Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/OUT/2003
Marcio Ehrlich

 

MPM cotada para levar o BarraShopping
Segundo informações de fontes do mercado para a Janela, estão bastante adiantadas as negociações para que a agência MPM, de Nizan Guanaes, seja a nova responsável pela conta do BarraShopping, que deixou de ser atendido esta semana pela Artplan, depois de mais de 15 anos de parceria. Se a informação for confirmada, Nizan terá que reforçar a sua presença no Rio de Janeiro, onde a MPM já atende a Sul América e a África -- sua outra agência -- mantém apenas uma representação comandada por Polika Teixeira para cuidar da conta da empresa de telefonia celular Vivo.
Nos últimos dias, executivos do BarraShopping visitaram algumas agências cariocas, sem deixar claro, porém, se viriam a realizar uma concorrência ou convidariam diretamente alguma delas. Outra agência que está sendo alvo de especulações como potencial destino da conta é a G/Staff. Além da grande experiência do seu diretor de criação Marcelo Giannini em shopping-centers -- ele foi um dos responsáveis pela construção da imagem do Rio Sul como shopping de moda --, a agência já atende há vários anos o grupo Renasce, administrador do shopping da Barra. Foi dela o lançamento do New York City Center, um anexo do BarraShopping inicialmente voltado ao lazer e hoje integrado à comunicação do shopping.
Fumaça antiga
A comunicação da Artplan de que havia aberto mão da conta do BarraShopping para cuidar do novo projeto do grupo Renasce para administração de shoppings de terceiros materializa os rumores que há meses circulam no mercado de um eventual desgaste na relação entre as duas partes. Na sua edição de 4 de julho, a Janela registrava o boato da separação. Na época, os rumores foram justificados como reflexo da movimentação dos grandes shoppings cariocas na concorrência conjunta para a campanha de liquidação de Inverno, conhecida como a "Febre de Shopping". O superintendente do BarraShopping, Guto Bezerra de Miranda, garantiu para a Janela que a informação não tinha qualquer fundamento. "Não só estamos satisfeitos com a Artplan como temos vários trabalhos em andamento para campanhas até o final do ano", disse o executivo.
O Ribeirão Shopping, de Ribeirão Preto, e o Shopping Anália Franco, de São Paulo, continuam sendo atendidos pela Artplan.

Borges oficializa eleições do GAP
O presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento (GAP-Rio), Marcio Borges, oficializou a data das eleições que vão eleger seu sucessor na entidade. Serão no dia 13/10 e o prazo final para a apresentação das chapas é na próxima quarta-feira (08/10). Por enquanto, a única chapa que está concorrendo é a do publicitário Eduardo Forbes, da Cooperativa Comunicações. O local da votação ainda não está definido, mas, segundo Marcio Borges, será divulgado até dois dias antes das eleições.

Guto Graça responde a Ancelmo Góis
"Quem tem medo não deve fazer propaganda". Essa foi a resposta de Guto Graça, diretor geral da Portfolio, ao saber que o Sindicato das Secretárias entrará com ação contra o Motel Elegance, conforme foi divulgado hoje na coluna de Ancelmo Góis, do jornal O Globo. A peça publicada na última quinta-feira (25/09) com o título " As camas do Motel Elegance são melhores que mesas de escritório", criada em homenagem ao Dia das Secretárias que se comemorou dia 30, foi considerada pelo Sindicato "um anúncio deselegante com a classe".
"O título é polêmico, é verdade. Mas não acho que ele falte com respeito para com as secretárias. E a agência 'in love' com o cliente assume a responsabilidade de propor um título ousado, talvez mal compreendido, mas nunca desrespeitoso para com uma profissão", defende o diretor.
A peça foi criada por Luiza Boller e Alexandre Amaral (o Fubá), com direção de criação de Luciano "Animal". Curiosamente, quem assina a redação é uma mulher. Pelo menos de machista o título do anúncio não pode ser acusado.

Carioca cruza a ponte
A agência Comunicação Carioca comemora a conquista de duas contas, uma delas do outro lado da ponte: a Unimed-Niterói; e a outra a rede de cursos de Inglês Yes. Aliás, as fronteiras da agência não terminam em Niterói. A Carioca, que já fez trabalhos para a Prefeitura de Búzios, firmou um acordo com a agência Criativa, de Vitória, para o atendimento do Shopping Vitória, o maior da capital capixaba.

Cooperativa promove Seminário Social
Discutir o papel da publicidade na questão social sob o ponto de vista dos profissionais do terceiro setor é o objetivo do Seminário de Publicidade Social, promovido pela Cooperativa Comunicação e apoiado pela APB e Prefeitura do Rio. "As mais importantes campanhas sociais desenvolvidas no país não estariam completas se não fosse pela criação e veiculação de grandes campanhas publicitárias", defende Eduardo Forbes, diretor geral da Cooperativa. O evento irá acontecer nos dias 6 e 7 de outubro e estará reunido os principais nomes do mercado publicitário. Só que, desta vez, como ouvintes. " Ao invés de convidarmos os criadores de grandes campanhas publicitárias voltadas para o social, convidamos pessoas relevantes no cenário social para falar para publicitários, anunciantes, veículos e fornecedores do mercado", explica Forbes. Os únicos publicitários palestrantes serão Álvaro Esteves, da Giovanni,FCB, que estará falando sobre as campanhas que criou sobre síndrome de down e doação de órgãos, e Kátia Viola, que além de publicitária é responsável pelo setor de comunicação da ONG Terra dos Homens.
As palestras irão acontecer nestes dois dias, de 9:00hs. às 18:30hs, no campus da Barra da Universidade Castelo Branco. Entre os palestrantes, estarão presentes Mauricio de Andrade, coordenador da Ação Cidadania, José Júnior, fundador do AfroReggae e Dante Quinterno, diretor geral da TV Rocinha.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem enviar um e-mail para coopcom@globo.com para saber como garantir sua participação no evento. Os ingressos custam R$ 200,00 para profissionais do mercado e R$ 150,00 para estudantes.

Cidão, em 1978 CCRJ homenageia Alcides Fidalgo
Alcides Angeli da Cruz Fidalgo, o Cidão, foi homenageado esta quinta-feira pelo CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro, recebendo do presidente da entidade, Álvaro Rodrigues, o Hall da Fama do recém-saído anuário Melhor do Rio 2003. Ele foi o segundo criativo a receber o prêmio. Em 2002, Mauro Matos foi o profissional lembrado pelo clube.
Fidalgo, entre outros destaques do seu currículo, foi, na década de 70, um dos mais premiados redatores da Almap. Naquela agência conquistou um Leão em Cannes para Vick Vaporub com o filme da menininha de nariz tapado. Também foi dele, com João Galhardo e Alex Periscinotto, a campanha da Petrobras em que todos os personagens mostravam os 4 dedos da mão estendidos para cima (com o polegar dobrado), numa referência ao óleo Lubrax 4, da empresa, que antecipava o gesto do Nº 1 da Brahma e o do 3 do Rock in Rio.
De Almap de São Paulo, Cidão veio ao Rio ser diretor de criação da hoje desaparecida SGB, agência de Sani Sirotsky e Arthur Bernstein, que viveu com ele sua época de ouro, reunindo talentos como João Galhardo, Álvaro Gabriel, Ney Azambuja, Zianno Grigoli, Ernani "Naninho" Gouveia, Victor de Castro e muitos outros. Em 1978, ele foi jurado da segunda edição do anuário do CCSP, de onde saiu esta imagem que ilustra a matéria. Foi em seu tempo como diretor de criação da MPM-Rio, comandando as mais de 10 duplas da agência, que nasceu a inesquecível campanha "Vem pra Caixa você também", para a Caixa Econômica Federal.
Recentemente, Alcides Fidalgo esteve na Next, desenvolvendo textos para as concorrências em que a agência estava participando.
O encontro no Butiquim Carioca reuniu diversos criativos que trabalharam com ele na SGB e na MPM, com momentos de grande emoção para Cidão. Pena que, a exceção do presidente do Clube e de alguns criativos da Next, apenas Fábio Seidl -- diretor de criação da 4X4 -- representou a nova geração de criativos cariocas.

Casa&Vídeo tem nova campanha
A campanha criada pela Artplan para o Dia das Crianças da Casa & Vídeo traz uma novidade. Pela primeira vez, a empresa está utilizando a animação gráfica como recurso criativo em uma campanha publicitária. Segundo os próprios criadores, "esta foi a forma encontrada para equilibrar a linguagem varejista com uma atmosfera de desejos e sonhos infantis, agradando adultos e crianças".
Envolvendo anúncios, encarte, peças de pontos de vendas e um filme de 30 segundo, a campanha será veiculada entre os dias 2 e 11 de outubro no Rio e em Vitória. O comercial apresenta diversas situações onde crianças se divertem entre os brinquedos e interagem com animações gráficas. A criação seguiu a estratégia de valorizar sortimento e preços baixos, dizendo que a criança encontra o presente que ela quer pelo preço que seus pais vão gostar de pagar.
A criação é de Renata Curado e Elizabeth Jencarelli, com direção de criação de Roberto Vilhena. O filme foi produzido pela Proview e dirigido por Oswaldo Sargentelli e a animação foi feita pela Imagina com direção de Mário Barreto.

Marcos Silveira lança curso de extensão
Em parceria com a UniverCidade, o Presidente e Diretor de Criação da Doctor, Marcos Silveira, estará lançando no final de outubro o Instituto da Propaganda, um curso de extensão com duração de cinco meses formatado de acordo com os preceitos regulatórios do MEC. "O Instituto da Propaganda nasce com o objetivo de ser o melhor e mais surpreendente curso de extensão para aqueles que desejam ingressar no mundo da criação publicitária", ressalta Silveira.
Entre os professores que irão ministrar o IP, já estão confirmados os nomes de Sérgio Cardoso, da produtora Cine, Marcelo Gorodicht, da MG e do diretor de arte Delano D'Ávila, além do próprio Marcos Silveira, que será o responsável pelas aulas de redação. O curso terá início com duas turmas
de criação, mas o objetivo de Silveira é ampliar o IP paras as áreas de atendimento, planejamento, mídia e produção. As aulas serão voltadas para estudantes e pessoas interessadas na área de criação publicitária.
A partir de segunda-feira (06/10), a Doctor estará a lançando uma campanha para divulgar o Instituto da Propaganda envolvendo anúncio de jornal, rádio, outbus, outdoor, flyer, postcard e ações promocionais. A criação é de Marcos Silveira e Guilherme Somensato, com fotografia de Leonardo Luz - Estúdio Luz Kawabata.

ProDigital anima cordel
Fonte inesgotável de estórias do cotidiano contadas na literatura, o cordel foi adaptado para o desenho animado. Produzido pela ProDigital, o vídeo “As Gêmeas do Pacujá” está sendo exibido no Festival do Rio 2003 e faz parte de uma série de 15 filmes chamada Cordel Vivo, patrocinada pela Prefeitura do Rio.
A idéia de trazer para o desenho animado a técnica da xilografia surgiu quando o diretor do curta metragem, Ótávio Escobar, descobriu o site do cordelista nordestino Léo Medeiros, autor das estórias. "Queríamos explorar a riqueza popular da literatura de cordel, que reúne diversos tipos de pessoas e lugares brasileiros, preservando os traços originais das páginas dos livros ", explica Escobar, responsável pela animação de grande parte dos desenhos exibidos pela Rede Globo nos intervalos dos filmes.
“As Gêmeas do Pacujá” conta a história de duas irmãs gêmeas que se apaixonam e se casam com dois irmãos, também gêmeos. A partir do dia do casamento, uma esperada confusão se estabelece entre o quarteto e começa o troca-troca entre os casais. O vídeo será exibido no Odeon nesta quinta-feira ( 02/10) , às 18h30m, em sessão para convidados; no Estação Botafogo no dia 5/10, às 18h30m, e no dia 8/10, às 21h30m.

Para a criação não esquecer do futuro
A matéria da Janela publicada na última semana (Edição de 26/09/2003) continuou repercutindo entre os leitores. Vejam as novas manifestações que chegaram à nossa redação:
De Ronaldo Conde, VP de Atendimento da Quê.
"Caro Márcio,
Foi muito legal ler seu artigo. Na condição de ex-presidente do CCRJ e de participante de várias diretorias, sei bem a importância que a entidade teve para o mercado do Rio.
Não vou falar de nomes, até porque você já o fez.
Também porque não vivo do passado - e você sabe muito bem disso.
Um dia, minha analista, ao sentir minha empolgação porque a Paula, minha mulher, estava esperando gêmeos, me falou que eu não ia envelhecer nunca.
53 anos, 5 filhos - é uma maneira única de estar constantemente me renovando.
Só lamento - e isso é motivo de grandes papos com o Ercílio - que nós não possamos ajudar mais as pessoas que, por razões diversas, mas nunca por falta de talento, estão fora do mercado de trabalho. Quer dizer, não estão mais trabalhando em agências de propaganda.
Você também sabe das restrições que faço às atuais gestões do CCRJ.
A total falta de participação política e a total falta de participação nos destinos da nossa profissão - só para citar alguns, CENP, Bureau de Mídia - fazem do CCRJ uma entidade sem nenhuma importância para a minha geração - uma geração importante, muito importante, diga-se de passagem.
Mas a bola está com eles, embora, a meu modo, continue lutando pela nossa profissão.
A bola está com meu filho, Marcelo, que acaba de disputar a eleição no CCRJ, na chapa do Gustavo Bastos.
Conversamos muito e isso é outra maneira de nunca envelhecer.
Mas vamos lá.
Custe o que custar, o CCRJ não pode morrer.
Quem sabe, um dia, tudo volte ao curso da sabedoria e da participação.
Abraços e parabéns de novo.
Ronaldo Conde"

De Marcia Brito, diretora da Message
"Marcio,
Brilhante o texto em que vc resgata um pouco da memória do mercado publicitário, da qual fazemos parte.
Acho que foi a partir da ousadia da realização do I Encontro Nacional de Criação Publicitária, em plena ditadura militar, que tomamos o gostinho de ousar nos nossos eventos, e jamais paramos.
Este ano, no Expresso da Comunicação realizado em março, quebrei a mesmice das formais mesas de plenário substituindo-as pelo ponto de ônibus do mobiliário urbano, onde os moderadores e palestrantes faziam suas apresentações. A mesma ousadia você teve no último Prêmio Colunistas ao colocar um desfile de moda na festa, tornando o Colunistas a entrega de prêmios mais fashion do mercado.
Marcia"

De Marcelo Lobo, Supervisor de Criação da Script
"Show de bola Marcio.
Seu texto PARA A CRIAÇÃO NÃO ESQUECER DO FUTURO está muito legal.
Concordo com tudo que você escreveu e me faz pensar quanta coisa importante estamos deixando de assimilar desta turma mais velha que já passou por tantas experiencias, boas e ruins.
Tive o prazer de trabalhar com o Antonio Torres na Publinews, por quase dois anos, e sei muito bem do grau de experiencia de vida e profissional que pessoas como ele são capazes de adiquirir, além de toda a generosidade para trocar.
Segue adiante isso, Marcio. Dê idéias, ajude a aproximar e trazer as pessoas mais pra perto.
Encontros, palestras e debates são idéias bem interessantes para todos nós do mercado. Acho que isso estimularia bastante a nova diretoria e todos nós interessados em ter um grupo forte e mais participativo. De novo.
Obrigado e um abraco,
Marcelo Lobo

De Ricardo Ladvocat, diretor da SM
"Márcio, muito oportunos e relevantes os pontos levantados por você. Às vezes,achamos que a festa só começou quando chegamos.
Agora que vamos ter eleições também no GAP, cabe a pergunta: será que a galera do Atendimento também vai pelo mesmo caminho?
Abraço
Ricardo Ladvocat"

Reforços do Mercado
4X4(Rio-RJ) -Richard Magrath é o mais novo contratado da agência, assumindo a função de executivo de Atendimento da holding TIM Brasil. Ex-analista de Comunicação da TIM Rio, Magrath já trabalhou também para a Globo.com e Globosat - Sportv. E em Brasília, a 4X4 contratou Mônica Cunha como nova gerente de Atendimento da TIM Centro-Oeste. Com passagens pelas agências Master, Fischer, ADAG e EugêncioWG DDB, Mônica já atendeu a clientes como Banco do Brasil, Ministério da Saúde e da Educação, Caixa e GDF (Governo do Distrito Federal).
Portfolio( Rio-RJ) - O redator Renato Alt (ex-V&S São Paulo) chega de Portugal e entra para a equipe de criação da agência.