Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da GiovanniFCB em 2006.

 

Giovanni FCB esclarece a polêmica da Ipas

Os protestos da agência Giovanni FCB pela campanha da ONG Ipas, que chegaram a público durante o Festival de Cannes, foram apenas o ápice de uma crise que vinha se arrastando há um mês.
De acordo com informações que a Janela colheu da agência, já no dia 26 de maio último -- semanas antes do início do Festival de Cannes -- a assessoria de imprensa da Giovanni FCB havia enviado e-mail para o Clube de Criação de São Paulo solicitando que eles retirassem do ar as peças da campanha publicadas no site da entidade, já que elas haviam sido enviadas para publicação sem a autorização da direção da agência. No e-mail, ao qual a Janela teve acesso, a Giovanni FCB afirmava que a IPAS "não é nossa cliente e nem parceira", deixando claro ainda que "a campanha não é da Giovanni,FCB".
Confirmando informações publicadas na Janela (Fenêtre de 21/06/2006), a diretora de comunicação corporativa da agência, Marilena Senra, conta que a partir da divulgação da campanha no CCSP, a Giovanni FCB foi surpreendida pelo recebimento de diversos e-mails de protesto de instituições católicas e grupos anti-aborto questionando a atitude da empresa.
Como reação, ao mesmo tempo em que solicitou ao CCSP a retirada das peças do ar, a direção da Giovanni FCB emitiu um comunicado interno solicitando ao responsável pelas inscrições em Cannes que aquelas peças fossem retiradas das premiações em que eventualmente pudessem ter sido inscritas e respondeu a todos os e-mails de protesto esclarecendo o mal-entendido.

shortlist foi surpresa
Dá pra imaginar, portanto, a saia justa em que a agência se viu, poucas semanas depois, ao descobrir que as inscrições não haviam sido canceladas e seu nome estava entre as selecionadas no shortlist de Cannes, exatamente com a campanha que ela havia dito para todo mundo que não era sua. "Chegamos a pensar em pedir a retirada das peças naquele momento, mas consideramos que isto poderia chamar a atenção do júri negativamente para as peças brasileiras em pleno momento de concessão dos Leões", conta Marilena, sem deixar de sentir a ironia por ter a agência sido acusada pelo jurado de filmes, Jader Rosseto, de comprometer a imagem do país exatamente quando ela havia tomado o cuidado para que isso não acontecesse.
Se a campanha da Ipas ficasse apenas no shortlist, tudo teria acabado ali. Mas aconteceu de a série de peças agradar o júri e levar um Leão de Bronze. "Como poderíamos, depois de todas as cartas de esclarecimento que emitimos, aparecer em Cannes recebendo um prêmio pela campanha?", pergunta Marilena.
Em plano agito do festival, a atitude da Giovanni FCB acabou passando -- inclusive com registros em alguns veículos especializados -- como sido motivada por revanchismo em relação à equipe que deixou a empresa. A diretora da Giovanni FCB também refuta esta insinuação. "Sou amiga do Fernando Campos", garantiu Marilena, completando que chegou a falar com ele por telefone para explicar os verdadeiros motivos da recusa do Leão.

Marcio Ehrlich - 27/06/2006