MPM cotada para levar o BarraShopping
Segundo informações de fontes do mercado para a Janela,
estão bastante adiantadas as negociações para que a agência
MPM, de Nizan Guanaes, seja a nova responsável pela conta do BarraShopping,
que deixou de ser atendido esta semana pela Artplan, depois de mais de 15 anos
de parceria. Se a informação for confirmada, Nizan terá
que reforçar a sua presença no Rio de Janeiro, onde a MPM já
atende a Sul América e a África -- sua outra agência --
mantém apenas uma representação comandada por Polika Teixeira
para cuidar da conta da empresa de telefonia celular Vivo.
Nos últimos dias, executivos do BarraShopping visitaram algumas agências
cariocas, sem deixar claro, porém, se viriam a realizar uma concorrência
ou convidariam diretamente alguma delas. Outra agência que está
sendo alvo de especulações como potencial destino da conta é
a G/Staff. Além da grande experiência do seu diretor de criação
Marcelo Giannini em shopping-centers -- ele foi um dos responsáveis pela
construção da imagem do Rio Sul como shopping de moda --, a agência
já atende há vários anos o grupo Renasce, administrador
do shopping da Barra. Foi dela o lançamento do New York City Center,
um anexo do BarraShopping inicialmente voltado ao lazer e hoje integrado à
comunicação do shopping.
Fumaça antiga
A comunicação da Artplan de que havia aberto mão da conta
do BarraShopping para cuidar do novo projeto do grupo Renasce para administração
de shoppings de terceiros materializa os rumores que há meses circulam
no mercado de um eventual desgaste na relação entre as duas partes.
Na sua edição de 4 de julho, a Janela registrava o boato da separação.
Na época, os rumores foram justificados como reflexo da movimentação
dos grandes shoppings cariocas na concorrência conjunta para a campanha
de liquidação de Inverno, conhecida como a "Febre de Shopping".
O superintendente do BarraShopping, Guto Bezerra de Miranda, garantiu para a
Janela que a informação não tinha qualquer fundamento.
"Não só estamos satisfeitos com a Artplan como temos vários
trabalhos em andamento para campanhas até o final do ano", disse
o executivo.
O Ribeirão Shopping, de Ribeirão Preto, e o Shopping
Anália Franco, de São Paulo, continuam sendo atendidos pela Artplan.
Borges oficializa eleições do GAP
O presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento
(GAP-Rio), Marcio Borges, oficializou a data das eleições que
vão eleger seu sucessor na entidade. Serão no dia 13/10 e o prazo
final para a apresentação das chapas é na próxima
quarta-feira (08/10). Por enquanto, a única chapa que está concorrendo
é a do publicitário Eduardo Forbes, da Cooperativa Comunicações.
O local da votação ainda não está definido, mas,
segundo Marcio Borges, será divulgado até dois dias antes das
eleições.
Guto
Graça responde a Ancelmo Góis
"Quem tem medo não deve fazer propaganda".
Essa foi a resposta de Guto Graça, diretor geral da Portfolio, ao saber
que o Sindicato das Secretárias entrará com ação
contra o Motel Elegance, conforme foi divulgado hoje na coluna de Ancelmo Góis,
do jornal O Globo. A peça publicada na última quinta-feira (25/09)
com o título " As camas do Motel Elegance são melhores que
mesas de escritório", criada em homenagem ao Dia das Secretárias
que se comemorou dia 30, foi considerada pelo Sindicato "um anúncio
deselegante com a classe".
"O título é polêmico, é verdade. Mas não
acho que ele falte com respeito para com as secretárias. E a agência
'in love' com o cliente assume a responsabilidade de propor um título
ousado, talvez mal compreendido, mas nunca desrespeitoso para com uma profissão",
defende o diretor.
A peça foi criada por Luiza Boller e Alexandre Amaral (o Fubá),
com direção de criação de Luciano "Animal".
Curiosamente, quem assina a redação é uma mulher. Pelo
menos de machista o título do anúncio não pode ser acusado.
Carioca cruza a ponte
A agência Comunicação Carioca comemora a conquista
de duas contas, uma delas do outro lado da ponte: a Unimed-Niterói; e
a outra a rede de cursos de Inglês Yes. Aliás, as fronteiras da
agência não terminam em Niterói. A Carioca, que já
fez trabalhos para a Prefeitura de Búzios, firmou um acordo com a agência
Criativa, de Vitória, para o atendimento do Shopping Vitória,
o maior da capital capixaba.
Cooperativa promove Seminário Social
Discutir o papel da publicidade na questão
social sob o ponto de vista dos profissionais do terceiro setor é o objetivo
do Seminário de Publicidade Social, promovido pela Cooperativa Comunicação
e apoiado pela APB e Prefeitura do Rio. "As mais importantes campanhas
sociais desenvolvidas no país não estariam completas se não
fosse pela criação e veiculação de grandes campanhas
publicitárias", defende Eduardo Forbes, diretor geral da Cooperativa.
O evento irá acontecer nos dias 6 e 7 de outubro e estará reunido
os principais nomes do mercado publicitário. Só que, desta vez,
como ouvintes. " Ao invés de convidarmos os criadores de grandes
campanhas publicitárias voltadas para o social, convidamos pessoas relevantes
no cenário social para falar para publicitários, anunciantes,
veículos e fornecedores do mercado", explica Forbes. Os únicos
publicitários palestrantes serão Álvaro Esteves, da Giovanni,FCB,
que estará falando sobre as campanhas que criou sobre síndrome
de down e doação de órgãos, e Kátia Viola,
que além de publicitária é responsável pelo setor
de comunicação da ONG Terra dos Homens.
As palestras irão acontecer nestes dois dias, de 9:00hs. às 18:30hs,
no campus da Barra da Universidade Castelo Branco. Entre os palestrantes, estarão
presentes Mauricio de Andrade, coordenador da Ação Cidadania,
José Júnior, fundador do AfroReggae e Dante Quinterno, diretor
geral da TV Rocinha.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Os interessados devem enviar um e-mail para coopcom@globo.com
para saber como garantir sua participação no evento. Os ingressos
custam R$ 200,00 para profissionais do mercado e R$ 150,00 para estudantes.
CCRJ homenageia Alcides Fidalgo
Alcides Angeli da Cruz Fidalgo, o Cidão, foi
homenageado esta quinta-feira pelo CCRJ-Clube de Criação do Rio
de Janeiro, recebendo do presidente da entidade, Álvaro Rodrigues, o
Hall da Fama do recém-saído anuário Melhor do Rio 2003.
Ele foi o segundo criativo a receber o prêmio. Em 2002, Mauro Matos foi
o profissional lembrado pelo clube.
Fidalgo, entre outros destaques do seu currículo, foi, na década
de 70, um dos mais premiados redatores da Almap. Naquela agência conquistou
um Leão em Cannes para Vick Vaporub com o filme da menininha de nariz
tapado. Também foi dele, com João Galhardo e Alex Periscinotto,
a campanha da Petrobras em que todos os personagens mostravam os 4 dedos da
mão estendidos para cima (com o polegar dobrado), numa referência ao
óleo Lubrax 4, da empresa, que antecipava o gesto do Nº 1 da Brahma e o
do 3 do Rock in Rio.
De Almap de São Paulo, Cidão veio ao Rio ser diretor de criação
da hoje desaparecida SGB, agência de Sani Sirotsky e Arthur Bernstein,
que viveu com ele sua época de ouro, reunindo talentos como João
Galhardo, Álvaro Gabriel, Ney Azambuja, Zianno Grigoli, Ernani "Naninho"
Gouveia, Victor de Castro e muitos outros. Em 1978, ele foi jurado da segunda
edição do anuário do CCSP, de onde saiu esta imagem que
ilustra a matéria. Foi em seu tempo como diretor de criação
da MPM-Rio, comandando as mais de 10 duplas da agência, que nasceu a inesquecível
campanha "Vem pra Caixa você também", para a Caixa Econômica
Federal. Recentemente, Alcides Fidalgo esteve na Next,
desenvolvendo textos para as concorrências em que a agência estava
participando.
O encontro no Butiquim Carioca reuniu diversos criativos que trabalharam com
ele na SGB e na MPM, com momentos de grande emoção para Cidão.
Pena que, a exceção do presidente do Clube e de alguns criativos
da Next, apenas Fábio Seidl -- diretor de criação da 4X4
-- representou a nova geração de criativos cariocas.
Casa&Vídeo tem nova campanha
A campanha criada pela Artplan para o Dia das Crianças da
Casa & Vídeo traz uma novidade. Pela primeira vez, a empresa está
utilizando a animação gráfica como recurso criativo em
uma campanha publicitária. Segundo os próprios criadores, "esta
foi a forma encontrada para equilibrar a linguagem varejista com uma atmosfera
de desejos e sonhos infantis, agradando adultos e crianças".
Envolvendo anúncios, encarte, peças de pontos de vendas e um filme
de 30 segundo, a campanha será veiculada entre os dias 2 e 11 de outubro
no Rio e em Vitória. O comercial apresenta diversas situações
onde crianças se divertem entre os brinquedos e interagem com animações
gráficas. A criação seguiu a estratégia de valorizar
sortimento e preços baixos, dizendo que a criança encontra o presente
que ela quer pelo preço que seus pais vão gostar de pagar.
A criação é de Renata Curado e Elizabeth Jencarelli, com
direção de criação de Roberto Vilhena. O filme foi
produzido pela Proview e dirigido por Oswaldo Sargentelli e a animação
foi feita pela Imagina com direção de Mário Barreto.
Marcos Silveira lança curso de extensão
Em parceria com a UniverCidade, o Presidente e Diretor
de Criação da Doctor, Marcos Silveira, estará lançando
no final de outubro o Instituto da Propaganda, um curso de extensão com
duração de cinco meses formatado de acordo com os preceitos regulatórios
do MEC. "O Instituto da Propaganda nasce com o objetivo de ser o melhor
e mais surpreendente curso de extensão para aqueles que desejam ingressar
no mundo da criação publicitária", ressalta Silveira.
Entre os professores que irão ministrar o IP, já estão
confirmados os nomes de Sérgio Cardoso, da produtora Cine, Marcelo Gorodicht,
da MG e do diretor de arte Delano D'Ávila, além do próprio
Marcos Silveira, que será o responsável pelas aulas de redação.
O curso terá início com duas turmas de
criação, mas o objetivo de Silveira é ampliar o IP paras
as áreas de atendimento, planejamento, mídia e produção.
As aulas serão voltadas para estudantes e pessoas interessadas na área
de criação publicitária.
A partir de segunda-feira (06/10), a Doctor estará a lançando
uma campanha para divulgar o Instituto da Propaganda envolvendo anúncio
de jornal, rádio, outbus, outdoor, flyer, postcard e ações
promocionais. A criação é de Marcos Silveira e Guilherme
Somensato, com fotografia de Leonardo Luz - Estúdio Luz Kawabata.
ProDigital anima cordel
Fonte inesgotável de estórias do cotidiano contadas
na literatura, o cordel foi adaptado para o desenho animado. Produzido pela
ProDigital, o vídeo As Gêmeas do Pacujá
está sendo exibido no Festival do Rio 2003 e faz parte de uma
série de 15 filmes chamada Cordel Vivo, patrocinada pela Prefeitura do
Rio.
A idéia de trazer para o desenho animado a técnica
da xilografia surgiu quando o diretor do curta metragem, Ótávio
Escobar, descobriu o site do cordelista nordestino Léo Medeiros, autor
das estórias. "Queríamos explorar a riqueza popular da literatura
de cordel, que reúne diversos tipos de pessoas e lugares brasileiros,
preservando os traços originais das páginas dos livros ",
explica Escobar, responsável pela animação de grande parte
dos desenhos exibidos pela Rede Globo nos intervalos dos filmes.
As Gêmeas do Pacujá conta a história
de duas irmãs gêmeas que se apaixonam e se casam com dois irmãos,
também gêmeos. A partir do dia do casamento, uma esperada confusão
se estabelece entre o quarteto e começa o troca-troca entre os casais.
O vídeo será exibido no Odeon nesta quinta-feira ( 02/10) , às
18h30m, em sessão para convidados; no Estação Botafogo
no dia 5/10, às 18h30m, e no dia 8/10, às 21h30m.
Para a criação não esquecer do futuro
A matéria da Janela publicada na última semana (Edição
de 26/09/2003) continuou repercutindo entre os leitores. Vejam as novas
manifestações que chegaram à nossa redação:
De Ronaldo Conde, VP de Atendimento da Quê.
"Caro Márcio,
Foi muito legal ler seu artigo. Na condição de ex-presidente do
CCRJ e de participante de várias diretorias, sei bem a importância
que a entidade teve para o mercado do Rio.
Não vou falar de nomes, até porque você já o fez.
Também porque não vivo do passado - e você sabe muito bem
disso.
Um dia, minha analista, ao sentir minha empolgação porque a Paula,
minha mulher, estava esperando gêmeos, me falou que eu não ia envelhecer
nunca.
53 anos, 5 filhos - é uma maneira única de estar constantemente
me renovando.
Só lamento - e isso é motivo de grandes papos com o Ercílio
- que nós não possamos ajudar mais as pessoas que, por razões
diversas, mas nunca por falta de talento, estão fora do mercado de trabalho.
Quer dizer, não estão mais trabalhando em agências de propaganda.
Você também sabe das restrições que faço às
atuais gestões do CCRJ.
A total falta de participação política e a total falta
de participação nos destinos da nossa profissão - só
para citar alguns, CENP, Bureau de Mídia - fazem do CCRJ uma entidade
sem nenhuma importância para a minha geração - uma geração
importante, muito importante, diga-se de passagem.
Mas a bola está com eles, embora, a meu modo, continue lutando pela nossa
profissão.
A bola está com meu filho, Marcelo, que acaba de disputar a eleição
no CCRJ, na chapa do Gustavo Bastos.
Conversamos muito e isso é outra maneira de nunca envelhecer.
Mas vamos lá.
Custe o que custar, o CCRJ não pode morrer.
Quem sabe, um dia, tudo volte ao curso da sabedoria e da participação.
Abraços e parabéns de novo.
Ronaldo Conde"
De Marcia Brito, diretora da
Message
"Marcio,
Brilhante o texto em que vc resgata um pouco da memória do mercado publicitário,
da qual fazemos parte.
Acho que foi a partir da ousadia da realização do I Encontro Nacional
de Criação Publicitária, em plena ditadura militar, que
tomamos o gostinho de ousar nos nossos eventos, e jamais paramos.
Este ano, no Expresso da Comunicação realizado em março,
quebrei a mesmice das formais mesas de plenário substituindo-as pelo
ponto de ônibus do mobiliário urbano, onde os moderadores e palestrantes
faziam suas apresentações. A mesma ousadia você teve no
último Prêmio Colunistas ao colocar um desfile de moda na festa,
tornando o Colunistas a entrega de prêmios mais fashion do mercado.
Marcia"
De Marcelo Lobo, Supervisor de Criação da Script
"Show de bola Marcio.
Seu texto PARA A CRIAÇÃO NÃO ESQUECER DO FUTURO está
muito legal.
Concordo com tudo que você escreveu e me faz pensar quanta coisa importante
estamos deixando de assimilar desta turma mais velha que já passou por
tantas experiencias, boas e ruins.
Tive o prazer de trabalhar com o Antonio Torres na Publinews, por quase dois
anos, e sei muito bem do grau de experiencia de vida e profissional que pessoas
como ele são capazes de adiquirir, além de toda a generosidade
para trocar.
Segue adiante isso, Marcio. Dê idéias, ajude a aproximar e trazer
as pessoas mais pra perto.
Encontros, palestras e debates são idéias bem interessantes para
todos nós do mercado. Acho que isso estimularia bastante a nova diretoria
e todos nós interessados em ter um grupo forte e mais participativo.
De novo.
Obrigado e um abraco,
Marcelo Lobo
De Ricardo Ladvocat, diretor da SM
"Márcio, muito oportunos e relevantes os pontos levantados por você.
Às vezes,achamos que a festa só começou quando chegamos.
Agora que vamos ter eleições também no GAP, cabe a pergunta:
será que a galera do Atendimento também vai pelo mesmo caminho?
Abraço
Ricardo Ladvocat"
Reforços
do Mercado
4X4(Rio-RJ) -Richard Magrath é o mais novo contratado
da agência, assumindo a função de executivo de Atendimento
da holding TIM Brasil. Ex-analista de Comunicação da TIM Rio,
Magrath já trabalhou também para a Globo.com e Globosat - Sportv.
E em Brasília, a 4X4 contratou Mônica Cunha como nova gerente de
Atendimento da TIM Centro-Oeste. Com passagens pelas agências Master,
Fischer, ADAG e EugêncioWG DDB, Mônica já atendeu a clientes
como Banco do Brasil, Ministério da Saúde e da Educação,
Caixa e GDF (Governo do Distrito Federal).
Portfolio( Rio-RJ) - O redator Renato Alt (ex-V&S
São Paulo) chega de Portugal e entra para a equipe de criação
da agência.
|