Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/JUL/2006
Marcio Ehrlich

 

Silvio LachtermacherLachtermacher deixa Laxmi

Envolvido com o projeto de lançamento de uma nova revista, o criativo Silvio Lachtermacher (foto) deixou a sociedade na agência Laxmi+, onde estava desde agosto de 2002 (veja nota da Janela), associado a Roberto Azevedo e a George Ellis, que fundou a agência em 1980 para atender o mercado imobiliário.
Segundo comentários do mercado, a saída de Lachtermacher seria reflexo da perda da conta da Gafisa, que concentrou seus investimentos em maio deste ano na Agência3. Na época, em entrevista à Janela, George Ellis chegou a declarar que a operação da Laxmi continuaria normalmente, já que a agência "ainda é a que mantém o maior número de clientes da área imobiliária do mercado carioca". Entre outros, ela atende João Fortes, Canopus e Multiplan.
Para cobrir a função de redator, que Silvio também exercia, a Laxmi trouxe de volta para a sua equipe o criativo Jorge Barros.

11/21 divulga estúdio de tatuagem

Ninguém melhor que o criativo Kito Vilela (foto abaixo e à esquerda), que ostenta diversos piercings e tatuagens em seu próprio corpo, para receber o briefing da campanha do estúdio carioca de "body modification" Art Factory, um dos mais requisitados do Rio.
Em campanha assinada pela agência 11/21, Kito colocou os desenhos na pele como obras de arte devidamente enquadradas por molduras no estilo clássico. O objetivo foi apostar em uma comunicação menos undergroundKito Vilela para este serviço, ao contrário do que é comum entre os concorrentes da Art Factory.
A série de peças teve com direção de criação de Gustavo Bastos, fotografia de Ricardo Pimentel, ilustração de Newton Coutinho, atendimento de Roberta Sanches e aprovação de Camila Monza.

LongPlay deve anunciar Península no Rio

A agência LongPlay, do grupo paulista Newcomm (leia-se Young & Rubicam e Roberto Justus), deve oficializar na próxima semana a conquista de lançamentos imobiliários na Península da Barra, de acordo com comentários que estão circulando no mercado.
A agência está entrando no mercado carioca, em substituição à estrutura da Young & Rubicam, que chegou a anunciar em dezembro de 2005 a vinda do seu diretor Maurício Magalhães para comandar o escritório no Rio de Janeiro. Há algumas semanas, porém, a Young começou a gradualmente esvaziar o seu escritório, com a demissão dos profissionais -- inclusive os de criação -- e o retorno de Magalhães a São Paulo.
A LongPlay foi criada em abril deste ano, tendo como diretores Sergio Prandini e Fernando Luna. Em São Paulo, ela já é responsável por diversos lançamentos imobilitários, assinados pela Cyrela, que, vale dizer, também tem empreendimentos na Península da Barra. Esta seria a segunda conta da agência no Rio, já que, há poucas semanas, ela foi oficializada como vencedora da concorrência para o atendimento da linha Femmina, da DuLoren.

GAP-Rio faz workshop sobre pesquisa

A pesquisa como ferramenta para orientar o planejamento, buscar respostas e apontar caminhos para a estratégia de comunicação.
Este é o tema do próximo Workshop GAP, que acontece no dia 26 de agosto, sábado, das 9 às 13 horas, dentro da série Ciclo de Workshops GAP.
Quem ministra o workshop é a diretora geral da Mediator Pesquisa, Andrea Freire. "O aspecto mais importante do workshop é a oportunidade de contato mais próximo com os processos de uma pesquisa, que é uma forma de subsidiar importante decisões, planejamentos estratégicos e orientar caminhos a ser tomados pelo cliente", explica Andrea.
O uso da pesquisa, na visão de Andrea, é uma maneira profissional das empresas testarem suas hipóteses, embasarem seus feelings e monitorarem a satisfação, anseios e necessidades do consumidor/cliente, buscando contínua renovação / atualização e bom posicionamento em cada mercado.
O workshop se propõe a orientar estudantes da área, jovens profissionais ou profissionais já experientes em busca de reciclagem sobre:
• As etapas que envolvem uma pesquisa
• Os métodos mais adequados ao seu objetivo
• Em que a pesquisa pode ajudar a você ou a seu cliente.
• Que tipo de pesquisa e quando recomendar.
• Como testar conceitos, embalagens, nomes, marcas ou como realizar um blind test?
• Pré-teste, recall, avaliação de comunicação
• Como pesquisar imagem de marca
• Tamanho de amostra, como definir.
• Métodos de coleta de informações
• Como contratar uma pesquisa.
“A proposta é dar embasamento para que o contratante possa discutir e expôr de forma mais produtiva e menos leiga as suas necessidades de pesquisa, tendo algum conhecimento que viabilize essa parceria instituto e contratante, evitando que essa relação se torne impositiva e unilateral, chegando assim, a um resultado correto dentro do objetivo a ser alcançado”, explica Andrea.

DATA: Sábado, 26 de agosto de 2006, das 9 às 13 horas
LOCAL: Hotel Marina Palace - Av.Delfim Moreira, 630 - Leblon
INVESTIMENTO: R$ 45,00 (inscrição avulsa) Quem já participou de qualquer um dos outros workshops do GAP, assim como empresas que inscreverem três ou mais funcionários, têm desconto de 12%.
INSCRIÇÕES: Apenas para os cadastrados no site do GAP (www.gaprj.com.br).
Para se inscrever, após cadastro no site, acesse a área FALE CONOSCO e envie uma mensagem com seus dados, selecionando o assunto INSCRIÇÃO WORKSHOP GAP.

Estrela reúne constelação de publicitários

O título dessa matéria pode ser brega mas depois da tarde divertida desta sexta-feira na Churrascaria Estrela do Sul não dá pra fazer pose de sério.
A iniciativa do publicitário Antônio Carlos Accioly, da Margarida Filmes, com apoio da Janela Publicitária, bombou sem qualquer possibilidade de dúvidas. Como nos áureos tempos, dezenas de publicitários cariocas se reencontraram para o almoço de sexta-feira, lotando todas as mesas da ala direita da churrascaria do Rio Plaza Shopping.
Para que o que foi bom não dure pouco, a idéia agora é que a reunião se repita em toda a última sexta-feira do mês, o que já permitiria ao mercado reservar o dia 25 de agosto para a próxima farra do boi.
As fotos abaixo são do próprio Accioly, exceto aquelas em que ele aparece, é claro. Infelizmente, muita gente acabou ficando sem registro fotográfico. Mas , para quem perdeu o encontro, já dá para dar uma idéia da curtição de quem foi.
Como um serviço da Janela a seus leitores, até o final de agosto todas as fotos abaixo estarão linkadas a imagens em uma resolução um pouco maior, guardadas no nosso servidor, disponíveis se o seu browser estiver configurado para utilizar ftp. É só clicar, exibir e salvar como quiser no seu computador.
Clube do Bolinha: Marcelo Gorodicht, Sérgio Cardoso, Duda Moncalvo, Marcio Padilha, Marcio Ehrlich, Antonio Carlos Accioly e Marcos Silveira Clube da Luluzinha, ou melhor, Clube da Margarida
Clube do Bolinha: Marcelo Gorodicht, Sérgio Cardoso, Duda Moncalvo, Marcio Padilha, Marcio Ehrlich, Antonio Carlos Accioly e Marcos Silveira Clube da Luluzinha, ou melhor, Clube da Margarida
Sem dúvida, tem muito homem nessa profissão... Eliana Sá, Alexandre Motta, Antônia Zobaran. e Renato Jardim
Sem dúvida, tem muito homem nessa profissão... Eliana Sá, Alexandre Motta, Antônia Zobaran. e Renato Jardim
   
Socorro Machado e Zippo Pereira
Priscila Serrra Socorro Machado e Zippo Pereira
Carlão Ao centro, Fred Moreira
Ale Motta, Sérgio Cardoso e Duda Moncalvo Gatão, Flavio Medeiros, Alexandre Salgado
Ale Motta, Sérgio Cardoso e Duda Moncalvo Gatão, Flavio Medeiros, Alexandre Salgado
Líbero Saporetti Gustavo Bastos, Jorge Falsfein
  Lúcia Novaes e Rudi "Foguinho" Lageman
Rudi "Foguinho" Lagemann, Antonio Carlos Accioly, Rafael Genu e Marcos Apóstolo
Rudi "Foguinho" Lagemann, Antonio Carlos Accioly, Rafael Genu e Marcos Apóstolo Fred Moreira, Alexandre Motta
Marcelo Gorodicht e Marcos Silveira Sérgio Cardoso (sentado), Priscila Serra e Duda Moncalvo
SMarcelo Gorodicht e Marcos Silveira TSérgio Cardoso (sentado), Priscila Serra e Duda Moncalvo
Chiquinho Lucchini e Marcos Apóstolo Eduardo Almeida e Gaúcho
Chiquinho Lucchini e Marcos Apóstolo Eduardo Almeida e Gaúcho
Rafael Genu comemora o bi do Mengão Carlão
Rafael Genu comemora o bi do Mengão Carlão
Felipe Rodrigues nem quis saber da foto. Só Cláudio Gatão e Flávio Medeiros
. Felipe Rodrigues nem quis saber da foto. Só Cláudio Gatão e Flávio Medeiros

Reforços do Mercado

Fernanda MartinsGiovanni,FCB (Rio - RJ) - Acaba de contratar Fernanda Martins (foto) para o departamento de RTVC. A publicitária está há 7 anos no mercado e tem passagens pela Publicis, DPZ e DM9 (SP e RJ). Com a saída do produtor Charles Nobili, que vai abrir o escritório paulista da produtora de som Nova Onda, Fernanda se une aos outros dois profissionais do departamento: Carol Frajdenrajch e Bernardo Cavalcanti. (31/07/2006)

Artplan (São Paulo - SP) - Danielle Melo, ex-SD Comunicação, entra na agência como executiva de conta para o atendimento da Telefônica Negócios. Ao seu lado, atuará como assistente de atendimento e produção, Viviane Caetano, ex- Sight Momento. Nesta equipe, a Artplan-SP ainda conta com Marcelo Pimentel, como supervisor de produção. Para o atendimento da Telefônica VPC, acaba de ser contratada Soraya Dias, ex- Parra Comunicação. (26/07/2006)

Staff (Rio - RJ) - Com a chegada de novas contas na Staff, entre elas a ALERJ, Paulo Castro acaba de contratar o diretor de arte Guilherme Cunha para reforçar a sua equipe. Guilherme veio da Casa da Criação onde começou a sua carreira. (26/07/2006)

Giovanni,FCB (Rio - RJ) - Acaba de promover os estagiários Maria Ramos e Bernardo Cavalcanti para os cargos de assistente de atendimento e assistente de RTVC, respectivamente. Maria trabalha no grupo do diretor Eduardo Pedreira e Bernardo faz parte do departamento de criação, dos diretores Cristina Amorim e Fernando Barcellos. (26/07/2006)

Artplan (Rio - RJ) - Contratou dois novos reforços para sua equipe de atendimento. Daniela Vollmer, ex-Casa da Criação e Agência3, assume a supervisão de contas. Ela cuidará de Peugeot. Já Juliana Minako Yoshioka (ex-Comunicação Estratégica) entra na empresa como assistente de atendimento, colaborando em contas como Rock in Rio e Othon, entre outras. (24/07/2006)

BOSSA (a+) (Rio - RJ) - Matheus Araujo é o novo diretor da Bossa(a+), departamento voltado para Mídias Interativas da Bossa Nova Comunicação. Com cinco anos no mercado, o diretor já trabalhou na agência V7 e na produtora Black Kat, atendendo clientes como Vivo, Variglog, Casseta e Planeta, Jornal dos Sports, Wise Up, entre outros. (24/07/2006)