Colunistas entrega prêmios nacionais
Será
na terça-feira, 18 de novembro, no luxuoso Hotel Unique, de São
Paulo, a festa de entrega do 36º Prêmio Colunistas Brasil, que revelará
os melhores trabalhos da publicidade brasileira segundo a Abracomp-Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
O evento está sendo organizado por Priscila Franco (foto), que foi a
responsável pela coordenação da elogiada festa do Prêmio
Colunistas Rio, em agosto. O tema "Colunistas, o prêmio que não
sai de moda" também será utilizado na festa nacional, que
contará com um desfile produzido por Higor Alexandre.
Em 2003, o Prêmio Colunistas analisou 6119 peças publicitárias
criadas por 216 agências para 1352 anunciantes. Nesta festa, estarão
representadas 27 agências de São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba,
Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Elas receberão prêmios por
43 trabalhos.
A apresentação da festa será feita por Marcio Ehrlich (Vice-Presidente
da Abracomp e Coordenador Nacional do Prêmio Colunistas) e Sabrina Parlatore.
Os Grandes Prêmios referentes aos trabalhos inscritos somente serão
anunciados durante a festa, mas a Abracomp já revelou as homenagens que
feitas durante a festa a empresas e profissionais. São elas:
- Agência do Ano: Publicis Salles Norton
- Publicitário do Ano: Luis Lara (Lew Lara)
- Profissional de Propaganda do Ano: Clóvis Mello (Cine)
- Anunciante do Ano: Brasil Telecom
- Veículo do Ano: Carta Capital
As informações sobre a festa do Colunistas Brasil podem ser conseguidas
com Sebastião Vitor de Souza, na Abracomp, pelo telefone (11) 6163-5294.
Rosinha suspende concorrência
A Governadora Rosinha Matheus suspendeu a entrega dos documentos
para a concorrência pelas contas do Governo do Estado do Rio, prevista
para esta segunda-feira. A informação foi publicada no Diário
Oficial do Estado na última sexta-feira, quando as agências se
preparavam para virar o fim-de-semana no fechamento de seus materiais.
O fato está causando uma grande preocupação no mercado,
que envolveu diversos profissionais free-lancers no planejamento dos trabalhos
apresentados, assim como produtoras para desenvolver peças especulativas
para a apresentação.
Segundo informações colhidas pela Janela, a secretaria de Comunicação
do Governo pretenderia remarcar a apresentação ainda para este
mês de novembro. A justificativa para a suspensão seria o excesso
de questionamentos feitos pelas agências interessadas na concorrência
e ainda não respondidos pelos analistas do estado. Cerca de 50 agências
de publicidade retiraram o edital de licitação.
No final deste mês encerra-se o contrato com as agências que atendem
as contas de Rosinha.
Rio Sul comemora 10 anos com consultoria de moda
Na comemoração de seus 10 anos de posicionamento como
"o Shopping Carioca" da moda, o Rio Sul lança sua campanha
Coleção Verão 2004 com o apoio promocional dos serviços
das consultoras de moda Ana Maria Andreazza e Silvia de Souza, oferecidos gratuitamente
para os seus clientes. Com a ajuda de um novo software chamado Fashion Trends,
as consultoras estarão a partir desta terça-feira, 4, no shopping,
oferecendo dicas personalizadas para quem quer renovar o guarda-roupa e tirar
dúvidas sobre vestuário. A função do software é
combinar as dicas com o biotipo da pessoa. "A mulher típica brasileira,
aquele tipo triangular, deve, por exemplo, explorar os decotes com colares e
gargantilhas, para chamar a atenção para o colo", diz Ana
Maria.
As consultorias serão feitas no estande da Bureau Style 2004 do Rio Sul.
O local conta também com um túnel do tempo que relê três
décadas de moda com o olhar do século XXI. Além da ação
promocional, a campanha Coleção Verão 2004 terá
painéis dispostos no shopping, envelopamento de ônibus e anúncios
de revista, sendo assinada pela Publicis Salles Norton.
O Dia dá seguros da Sinaf em promoção
Os títulos polêmicos dos anúncios da seguradora
Sinaf voltam à mídia na nova promoção que a empresa
está lançando em conjunto com o jornal O Dia. Oferecendo um ano
de seguro de vida a seus leitores, a promoção leva o nome de "O
Dia de amanhã" e terá peças bem-humoradas e irônicas,
sugerindo, por exemplo, que "Basta ler o noticiário policial para
ver como é importante ter um seguro de vida". A campanha terá
anúncios de revistas, spot em rádios, outdoors e cartazes em bancas.
Sérgio de Paula, diretor de criação da Comunicação
Carioca, agência que assina a campanha, diz que as peças tratam
com um assunto fundamental - a vida - e o humor é a melhor maneira de
lidar com ele, além de ser uma poderosa ferramenta de venda.
"O Dia de amanhã" começa a ser veiculado esta terça-feira,
4 de novembro. Para ganhar o seguro, o leitor tem que comparecer a um posto
de troca levando os 20 cupons que serão publicados diariamente no jornal,
a partir de domingo, 9 de novembro.
Publicidade sai do armário e consumidor gosta
A ousadia da agência 4X4 no comercial "Pra toda a vida
TIM" acaba de deixar o prêmio Comercial do Ano do Multishow em uma
sinuca de bico. Nesta mesma semana em que os espectadores do canal 42 da Net
demonstraram a sua aprovação ao filme elegendo-o como o vencedor
de outubro do concurso, a campanha teve a sua veiculação suspensa
pelo Conar, a partir de uma reclamação da Vivo de que -- entre
outras coisas -- ela estaria levando os espectadores à concepção
errada de que a TIM manteria o preço de 0,07 centavos por toda a vida.
Criado pela agência 4x4, o comecial mostra um sujeito fortão fazendo
uma nova tatuagem com o nome de "Carla", em substituição
a diversas outras, com nomes de mulheres, já riscadas. Ao final, descobre-se
que o novo nome não era Carla e sim Carlão. Afinal, nem tudo é
para toda a vida.
Como todo trabalho vencedor do prêmio Comercial do Ano, o filme dará
a seus criadores o direito a uma entrevista no programa "Na Hora do Intervalo",
exibido pelo Multishow. Mas com a veiculação do filme proibida
pelo Conar, será que o Multishow vai poder exibi-lo como informação
jornalística?
ARMÁRIO ABERTO
O comercial da TIM, vale lembrar, pode comemorar com o prêmio do Multishow
a sua vitória sobre outro ótimo e corajoso comercial de telefonia
celular que está atualmente na mídia -- algumas vezes até
no mesmo break -- brincando com a virada de preferência sexual do consumidor.
Numa incrível coincidência -- ou sinal dos novos tempos -- a Oi
colocou no ar um filme, para promover um produto que dá estágios,
no qual o usuário não vê nenhum problema em sonhar que está
vestido de noiva para conseguir uma oportunidade profissional.
Numa atividade em se contam nos dedos os profissionais gays tiveram a coragem
de assumir a sua homossexualidade, provavelmente por temor de rejeição
dos clientes, não deixa de ser interessante ver alguns anunciantes brasileiros
assumirem (oops!), ainda que de forma sutil, uma postura mais condizente com
o que a própria programação da tv já vem apresentando
há algum tempo, aliás, como reflexo da sociedade contemporânea.
Secom-Rio responde até amanhã
A assessoria jurídica da Secretaria de Comunicação
do Estado do Rio de Janeiro (SECOM) afirmou que mandará até esta
quinta-feira, 6 de novembro, todas as respostas pendentes para as dúvidas
das agências de publicidade interessadas na concorrência pela conta
do estado. As informações serão enviadas por fax para as
agências que retiraram o edital.
A definição da nova data para a concorrência está
agora nas mãos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Como as agências
talvez tenham que modificar suas propostas a partir das respostas recebidas,
a nova data não deve sair essa semana.
Fischer e DPZ continuam com a Petrobras
Ao contrário dos mal-entendidos que circulam no mercado, a
Fischer Rio e a DPZ Rio não perderam a conta da Petrobras para a Duda,
F/Nazca e Quê. A conta das duas agências é da BR Distribuidora,
enquanto a concorrência com resultado divulgado esta terça-feira
diz respeito à Petrobrás holding. A DPZ, que vinha atendendo a
conta da holding em conjunto com a Contemporânea e a Quê (ex-Propeg),
continua normalmente com a BR, conquistada por ela e pela Fischer em fevereiro
último. O contrato destas duas estará vigente até março
de 2004.
No resultado da concorrência da Petrobras, o mercado recebeu com naturalidade
a presença da Quê e da Duda, a primeira por ser um reconhecimento
ao trabalho que vem fazendo para o cliente, notadamente na campanha dos seus
50 anos, e a última pelos vínculos emocionais com o governo Lula,
como fartamente tem sido explorado pela imprensa.
A grande surpresa foi a entrada da F/Nazca naquela que será, se a coluna
não se engana, a sua primeira conta de governo. A agência de Fábio
Fernandes e Ivan Marques vem passando por uma excepcional fase no mercado carioca,
tendo conquistado recentemente a conta nacional da empresa de telefonia celular
Claro e da cooperativa médica Unimed-Rio. Sua equipe de criação
no Rio já conta com diversos profissionais premiados, entre os quais
o diretor da área, Carlos "Russo" di Célio.
Da nova composição no atendimento da Petrobras, apenas a Duda
não mantinha ultimamente escritório no mercado carioca. A última
presença da agência no Rio foi em 1998, durante o Governo Marcelo
Alencar, quando, entre outros trabalhos, planejou a campanha promocional "Pegue
a Nota e Vá para a Copa", veiculada pela Década e operacionalizada
pela Dinâmica Promoções.
Pela própria necessidade da Petrobras, a Duda deve abrir um escritório
no Rio. Como há 2 profissionais oriundos deste mercado na agência
em São Paulo -- Chico Abreia e Marcos Apóstolo (ambos ex-Artplan)
-- as especulações do mercado são de que há grandes
chances de algum deles voltar para comandar o escritório do Rio.
DM9 abre em Copacabana
A J.W.Thompson não será mais a única agência
da Av.Atlântica. A DM9 começou a montar o seu escritório
no mesmo prédio de esquina da Praia de Copacabana com a Rua Princesa
Isabel, para a alegria dos contatos de veículos e fornecedores, que poderão
aproveitar a viagem para levar propostas tanto para o recém-conquistado
Barrashopping da Thompson quanto para o ainda mais recente Ponto Frio da DM9.
A agência de Nizan (ele pode até ser minoritário, mas todo
mundo só lembra dele) está em passo acelerado na preparação
para assumir integralmente o novo cliente a partir do próximo dia 16.
Esta semana ela fechou a contratação do diretor de arte Jorge
Gomes -- que vinha criando para o Ponto Frio na Fischer-Rio -- como o supervisor
de criação do escritório. Segundo comentários do
mercado, ele já estaria buscando na praça os profissionais com
que vai montar a equipe de criação e produção da
agência.
Séries da Sony e Warner são canceladas
Como já aconteceu em anos anteriores, os canais da Net Sony
e Warner -- cuja programação é baseada em séries
americanas -- estão enfrentando esta semana no Brasil o constrangimento
de estrear uma nova temporada apresentando como atrações séries
que já foram canceladas em seu país de origem por falta de interesse
do público.
A série Coupling Us, programada pela Sony para as terças-feiras,
teve apenas 3 episódios exibidos pela NBC, além do seu piloto.
Na Warner, o problema acontece com a série Skin, exibida originalmente
na Fox americana e programada para as 22 horas das quartas-feiras brasileiras.
O programa nem chegou ao terceiro episódio, deixando a emissora no Brasil
sem material para até mesmo um mês de exibição.
O compromisso dos canais a cabo no Brasil na verdade não têm sido
o de acompanhar a evolução das séries exibidas em seus
países originais. A Sony, por exemplo, está anunciando como "nova
temporada" de Whose Line Is It Anyway uma programação exibida
nos Estados Unidos em 2000. A série, na rede ABC, foi cancelada em setembro
último.
Seis meses depois, nada muda na Light
A Contemporânea foi confirmada como a agência de publicidade
da distribuidora de energia elétrica Light, seis meses depois de iniciar
seu processo de concorrência convidando cerca de 10 agências, entre
as quais Artplan, DPZ, Giovanni FCB, J.Walter Thompson, McCann, Ogilvy e Salles
D'Arcy, além da própria Contemporânea, que atendia a conta.
Na edição de 16/MAI/2003,
a Janela citava que a disputa havia gerado algumas queixas das agências
convidadas, já que a Light, além de não deixar claro em
sua carta-convite que o contrato seguiria as normas do CENP, pedira das 10 agências
convidadas três exigências extremamente onerosas: uma análise
geral do setor elétrico brasileiro, uma avaliação da posição
da Light neste contexto e uma campanha especulativa. Pelas informações
da empresa, a nova agência cuidaria da sua comunicação pelos
12 meses seguintes, com direito a renovação, administrando uma
verba de R$ 2.95 milhões no período.
A Contemporânea, que a Light levou seis meses para concluir que deveria
continuar com a conta, foi responsável nos últimos anos por algumas
das mais memoráveis campanhas da história deste cliente, com duas
Campanhas do Ano do Prêmio Colunistas Rio: em 2000, para a série
"Cem Anos Cheios de Energia" e em 2002 para "Quem faz miau é
lalau".
Kibon lança sabores em noite de autógrafos
A Kibon vai aproveitar as noites de autógrafos do livro "Os
7 Pecados Capitais do Marketing Direto", de Pio Borges, para mostrar os
três novos sabores de sua linha promocional Magnum 7 Pecados.Os sorvetes
representando avareza, luxúria e inveja vão ser distribuídos
para os convidados durante os eventos que acontecem hoje, dia 6, no Shopping
Market Place, em São Paulo, e na próxima quinta, dia 13, na Livraria
Letras & Expressões, no Rio. Já estão no mercado os
sabores da edição limitada representando preguiça e vingança.
DM9 comemora chegada ao RioO vice-presidente executivo
e sócio da DM9DDB, Alcir Gomes Leite (foto), que é carioca, está
festejando a abertura do novo escritório da agência no Rio quase
como uma realização pessoal. "Vamos ter uma agência
completa com cariocas", comemorou o executivo, em conversa com a Janela.
Alcir está no Rio de Janeiro desde a conquista da conta do Ponto Frio
e deve ficar aqui até o final do ano. "Estou com uma sala dentro
do Ponto Frio, no Irajá, saindo apenas para ver a praia de Copacabana",
brincou, lembrando que a agência vai se instalar no 11º andar do
prédio de esquina da Av.Atlântica com Rua Princesa Isabel, ponto
nobre do bairro. Comandada por Andréa Maggessi, que já foi do
Ponto Frio e estava ultimamente na Oi, a DM9DDB-Rio deverá ter em torno
de 30 funcionários. "Ainda estamos analisando a demanda do cliente",
diz Alcir.
De qualquer modo, o diretor da DM9 adianta que não pretende ter a agência
no Rio apenas para cuidar de Ponto Frio. "Vamos prospectar o mercado",
promete. É bom lembrar que além da recém-conquistada conta
de varejo, a DM9DDB já cuida de outro cliente sediado no Rio: a Esso.
.
GP Rio do Prêmio O Globo vai para NBS
A NBS comprovou na festa do 7º Prêmio de Propaganda O
Globo, realizada na noite desta quinta-feira, o porquê de ter sido a Agência
do Ano do último Colunistas-Rio. Foi dela o Grand Prix do Rio de Janeiro,
para o anúncio "Você vai respirar ar puro, mas ...",
criado para a TAM Viagens. A peça foi escolhida entre os 60 finalistas
selecionados a partir das 896 peças inscritas. No concurso, a NBS conquisotu
com a campanha da TAM as medalhas de ouro, prata e bronze da categoria Turismo,
com trabalhos assinados pelo diretor de arte José Luis Vaz e pelo redator
Rynaldo Gondim, com direção de criação de André
Lima.
O Prêmio do Globo é concedido aos melhores anúncios publicados
nos jornais do InfoGlobo: O Globo, Extra e Diário de São Paulo.
A festa -- um ambiente lounge na Marina da Glória --, teve a presença
de cerca de 500 publicitários do Rio e São Paulo, e contou com
a apresentação da atriz Daniela Escobar.
Outros destaques entre os premiados foram:
- Grand Prix de São Paulo e Outros Estados e de Melhor Utilização
do Meio Jornal: "Ajude a conseguir mais espaço...", da AlmapBBDO
para o Instituto Ayrton Senna. Criação de por Guilherme Jahara
e André Faria, com direção de criação de
Marcello Serpa.
- Grand Prix de Classificados: "Na rua é a mesma coisa: tem um monte...",
da Next para Citröen. Criação de Vicente Nolasco e Francisco
Lucchini, com direção de criação de Ercílio
Tranjan.
- Grand Prix de Escolha Popular: "Faculdade não é boate",
da Script para a Faculdade São José. Criação de
Daniel Moraes, Marcelo Lobo, Rafael Pitanguy e Marcos Meirelles, com direção
de Ricardo Real.
- Prêmio Jovens Criativos: Série "Dúvida", "Diploma"
e "Quadro", de Fernando de Alcântara Maciel e José Guilherme
Vasconcelos de Araújo, da PUC-RJ.
REFORÇOS DO MERCADO
Loducca (São Paulo-SP) - Stella Chahin Manzano
foi contratada para integrar o núcleo de Planejamento Estratégico
da agência. Manzano é ex-Fischer América e ex-Lage'Magy.
F1rst (São Paulo-SP) - O redator Paulo Roque e
o diretor de arte Eloy de Souza, ambos ex-Grey Brasilott, vão reforçar
o departamento criativo da agência.
4x4 (Rio-RJ) - A agência contratou a publicitária
Silvia Perna Cabra como supervisora de mídia. A profissional tem passagens
pela Energia Young Rubicam, Full Jazz, QG e já atendeu a Wal-mart
e a Arapuã.
Proview (Rio-RJ) - A produtora contratou
dois novos diretores - Carmine Bagnato e Glauco Kuhnert. Bagnato já dirigiu
para a 5.6, Prodigo, Mr.Magoo e Kunert trabalhou em filmes para Outback Brasil
e Petrobrás/DPZ.
Bates Brasil (São Paulo-SP) - Marcello Magalhães
foi contratado como novo gerente de planejamento da Bates. O profissional é
ex-agência Lowe e já passou pelas áreas de marketing da
Unilever e da Abott.
Ric Propaganda (Rio- RJ) - Agência contratou Marecly
Cunha como assistente de mídia.
Plurex Busdoor (Rio- RJ) - A equipe de vendas da
Plurex tem três novas integrantes: Cris Silva, Nielza Maranhão
e Sônia Tavares. Silva já atuou na Ronson e na 100% Propaganda
e Maranhão é ex-Contemporânea.
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