairá
por R$ 27,90, em vez dos usuais R$ 44,00 praticados pela casa. As
reservas podem ser feitas com o Luciano, pelo telefone (21) 2275-6280.
REVIVAL
Os encontros no Estrela do Sul foram muito populares no final dos
anos 90, quando chegava a ser difícil conseguir uma mesa na
área que a churrascaria reservava para as agências, produtoras
e veículos, caso não se reservasse com antecedência.
Só pra se ter uma idéia, a eleição de
André Eppinghaus para a presidência do Clube de Criação
do Rio de Janeiro (CCRJ) foi realizada lá em agosto de 1999.
A promoção já era um revival do gigantesco sucesso
que, nos anos 80, havia tido o almoço de sexta-feira da Churrascaria
Plataforma, inspirada, naturalmente, na tradição paulista
(ao menos na época) de reunir os publicitários na Churrascaria
Rodeio, da Rua Haddock Lobo. No Plata, aliás, nem precisava
se reservar mesa. O clima de confraternização era tão
grande entre os publicitários cariocas que bastava chegar e
sentar com quem já estava lá, se houvesse cadeira vaga.
Como toda moda passa e -- por questões financeiras -- nem
todo mundo no Rio conseguia mais almoçar churrasco com tanta
frequência, os encontros no Estrela foram se esvaziando, tendo
como alternativa, para os mais abonados, as mesas da Majórica,
no Flamengo. Esta casa, porém, não reserva área
para os publicitários, destruíndo qualquer tentativa
de promover o almoço como um encontro da classe.
Missa de Alexander
Tanko será esta quarta, 19
Será esta quarta-feira, 19, a Missa de 7º dia de Alexander
Tanko, que dirigiu durante anos a produtora JB Tanko, que havia
sido fundada em 1969 por seu pai, o croata radicado no Brasil e
diretor de cinema Josip Bogoslaw Tanko. Originalmente produtora
de longas metragens -- como os filmes dos Trapalhões que
J.B. dirigiu -- a produtora passou a produzir comerciais com a JB
TV, fundada por Alexander para realizar trabalhos em videotape,
como comerciais das Sendas etc. Mais tarde tudo foi unificado com
o nome de JB Tanko, em cuja equipe trabalharam os produtores Nilton
Cacheado e Luiz Leitão.
Alexander era engenheiro, foi dono de botequim e motorista de taxi.
Trabalhou também com Manoel Carvalho, da Made For TV.
Em 1993, J.B. morreu e, em 1999, Alexander decidiu deixar o negócio
e manter a JB Tanko apenas para o gerenciamento dos direitos dos
filmes de seu pai. Todos os equipamentos e a estrutura montada da
produtora na Rua Pereira da Silva, no bairro carioca de Laranjeiras,
foram vendidos para Cacheado, Leitão e Juarez Precioso, que
batizaram a nova empresa de CaraDeCão.
Alexander faleceu no último dia 12 de julho aos 53 anos.
A missa será celebrada às 18h, na Matriz do Cristo
Redentor (Rua das Laranjeiras, 519).
Reforços do Mercado
Publicis
Brasil (São Paulo - SP) - Rodolfo
Sampaio junta em Sampa mais dois criativos
que trabalhavam com ele nos seus tempos
do escritório carioca: Antonio "Mega"
Nogueira, que estava na própria Publicis
do Rio e Daniel Leitão, que estava
ultimamente na Almap. Os dois têm
vários prêmios juntos, entre
eles: Leão de prata em Cannes, ouro
no CCSP, Grand-Prix no CCRJ e Grand Prix
pelo festival da ABP. Assumindo o lugar
de Antonio no Rio, entra o redator Rodrigo
Strozenberg (foto à direita), que
vem da DPZ-Rio, tem passagem pela Giovanni
FCB e traz no currículo prêmios
conquistados em edições do
Young Creatives, O Globo, Colunistas e Festival
de Nova York. Rodigo, aliás, era
o redator que, na DPZ-Rio, estava desenvolvendo
a campanha do Prêmio Colunistas 2006,
que já está na mídia.
(20/07/2006)
Agência3 (Rio - RJ) - Ingrid
Lagrotta é a mais nova integrante
da equipe de Atendimento da Agência3.
Com passagens pelas agências Propeg
e Cláudio Carvalho e, como Gerente
de Marketing do Mundo Verde, a Ingrid será
responsável pelo atendimento da Fundação
Getulio Vargas. (17/07/2006)
|