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  Agência3 
 conquista Icatu-Hartford 
 EM PRIMEIRA MÃO - A 
 companhia de seguros Icatu-Hartford, uma das dez maiores do país 
 no segmento de seguros de vida, previdência e capitalização 
 (de acordo com dados da SUSEP - Superintendência de Seguros 
 Privados), entregou a sua conta para a Agência3, depois de passar 
 os últimos três anos com a Contemporânea. 
 A Icatu-Hartford conta com mais de cinco mil corretores e uma carteira 
 de quatro milhões de clientes, representando 6,5% de participação 
 no mercado. A primeira campanha da Agência3, que terá 
 como tema "O Futuro Começa Hoje", contará 
 com anúncios de revista, filme para aeroporto e ações 
 de marketing direto. 
 
 Duloren entrega 
 conta para DM9DDB 
 
Concorrendo com a Agência3, JWT, McCann e Publicis, a DM9DDB ganhou 
  a concorrência pela conta da Duloren, que havia deixado a agência 
  Bossa Nova. 
  É provável, porém, que uma daquelas agências fique 
  com a parte da conta correspondente à linha Femmina, que tradicionalmente 
  o anunciante gostava de deixar atendida por uma empresa diferente da responsável 
  pela conta principal. 
 Insistência 
              da Lew Lara é premiada em Cannes 
			  
 A 
  crença na qualidade do seu filme para a responsabilidade no consumo de 
  bebidas alcolólicas, criado para a Schincariol, premiou a Lew Lara este 
  ano. Inscrito em 2005 no Festival de Cannes com o título "Glass", 
  o trabalho não teve a atenção devida dos jurados e acabou 
  sem prêmio. 
  Voltando a concorrer este ano com o título de "Optical Illusion", 
  a criatividade da peça finalmente foi percebida pelo júri, que 
  lhe concedeu um Leão de Bronze. 
  O comercial, que foi veiculado em fevereiro de 2005 nas emissoras Record e Bandeirantes 
  e a partir de março durante a Fórmula I, transmitida pela TV Globo, 
  lembra aos espectadores que "A bebida confunde o motorista. Se beber, não 
  dirija". A grande sacada do trabalho é utilizar a física 
  óptica, por meio da lei da refração luminosa aplicada aos 
  líquidos. 
  No roteiro, uma mão coloca cerveja em um copo e depois o empurra para 
  frente de uma placa de trânsito. Nesse momento, a placa muda para a direção 
  oposta, graças à posição do observador em relação 
  à bebida. 
    
  No ano passado, a agência distribuiu release sobre o filme, divulgando 
  que ele havia recebido menção do Departamento Nacional de Trânsito 
  (DNE) por seu "alto grau de responsabilidade social". A criação 
  foi de Manir Fadel e Nando Zenari, sob direção de Jaques Lewkowicz 
  e Marco Versolato. 
  Clique na imagem à esquerda para assistir ao filme. 
  Giovanni FCB esclarece a polêmica da Ipas
             Os protestos da agência Giovanni FCB pela campanha da ONG 
              Ipas, que chegaram a público durante o Festival de Cannes, 
              foram apenas o ápice de uma crise que vinha se arrastando 
              há um mês. 
              De acordo com informações que a Janela colheu da agência, 
              já no dia 26 de maio último -- semanas antes do início 
              do Festival de Cannes -- a assessoria de imprensa da Giovanni FCB 
              havia enviado e-mail para o Clube de Criação de São 
              Paulo solicitando que eles retirassem do ar as peças da campanha 
              publicadas no site da entidade, já que elas haviam sido enviadas 
              para publicação sem a autorização da 
              direção da agência. No e-mail, ao qual a Janela 
              teve acesso, a Giovanni FCB afirmava que a IPAS "não 
              é nossa cliente e nem parceira", deixando claro ainda 
              que "a campanha não é da Giovanni,FCB". 
  Confirmando informações publicadas na Janela (Fenêtre 
  de 21/06/2006), a diretora de comunicação corporativa da agência, 
  Marilena Senra, conta que a partir da divulgação da campanha no 
  CCSP, a Giovanni FCB foi surpreendida pelo recebimento de diversos e-mails de 
  protesto de instituições católicas e grupos anti-aborto 
  questionando a atitude da empresa. 
              Como reação, ao mesmo tempo em que solicitou ao CCSP 
              a retirada das peças do ar, a direção da Giovanni 
              FCB emitiu um comunicado interno solicitando ao responsável 
              pelas inscrições em Cannes que aquelas peças 
              fossem retiradas das premiações em que eventualmente 
              pudessem ter sido inscritas e respondeu a todos os e-mails de protesto 
              esclarecendo o mal-entendido. 
            
 shortlist foi surpresa 
              Dá pra imaginar, portanto, a saia justa em que a agência 
              se viu, poucas semanas depois, ao descobrir que as inscrições 
              não haviam sido canceladas e seu nome estava entre as selecionadas 
              no shortlist de Cannes, exatamente com a campanha que ela havia 
              dito para todo mundo que não era sua. "Chegamos a pensar 
              em pedir a retirada das peças naquele momento, mas consideramos 
              que isto poderia chamar a atenção do júri negativamente 
              para as peças brasileiras em pleno momento de concessão 
              dos Leões", conta Marilena, sem deixar de sentir a ironia 
              por ter a agência sido acusada pelo jurado de filmes, Jader 
              Rosseto, de comprometer a imagem do país exatamente quando 
              ela havia tomado o cuidado para que isso não acontecesse. 
              Se a campanha da Ipas ficasse apenas no shortlist, tudo teria acabado 
              ali. Mas aconteceu de a série de peças agradar o júri 
              e levar um Leão de Bronze. "Como poderíamos, 
              depois de todas as cartas de esclarecimento que emitimos, aparecer 
              em Cannes recebendo um prêmio pela campanha?", pergunta 
              Marilena. 
              Em plano agito do festival, a atitude da Giovanni FCB acabou passando 
              -- inclusive com registros em alguns veículos especializados 
              -- como sido motivada por revanchismo em relação à 
              equipe que deixou a empresa. A diretora da Giovanni FCB também 
              refuta esta insinuação. "Sou amiga do Fernando 
              Campos", garantiu Marilena, completando que chegou a falar 
              com ele por telefone para explicar os verdadeiros motivos da recusa 
              do Leão. 
Aniversário 
 dos bombeiros ganha campanha 
 
  O 
 Governo do Rio está colocando no ar uma campanha criada pela 
 Agência3 para comemorar os 150 anos do Corpo de Bombeiros 
 do Rio de Janeiro. Em anúncios, outdoor e busdoor, a campanha 
 aproveita para lembrar o número de emergência dos bombeiros, 
 sugerindo "“Ligue 193 e dê parabéns pelos 
 150”, tendo como ilustração uma foto dos primeiros 
 bombeiros do Estado. 
 Já no filme o personagem principal é o bombeiro Daniel, 
 que relata um resgate de um menino de aproximadamente 5 anos durante 
 um incêndio em um prédio. A locução em 
 off assina o filme: “Esta é mais uma história 
 de verdade que aconteceu nestes 150 anos dos Bombeiros do Rio.” 
  
 Ficha Técnica: 
 Criação: Luis Tauffer e Otávio Mello 
 Direção de Criação: Álvaro Rodrigues 
 Atendimento: Ângelo Ferrari Jr. e Bruno Leitão 
 Fotografia/Mídia Impressa: Marcos Fortes 
 RTVC: Bárbara Borges 
 Mídia: Veruska Lages, Humberto Cidrini e Denise Vieira 
 Produção/Filme: 24P 
 Direção/Filme: Adilson Jr. 
 Fotografia/Filme: Zé Tadeu 
 Pós-produção: 24P Cinema Digital 
 Produção/Som: Zuêra Produções 
 Aprovação/Cliente: Ricardo Bruno 
 
 CCRJ abre inscrições 
 para seu anuário 
 
 O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) abre 
 nesta quinta-feira, 29, as inscrições para a sexta 
 edição do anuário Melhor do Rio. Podem concorrer 
 peças nas categorias Filme, Mídia Impressa Jornal, 
 Mídia Impressa Revista, Rádio, Mídia Exterior 
 e Material Promocional, esta última com uma novidade: o júri 
 será composto apenas por profissionais de agências 
 de design. Podem concorrer peças e campanhas veiculadas entre 
 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2005 por agências com 
 sede ou filial no Rio de Janeiro. 
 As inscrições seguem até 14 de julho. Todas 
 as informações e a ficha de inscrição 
 estarão disponíveis site do CCRJ, em www.ccrj.com.br. 
 
 Ação 
 se envolve em nova controvérsia 
 
 EM PRIMEIRA MÃO - Poucos meses depois de ter passado 
 pela constrangedora experiência de anunciar e desanunciar 
 quase que em seguida a sua associação com o criativo 
 Fábio Barreto -- logo após a sua saída da agência 
 Ronson --, a Ação, agência especializada em 
 varejo da publicitária Andrea Gomes de Mattos está 
 se vendo envolvida em uma nova polêmica. 
 Desta vez, com o publicitário André Felix, que até 
 recentemente dirigia a RIC, uma agência que também 
 atuava no mesmo segmento de mercado. No último dia 14 de 
 junho, a Janela publicava, em primeira mão, a notícia 
 de que Felix estava assumindo o cargo de VP associado de Planejamento 
 Estratégico na Ação, levando para a agência 
 sete de seus ex-funcionários. Naturalmente, as contas da 
 RIC, que encerrava assim as suas atividades, estavam indo junto. 
 A mesma notícia -- a partir de release divulgado à 
 imprensa -- foi publicada no dia 19 pelos demais sites especializados, 
 sem que, mais uma vez, ninguém da Ação se manifestasse 
 para desmentir. 
 Passa-se mais de uma semana e, esta terça-feira, 27, no início 
 da noite, a Janela recebe um comunicado assinado por Andrea Gomes 
 de Mattos esclarecendo "um mal entendido sobre a possível 
 contratação de André Felix ou uma parceria 
 com a RIC". De acordo com o texto, a Ação teria 
 ganho sete contas neste ultimo mês, gerando com isso a necessidade 
 de ampliar a equipe. "Fomos buscar profissionais no mercado 
 e no caso do André como no de outros, iniciamos uma conversa 
 que não evoluiu", diz a diretora da Ação. 
 Curiosamente, nas semanas anteriores, informações 
 recebidas pela Janela davam conta de que, desde o dia 12 de junho 
 não apenas André e sua equipe estavam trabalhando 
 na Ação para os clientes que haviam levado da RIC 
 como estavam utilizando os equipamentos trazidos da antiga agência. 
  
 A situação, no entanto, mudou a partir desta segunda-feira, 
 véspera do esclarecimento da Ação, quando começaram 
 a circular comentários de que o acordo havia naufragado e 
 André Felix e sua equipe estavam de novo no mercado. 
 A Janela tentou entrar em contato com o ex-diretor da RIC e com 
 a agência Ação, sem retorno até o fechamento 
 desta nota, que promete desdobramentos. 
 Mas o colunista não pode se furtar a questionar: por que 
 parece ser tão difícil darem certo as fusões 
 de agências de propaganda? 
 
 Controvérsia 
 da Ação: Andrea Gomes de Mattos escreve 
 
 De Andrea Gomes de Mattos, diretora da Ação: 
  "Rio de Janeiro, 28 de junho de 2006 
 Prezados amigos, 
 Tem a presente o objetivo de mais uma vez esclarecer todo este mal 
 entendido, da possível "associação" 
 da Ação com quem quer que seja. 
 A Ação Propaganda já ganhou mais de 10 contas 
 novas neste ano. E, por isto tem ido ao mercado buscar profissionais 
 para trilhar conosco este caminho do crescimento. 
 Neste contexto, iniciamos uma conversa com André Félix, 
 para que viesse como mais um funcionário, assumindo um cargo 
 de VP de planejamento contratado. Ele acenou com a possibilidade 
 de trazer algumas contas, e uma equipe suficiente para dar o bom 
 atendimento a esta carteira de clientes.  
 Em momento algum, combinamos nenhuma fusão, incorporação 
 ou qualquer outra coisa do gênero. Repito, estamos ganhando 
 várias contas novas, estamos crescendo, e ampliando nosso 
 quadro de colaboradores. Não precisamos, graças a 
 Deus, de nenhuma fusão ou parceria com nenhuma outra agência 
 para sobreviver, já que a Ação vai muito bem, 
 obrigado. Buscamos sim, profissionais qualificados que engrandeçam 
 nosso quadro de funcionários. 
 Neste sentido foi a contratação de Fabio Barreto no 
 início do ano, quando veio como Diretor de Criação 
 também contratado, e aqui ficou por 3 meses, até que 
 quis se afastar para cuidar de Marketing Político. Mesmo 
 neste caso, não houve qualquer associação, 
 e sim a contratação de um profissional altamente qualificado. 
 Porém, não foi esta a comunicação que 
 André Felix fez ao mercado. Uma semana após o início 
 de seu contrato de experiência, quando sete profissionais, 
 alguns clientes e ele próprio vieram para a Ação, 
 houve uma nota distribuída e não autorizada por nós, 
 de que a Ação estaria aceitando-o como VP "associado", 
 e que "A Ric passava a ser Ação".  
 Como não foi este o combinado, e com esta divulgação 
 todo o mercado passou a acreditar que a Ação teria 
 se fundido com esta empresa, desfizemos qualquer acordo, e pedimos 
 que ele voltasse a ter sua própria agência, levando 
 seus clientes e funcionários. 
 Portanto, em momento algum negamos que 7 ex-funcionários 
 da RIC ficaram aqui por 1 semana, que trouxeram clientes e computadores. 
 Porém, em momento algum, aceitamos qualquer sócio, 
 ou nos fundimos com qualquer agência. 
 No dia de hoje, a Ação continua no seu caminho de 
 crescimento, do mesmo jeito que trilha há 5 anos, batendo 
 ano após ano os resultados do exercício anterior. 
 E nos reservamos ao direito de não entrar nesta polêmica, 
 avisando desde já que nenhuma outra provocação 
 será respondida, já que toda a verdade dos fatos está 
 aqui retratada. 
 Atenciosamente, 
 Andrea Gomes de Mattos" 
 
 Torres e Salles 
 são escolhidos para o Jeca Tatu 
  Antonio 
 Torres (foto) e Mauro Salles foram escolhidos, respectivamente, pelos 
 Clubes de Criação do Rio de Janeiro e de São 
 Paulo, para receberem o Prêmio Jeca Tatu em cerimônia 
 a ser realizada na Casa da Cultura, em Paraty, no próximo dia 
 5 de agosto, na cerimônia de encerramento do Primeiro Encontro 
 Latino Americano de Redação Publicitária. 
 Criado por Hiran Castello Branco na década de 80 para estimular 
 a brasilidade nas campanhas publcitárias, o Jeca Tatu é 
 um troféu que passa, a partir de agora, a ser entregue aos 
 redatores que melhor tenham contribuido para o uso da língua 
 portuguesa. A responsabilidade da escolha é dos Clubes de Criação. 
 Antônio Torres foi redator publicitário muito ativo nas 
 décadas de 60 a 80, tendo passado pelas agências Lintas, 
 Norton, Denison, Standard, Salles e Giovanni, além de ter sido 
 diretor de criação da Norton-Rio e da Almap-Rio. Respeitadíssimo 
 nos meios literários, tem livros publicados em todo o mundo, 
 como "Um Cão Uivando para a Lua", "Os Homens 
 dos Pés Redondos" e "Um Táxi para Viena D'Áustria". 
 Mauro Salles é jornalista, publicitário, advogado e 
 escritor que chegou a tentar disputar vaga para a Academia Brasileira 
 de Letras nas últimas eleições, mas retirou a 
 candidatura para não concorrer com o vencedor José Midlin. 
 Foi o fundador da Mauro Salles Publicidade, depois Salles/Inter-Americana, 
 Salles D'Arcy etc., até ser comprada pela Publicis. 
Reforços do Mercado 
 Script (Rio - RJ ) - A profissional 
 de mídia Marilena Cadena foi promovida 
 a diretora de mídia da Script, depois 
 de 4 anos na agência. Marilena antes 
 esteve também por 4 anos na Rede 
 Globo, de onde saiu para assumir a Gerência 
 de Mídia da Script. Antes da Globo, 
 durante 3 anos, esteve na mídia de 
 Coca-Cola da McCann. Trabalhou também 
 na Fischer América, atendendo Brahma, 
 e na Contemporânea, como coordenadora 
 de grupo de contas. (28/06/2006) 
 Metrô (Rio - RJ) - Elizabeth 
 Oliva, ex-O Dia, assumiu a Gerência 
 de Novos Negócios do Metrô 
 Rio, sendo responsável pela publicidade, 
 projetos especiais e locação 
 de espaços nas estações 
 metroviárias. (26/06/2006) 
                                             
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