Light abre concorrência e recebe reação
do mercado
O
Sindicato das Agências de Publicidade do Rio de Janeiro recebeu esta semana
solicitações das agências participantes da concorrência
da Light de que os advogados do órgão verifiquem se as regras
da disputa estão de acordo com as normas do mercado.
Segundo informações de dirigentes de agências -- que pediram
para não ser identificados -- a Light, além de não deixar
claro em sua carta-convite que o contrato seguirá as normas do CENP,
pediu das 10 agências convidadas três exigências extremamente
onerosas: uma análise geral do setor elétrico brasileiro, uma
avaliação da posição da Light neste contexto e uma
campanha especulativa. Na opinião destes dirigentes, se a participação
na concorrência não é remunerada, caberia à Light
fornecer as informações iniciais do mercado, como parte do briefing,
e não solicitar às agências.
A diretora de Comunicação da Light, Cristina Calmon, não
aceita as críticas das agências. "Achamos que, se uma agência
quer trabalhar para a Light, ela deve nos demonstrar que conhece bem o setor",
explicou. Cristina não quis informar à Janela a relação
completa das 10 agências convidadas, cujos nomes, disse a executiva, saíram
de um consenso da equipe do anunciante após estudo do mercado carioca.
A Janela, no entanto, já conseguiu levantar que, entre as agências
que receberam cartas-convites estão Artplan, Contemporânea, DPZ,
Giovanni FCB, J.Walter Thompson, McCann, Ogilvy e Salles D'Arcy.
As informações que nos chegaram do Sindicato das Agências
do Rio apontam que, na próxima semana, o assunto entrará em pauta
na assessoria jurídica do órgão.
A conta da Light vinha sendo atendida pela Contemporânea, que foi responsável
por um dos trabalhos de maior recall do anunciante, a campanha "Quem Faz Miau
É Lalau", vencedora da Campanha do Ano do Colunistas 2002. Pela concorrência
aberta pela empresa, a nova agência cuidará da sua comunicação
pelos próximos 12 meses, com direito a renovação, administrando
uma verba de R$ 2.952.110,00 no período.
A entrega das pastas com a documentação e a proposta técnica
está prevista para o próximo dia 5 de junho, às 16:30h.
César Maia vai escolher nova agência
Atendida atualmente pela agência
Tática, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou esta semana seu
Edital nº 001/03 para a escolha de agência -- ou consórcio de agências
-- que vai atender toda a administração municipal direta e indireta,
inclusive autarquias e fundações controladas pela prefeitura carioca.
A verba licitada, que deverá ser aplicada em 12 meses, é de R$
10 milhões, mas a empresa vencedora poderá ter o seu contrato
prorrogado por iguais períodos até o limite de 60 meses, o que
a permitirá acompanhar César Maia caso ele seja reeleito, o que
é uma possibilidade, considerando que o prefeito já se declarou
candidato à continuidade em 2004.
A entrega dos documentos para a concorrência acontecerá no próximo
dia 23 de junho, às 10:30h, para a Comissão de Licitação
presidida por Francisco Hamilton Alves Bandeira. Como parte da proposta, além
de todos os documentos de praxe as agências concorrentes deverão
apresentar uma declaração de que pretendem seguir as normas determinadas
pelo Cenp. Além disso, precisarão desenvolver, para a avaliação
técnica, suas considerações sobre o tema "Violência
X Auto-Estima".
SERVIÇO DA JANELA: O Edital para a concorrência
publicitária da Prefeitura do Rio está à disposição
na Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura, à
Rua Afonso Cavalcanti, 455/15º andar, sala 1535, na Cidade Nova.
Fim da V&S é adiado
O
encerramento das operações da V&S -- dando o lugar a uma nova
agência no mercado carioca -- ainda deve demorar cerca de 60 dias, segundo
avaliação de Sérgio do Rego Monteiro, diretor de novos
negócios da empresa, que está à frente do processo.
Segundo ele, ao contrário dos boatos que começaram a circular
esta semana no mercado, a negociação com o grupo financeiro GGR
não gorou, mas foi dada "uma freada de arrumação". Diz
o executivo que um novo formato está sendo estudado, no qual, além
das já noticiadas participações acionárias de Paulo
Rabello de Castro (pelo grupo GGR) e de atuais funcionários da agência,
como o diretor de criação Paulo Castro (foto) e a diretora de
mídia Denise Gorga, também ele entraria com participação
acionária. Sérgio do Rego Monteiro, além de já ter
atuado no mercado imobiliário e de comunicação, foi dono
da agência MM&C/Rego Monteiro, tendo como sócios Mozart dos
Santos Mello e Mauro Matos.
Enquanto a nova agência não é criada e não se muda
para novo endereço, a equipe da V&S vai se preparando para o futuro.
Esta semana, Paulo Castro tirou da Carioca o redator Marcelo Conde, para compor
uma dupla na agência, junto com o diretor de arte Luiz Cláudio
Salvestroni.
Prefeitura de Niterói reabre concorrência
A entrega dos envelopes da concorrência
pela Prefeitura de Niterói teve seu prazo adiado para o dia 30 de junho.
Conforme a Janela havia informado anteriormente, no dia 22 de abril - data prevista
para entrega dos envelopes - o TCE solicitou vistas do edital.
Segundo Afonso Espósito, integrante da comissão especial de licitação
da Prefeitura, foi necessário a realização de algumas mudanças
de cláusulas e condições do edital e, por este motivo,
ele foi reaberto. No mês passado, vinte agências haviam retirado
o edital, mas apenas quatro compareceram para a apresentação dos
envelopes na data marcada. Foram elas, Internad, Artplan, Quê (ex-Propeg)
e Inside (de Niterói). Espósito informou que, além destas,
novas agências poderão participar da concorrência da conta
que tem verba anual de 3 milhões de reais.
SERVIÇO DA JANELA - O edital
para a concorrência da Prefeitura de Niterói pode ser retirado
no Centro Administrativo Municipal, que fica na Rua Visconde de Sepetiba, nº
987, 4º andar, Niterói.
Aquarela ganha disputa pelos comerciais da Leader
A produtora de comerciais Aquarela, do diretor Toth Brondi, foi a vencedora da concorrência que a agência Promovenda realizou para a escolha de uma nova responsável pelos comerciais da rede de varejo Leader.
Segundo Paulo Berrini, diretor da Promovenda, o objetivo da concorrência foi buscar novos estilos e parcerias: "Depois de um ano de excelentes resultados obtidos com a Mr.Magoo e com a Tá na Lata, durante nossa parceria com a V&S, achamos que devíamos aproveitar o fim do acordo para rever os custos dos nossos fornecedores mais tradicionais, tanto na produção eletrônica quanto na parte gráfica", explicou. Na parte gráfica, a Promovenda ficou com as Gráficas Zoom e Primyl.
Berrini esclareceu ainda que a Promovenda não é mais house-agency da Leader. "Desde minha entrada na agência ela se desvinculou do cliente e passou a ter vida própria, atendendo hoje, além da Leader, a Patrimóvel Niterói, a Elister Jóias, a Procafon Serviços Marítimos, jobs da Firjan, jobs de produção gráfica para o Carrefour (fizemos para a Sendas durante 1 ano), as construtoras Matos&Matos, Arcaz, Fernandes Maciel, Plenav, entre outros", informou o publicitário à Janela.
Espaço vai autorizar Tele-Rio
A Tele-Rio vai aumentar a sua verba de comunicação no segundo semestre em 30%, segundo Antônio Carlos Bastos, diretor de atendimento da Espaço de Comunicação, agência que passou a trabalhar para o cliente, um dos maiores anunciantes do varejo carioca.
Diz Bastos que a agência passa a responder por todas as ações de comunicação do cliente, da criação à veiculação. Pelo acordo, as autorizações para os veículos de comunicação serão divididas entre a house-agency da Tele-Rio e a Espaço, o que será uma novidade neste cliente, que concentrava internamente as compras de mídia. O diretor da Espaço adianta que também cuidará dos projetos de Internet da Tele-Rio, com o objetivo de preparar a empresa para concorrer no segmento de vendas on-line.
A primeira campanha da Espaço para o cliente deverá ser veiculada esta semana, com anúncios de jornal, spots e comerciais para TV divulgando os planos de venda a prazo da rede Tele-Rio. A criação é de Flávio Gimenes e Felipe Dutra.
Cannes Prediction 2003 anuncia data
A aguardada avant-premiére do Festival Internacional de Publicidade de Cannes já tem data marcada. O Cannes Prediction 2003 vai acontecer no dia 9 de junho, uma segunda-feira. O local do evento ainda não está confirmado.
Organizada pela PS Carneiro e com o patrocínio da Ripasa, Getty Images e Cartoon Network, o Cannes Prediction 2003 vai apontar as cinco produções brasileiras favoritas do Festival, escolhidas por um júri vip composto por profissionais do mercado publicitário, fornecedores e anunciantes.
Este ano a organização do evento vai expor também algumas peças de mídia impressa e cases de marketing direto, concorrentes em Cannes. Como forma de seleção dos anúncios expostos, os organizadores estão recebendo apenas um anúncio ou campanha impressa por agência. No caso dos filmes, no entanto, serão aceitos todos aqueles que foram inscritos no Festival. Já os cases de marketing direto destacados no Cannes Prediction serão os mesmos premiados no Prêmio ABEMD.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A
Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
16/05, sexta-feira: Raquel Falkenback (Diretora de Arte da Concreta), Daniela
Alves (Atendimento da Carioca);
17/05, sábado: Gilberto Lopes (mídia), Ana Léa Cass (Diretora
de Operações da Tec Cine);
18/05, domingo: Billy Davis (Diretor da Abracam), Manoel Martins (Diretor de
Operações da Logomark), Osmar Gonçalves, João Carlos
Araújo (Diretor de Criação da Fiore), Marisa Toste (Diretora
de Conta da Fischer América Rio), Anamaria Araujo (Diretora da Aroldo
Araujo), Luiz Turano (Diretor da Oficina da Imagem);
19/05, segunda-feira: Daruiz Paranhos (Diretor Comercial da TV Bandeirantes),
Eduardo Quentel, Hélio Morgado, Jomar Pereira da Silva, Paulo Gatti (Diretor
de Criação da Millenn), Aline Arantes (Redatora da Giovanni FCB);
20/05, terça-feira: Ana Lúcia Villas Bôas;
21/05, quarta-feira: Mauro Lopes, Sandra Catharino (Gerente de Mídia
da McCann Erickson), Márcia Correa Blanco (Redator da JTres);
22/05, quinta-feira: André Nassar (Diretor de Arte da Giovanni FCB),
Paulo Roberto Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor Geral
da DPZ);
23/05, sexta-feira: Carlos Luz (Vice-Presidente da Luz), Wallace Marques (Redator
da J.Walter Thompson), Selma Leal (Diretora de Mídia da J.Walter Thompson),
Alessandra Migani (Diretora de Arte da Ogilvy), Rodrigo Figueiredo (Diretor
de Criação da Millenn), Janaína Salgueiro de A. Santos
(Sócia Gerente da S2);
* MCDONALD'S TIRA VT DO GIRAFFAS - O filme da rede de fast-food Giraffas
foi retirado do ar na sexta-feira, dia 9, respeitando a decisão do Conar.
A peça fazia uma paródia com o último VT veiculado pelo
McDonald's (vejam o filme em www.giraffas.com).
Os diretores da rede Giraffas consideraram a atitude "uma censura ao bom humor"
e estão recorrendo da decisão alegando arbitrariedade.
* CAROL JABOR É ELEITA DIRETORA YOUNG - Diretora de cena da Conspiração
Filmes e filha do cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, Carol vai integrar a
equipe dos "Young Creatives" brasileiros. Ela foi escolhida ontem à noite,
dia 14, para a categoria "Diretor de Comerciais", que tem a Film Planet como
patrocinadora.
REFORÇOS DO MERCADO
Chorus (Rio de Janeiro) - Foi contratado o produtor,
tecladista e arranjador Alex de Souza (ex-Lulu Santos) para a criação
de trilhas. A produtora também estará inaugurando dois novos estúdios
até o segundo semestre.Talent (São Paulo) - Foi contratado
o diretor de arte Fernando Carreira. Ele tem passagens pela Africa e Leo Burnett
e já criou para clientes como Fiat, Nintendo e Procter & Gamble,
entre outros.
Eugenio WG (São Paulo) - Luciana Ceccato
(ex- NewcommBates) foi contratada pela agência para trabalhar com planejamento,
prospecção e atendimento.
Fischer (São Paulo) - A agência reforçou
sua equipe de redação com a contratação de Rodrigo
Senra, ex- DM9 e Fallon PMA. Ele responderá diretamente a Átila
Francucci, diretor de criação da agência.
Grey Interactive (São Paulo) - Carlos Gustavo
Borges (ex-AgênciaClick) foi contratado como gerente de projetos da agência.
Scama (Rio de Janeiro) - A agência contratou
Wendell Ramada como executivo de contas. Ramada ocupava há 3 anos o cargo
de coordenador de marketing da Pontofrio.com. Na Scama, ele vai trabalhar ao
lado de Sandro Mattos na supervisão de todas as contas da agência.
Script (Rio de Janeiro) - Beatriz Esteves (ex-G/Staff e Giovanni,FCB)
é a nova supervisora de contas da agência. Ela vai atender a um
grupo de contas que inclui os veículos do grupo LANCE! (diário,
portal e revista) e a rede de restaurantes Spoleto.
TV Zero (Rio de Janeiro) - A produtora contratou Jatir Eiró (ex-Unilever,
Jodaf, Fim Planet e Side Cinema). O novo diretor vai trabalhar para a TV Zero
no Rio e em São Paulo, juntando-se ao casting da produtora, que conta
também com Roberto Berliner, Ronaldo Soares, André Horta, Lucia
Novaes e Marlize Storchi.
JANELA HÁ 25 ANOS
Mais uma vez relembramos o que foi notícia com destaque na Janela Publicitária,
25 anos atrás.
28/04/1978
- A Janela entrevista o baiano Duda Mendonça (foto), por sua agência
ter recebido Prêmio Colunistas Nacional como Agência do Ano, quando
ele explicou sua tática de crescimento: "Não interessa pegar
contar pequenas que dêem muito trabalho. Para a agência mostrar
a sua potencialidade, o melhor é ter contas pequenas com pouco trabalho
ou contas grandes com muito trabalho". /// Renato Castelo Branco, da CBB&A,
se candidata a presidência da ABAP para suceder a Oriovaldo Vargas Loffler.
Fernando Barbosa Lima, da Esquire, representa o Rio na chapa. /// A GFM-Propeg
inaugura escritório no Recife, além das unidades Salvador, Rio,
São Paulo e Brasília. /// Nos troca-trocas, Ronaldo Conde deixa
a CosComGrant pela Lintas, duplando com Fernando Gerardó. Ana Carmen
Longobardi troca a McCann-Rio pela MPM-Rio. E o redator Fábio Lopes Siqueira
vem da Salles-São Paulo para a Salles-Rio.
09/05/1978 - Oriovaldo Vargas é reeleito na Abap, derrotando a
chapa de Renato Castelo Branco. /// Boatos do mercado dizem que Franzé
vai deixar a Premium para abrir uma house para a Sérgio Dourado. Ele
nega para a Janela, admitindo porém a possibilidade de abrir uma agência
tendo a construtora como cliente principal. Começava a nascer a Pubblicità.
12/05/1978 - A Salles/Inter-Americana do Rio conquista duas importantes
contas: os fósforos Fiat Lux e a rede de lanchonetes McDonald's. ///
E a Esquire conquista Prestobarba, da Gillette, e Pastilhas Valda. /// O redator
Pedro Galvão troca a Thompson-Rio pela Standard, Ogilvy & Mather.
/// É lançado o livro "O Conto da Propaganda", com contos
escritos apenas por publicitários, como José Monserrat Filho,
Antônio Torres, Celso Japiassu, Ruy Lisboa, Nei Leandro de Castro e outros.
/// Franzé confirma sua saída da Premium, levando a conta do Sérgio
Dourado.
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