Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUN/2006
Marcio Ehrlich

 

Agência3 conquista Icatu-Hartford

EM PRIMEIRA MÃO - A companhia de seguros Icatu-Hartford, uma das dez maiores do país no segmento de seguros de vida, previdência e capitalização (de acordo com dados da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados), entregou a sua conta para a Agência3, depois de passar os últimos três anos com a Contemporânea.
A Icatu-Hartford conta com mais de cinco mil corretores e uma carteira de quatro milhões de clientes, representando 6,5% de participação no mercado. A primeira campanha da Agência3, que terá como tema "O Futuro Começa Hoje", contará com anúncios de revista, filme para aeroporto e ações de marketing direto.

Duloren entrega conta para DM9DDB

Concorrendo com a Agência3, JWT, McCann e Publicis, a DM9DDB ganhou a concorrência pela conta da Duloren, que havia deixado a agência Bossa Nova.
É provável, porém, que uma daquelas agências fique com a parte da conta correspondente à linha Femmina, que tradicionalmente o anunciante gostava de deixar atendida por uma empresa diferente da responsável pela conta principal.

Insistência da Lew Lara é premiada em Cannes

A crença na qualidade do seu filme para a responsabilidade no consumo de bebidas alcolólicas, criado para a Schincariol, premiou a Lew Lara este ano. Inscrito em 2005 no Festival de Cannes com o título "Glass", o trabalho não teve a atenção devida dos jurados e acabou sem prêmio.
Voltando a concorrer este ano com o título de "Optical Illusion", a criatividade da peça finalmente foi percebida pelo júri, que lhe concedeu um Leão de Bronze.
O comercial, que foi veiculado em fevereiro de 2005 nas emissoras Record e Bandeirantes e a partir de março durante a Fórmula I, transmitida pela TV Globo, lembra aos espectadores que "A bebida confunde o motorista. Se beber, não dirija". A grande sacada do trabalho é utilizar a física óptica, por meio da lei da refração luminosa aplicada aos líquidos.
No roteiro, uma mão coloca cerveja em um copo e depois o empurra para frente de uma placa de trânsito. Nesse momento, a placa muda para a direção oposta, graças à posição do observador em relação à bebida.
No ano passado, a agência distribuiu release sobre o filme, divulgando que ele havia recebido menção do Departamento Nacional de Trânsito (DNE) por seu "alto grau de responsabilidade social". A criação foi de Manir Fadel e Nando Zenari, sob direção de Jaques Lewkowicz e Marco Versolato.
Clique na imagem à esquerda para assistir ao filme.

Giovanni FCB esclarece a polêmica da Ipas

Os protestos da agência Giovanni FCB pela campanha da ONG Ipas, que chegaram a público durante o Festival de Cannes, foram apenas o ápice de uma crise que vinha se arrastando há um mês.
De acordo com informações que a Janela colheu da agência, já no dia 26 de maio último -- semanas antes do início do Festival de Cannes -- a assessoria de imprensa da Giovanni FCB havia enviado e-mail para o Clube de Criação de São Paulo solicitando que eles retirassem do ar as peças da campanha publicadas no site da entidade, já que elas haviam sido enviadas para publicação sem a autorização da direção da agência. No e-mail, ao qual a Janela teve acesso, a Giovanni FCB afirmava que a IPAS "não é nossa cliente e nem parceira", deixando claro ainda que "a campanha não é da Giovanni,FCB".
Confirmando informações publicadas na Janela (Fenêtre de 21/06/2006), a diretora de comunicação corporativa da agência, Marilena Senra, conta que a partir da divulgação da campanha no CCSP, a Giovanni FCB foi surpreendida pelo recebimento de diversos e-mails de protesto de instituições católicas e grupos anti-aborto questionando a atitude da empresa.
Como reação, ao mesmo tempo em que solicitou ao CCSP a retirada das peças do ar, a direção da Giovanni FCB emitiu um comunicado interno solicitando ao responsável pelas inscrições em Cannes que aquelas peças fossem retiradas das premiações em que eventualmente pudessem ter sido inscritas e respondeu a todos os e-mails de protesto esclarecendo o mal-entendido.

shortlist foi surpresa
Dá pra imaginar, portanto, a saia justa em que a agência se viu, poucas semanas depois, ao descobrir que as inscrições não haviam sido canceladas e seu nome estava entre as selecionadas no shortlist de Cannes, exatamente com a campanha que ela havia dito para todo mundo que não era sua. "Chegamos a pensar em pedir a retirada das peças naquele momento, mas consideramos que isto poderia chamar a atenção do júri negativamente para as peças brasileiras em pleno momento de concessão dos Leões", conta Marilena, sem deixar de sentir a ironia por ter a agência sido acusada pelo jurado de filmes, Jader Rosseto, de comprometer a imagem do país exatamente quando ela havia tomado o cuidado para que isso não acontecesse.
Se a campanha da Ipas ficasse apenas no shortlist, tudo teria acabado ali. Mas aconteceu de a série de peças agradar o júri e levar um Leão de Bronze. "Como poderíamos, depois de todas as cartas de esclarecimento que emitimos, aparecer em Cannes recebendo um prêmio pela campanha?", pergunta Marilena.
Em plano agito do festival, a atitude da Giovanni FCB acabou passando -- inclusive com registros em alguns veículos especializados -- como sido motivada por revanchismo em relação à equipe que deixou a empresa. A diretora da Giovanni FCB também refuta esta insinuação. "Sou amiga do Fernando Campos", garantiu Marilena, completando que chegou a falar com ele por telefone para explicar os verdadeiros motivos da recusa do Leão.

Aniversário dos bombeiros ganha campanha

O Governo do Rio está colocando no ar uma campanha criada pela Agência3 para comemorar os 150 anos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Em anúncios, outdoor e busdoor, a campanha aproveita para lembrar o número de emergência dos bombeiros, sugerindo "“Ligue 193 e dê parabéns pelos 150”, tendo como ilustração uma foto dos primeiros bombeiros do Estado.
Já no filme o personagem principal é o bombeiro Daniel, que relata um resgate de um menino de aproximadamente 5 anos durante um incêndio em um prédio. A locução em off assina o filme: “Esta é mais uma história de verdade que aconteceu nestes 150 anos dos Bombeiros do Rio.”

Ficha Técnica:
Criação: Luis Tauffer e Otávio Mello
Direção de Criação: Álvaro Rodrigues
Atendimento: Ângelo Ferrari Jr. e Bruno Leitão
Fotografia/Mídia Impressa: Marcos Fortes
RTVC: Bárbara Borges
Mídia: Veruska Lages, Humberto Cidrini e Denise Vieira
Produção/Filme: 24P
Direção/Filme: Adilson Jr.
Fotografia/Filme: Zé Tadeu
Pós-produção: 24P Cinema Digital
Produção/Som: Zuêra Produções
Aprovação/Cliente: Ricardo Bruno

CCRJ abre inscrições para seu anuário

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) abre nesta quinta-feira, 29, as inscrições para a sexta edição do anuário Melhor do Rio. Podem concorrer peças nas categorias Filme, Mídia Impressa Jornal, Mídia Impressa Revista, Rádio, Mídia Exterior e Material Promocional, esta última com uma novidade: o júri será composto apenas por profissionais de agências de design. Podem concorrer peças e campanhas veiculadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2005 por agências com sede ou filial no Rio de Janeiro.
As inscrições seguem até 14 de julho. Todas as informações e a ficha de inscrição estarão disponíveis site do CCRJ, em www.ccrj.com.br.

Ação se envolve em nova controvérsia

EM PRIMEIRA MÃO - Poucos meses depois de ter passado pela constrangedora experiência de anunciar e desanunciar quase que em seguida a sua associação com o criativo Fábio Barreto -- logo após a sua saída da agência Ronson --, a Ação, agência especializada em varejo da publicitária Andrea Gomes de Mattos está se vendo envolvida em uma nova polêmica.
Desta vez, com o publicitário André Felix, que até recentemente dirigia a RIC, uma agência que também atuava no mesmo segmento de mercado. No último dia 14 de junho, a Janela publicava, em primeira mão, a notícia de que Felix estava assumindo o cargo de VP associado de Planejamento Estratégico na Ação, levando para a agência sete de seus ex-funcionários. Naturalmente, as contas da RIC, que encerrava assim as suas atividades, estavam indo junto.
A mesma notícia -- a partir de release divulgado à imprensa -- foi publicada no dia 19 pelos demais sites especializados, sem que, mais uma vez, ninguém da Ação se manifestasse para desmentir.
Passa-se mais de uma semana e, esta terça-feira, 27, no início da noite, a Janela recebe um comunicado assinado por Andrea Gomes de Mattos esclarecendo "um mal entendido sobre a possível contratação de André Felix ou uma parceria com a RIC". De acordo com o texto, a Ação teria ganho sete contas neste ultimo mês, gerando com isso a necessidade de ampliar a equipe. "Fomos buscar profissionais no mercado e no caso do André como no de outros, iniciamos uma conversa que não evoluiu", diz a diretora da Ação.
Curiosamente, nas semanas anteriores, informações recebidas pela Janela davam conta de que, desde o dia 12 de junho não apenas André e sua equipe estavam trabalhando na Ação para os clientes que haviam levado da RIC como estavam utilizando os equipamentos trazidos da antiga agência.
A situação, no entanto, mudou a partir desta segunda-feira, véspera do esclarecimento da Ação, quando começaram a circular comentários de que o acordo havia naufragado e André Felix e sua equipe estavam de novo no mercado.
A Janela tentou entrar em contato com o ex-diretor da RIC e com a agência Ação, sem retorno até o fechamento desta nota, que promete desdobramentos.
Mas o colunista não pode se furtar a questionar: por que parece ser tão difícil darem certo as fusões de agências de propaganda?

Controvérsia da Ação: Andrea Gomes de Mattos escreve

De Andrea Gomes de Mattos, diretora da Ação:

"Rio de Janeiro, 28 de junho de 2006
Prezados amigos,
Tem a presente o objetivo de mais uma vez esclarecer todo este mal entendido, da possível "associação" da Ação com quem quer que seja.
A Ação Propaganda já ganhou mais de 10 contas novas neste ano. E, por isto tem ido ao mercado buscar profissionais para trilhar conosco este caminho do crescimento.
Neste contexto, iniciamos uma conversa com André Félix, para que viesse como mais um funcionário, assumindo um cargo de VP de planejamento contratado. Ele acenou com a possibilidade de trazer algumas contas, e uma equipe suficiente para dar o bom atendimento a esta carteira de clientes.
Em momento algum, combinamos nenhuma fusão, incorporação ou qualquer outra coisa do gênero. Repito, estamos ganhando várias contas novas, estamos crescendo, e ampliando nosso quadro de colaboradores. Não precisamos, graças a Deus, de nenhuma fusão ou parceria com nenhuma outra agência para sobreviver, já que a Ação vai muito bem, obrigado. Buscamos sim, profissionais qualificados que engrandeçam nosso quadro de funcionários.
Neste sentido foi a contratação de Fabio Barreto no início do ano, quando veio como Diretor de Criação também contratado, e aqui ficou por 3 meses, até que quis se afastar para cuidar de Marketing Político. Mesmo neste caso, não houve qualquer associação, e sim a contratação de um profissional altamente qualificado.
Porém, não foi esta a comunicação que André Felix fez ao mercado. Uma semana após o início de seu contrato de experiência, quando sete profissionais, alguns clientes e ele próprio vieram para a Ação, houve uma nota distribuída e não autorizada por nós, de que a Ação estaria aceitando-o como VP "associado", e que "A Ric passava a ser Ação".
Como não foi este o combinado, e com esta divulgação todo o mercado passou a acreditar que a Ação teria se fundido com esta empresa, desfizemos qualquer acordo, e pedimos que ele voltasse a ter sua própria agência, levando seus clientes e funcionários.
Portanto, em momento algum negamos que 7 ex-funcionários da RIC ficaram aqui por 1 semana, que trouxeram clientes e computadores. Porém, em momento algum, aceitamos qualquer sócio, ou nos fundimos com qualquer agência.
No dia de hoje, a Ação continua no seu caminho de crescimento, do mesmo jeito que trilha há 5 anos, batendo ano após ano os resultados do exercício anterior.
E nos reservamos ao direito de não entrar nesta polêmica, avisando desde já que nenhuma outra provocação será respondida, já que toda a verdade dos fatos está aqui retratada.
Atenciosamente,
Andrea Gomes de Mattos"

Torres e Salles são escolhidos para o Jeca Tatu

Antonio Torres (foto) e Mauro Salles foram escolhidos, respectivamente, pelos Clubes de Criação do Rio de Janeiro e de São Paulo, para receberem o Prêmio Jeca Tatu em cerimônia a ser realizada na Casa da Cultura, em Paraty, no próximo dia 5 de agosto, na cerimônia de encerramento do Primeiro Encontro Latino Americano de Redação Publicitária.
Criado por Hiran Castello Branco na década de 80 para estimular a brasilidade nas campanhas publcitárias, o Jeca Tatu é um troféu que passa, a partir de agora, a ser entregue aos redatores que melhor tenham contribuido para o uso da língua portuguesa. A responsabilidade da escolha é dos Clubes de Criação.
Antônio Torres foi redator publicitário muito ativo nas décadas de 60 a 80, tendo passado pelas agências Lintas, Norton, Denison, Standard, Salles e Giovanni, além de ter sido diretor de criação da Norton-Rio e da Almap-Rio. Respeitadíssimo nos meios literários, tem livros publicados em todo o mundo, como "Um Cão Uivando para a Lua", "Os Homens dos Pés Redondos" e "Um Táxi para Viena D'Áustria".
Mauro Salles é jornalista, publicitário, advogado e escritor que chegou a tentar disputar vaga para a Academia Brasileira de Letras nas últimas eleições, mas retirou a candidatura para não concorrer com o vencedor José Midlin. Foi o fundador da Mauro Salles Publicidade, depois Salles/Inter-Americana, Salles D'Arcy etc., até ser comprada pela Publicis.

Reforços do Mercado

Script (Rio - RJ ) - A profissional de mídia Marilena Cadena foi promovida a diretora de mídia da Script, depois de 4 anos na agência. Marilena antes esteve também por 4 anos na Rede Globo, de onde saiu para assumir a Gerência de Mídia da Script. Antes da Globo, durante 3 anos, esteve na mídia de Coca-Cola da McCann. Trabalhou também na Fischer América, atendendo Brahma, e na Contemporânea, como coordenadora de grupo de contas. (28/06/2006)

Metrô (Rio - RJ) - Elizabeth Oliva, ex-O Dia, assumiu a Gerência de Novos Negócios do Metrô Rio, sendo responsável pela publicidade, projetos especiais e locação de espaços nas estações metroviárias. (26/06/2006)