Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/OUT/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem os Top Five dos 30 anos da história do prêmio

Todos os profissionais, empresas e trabalhos que já receberam Grand Prix do Prêmio Colunistas nos 30 anos da existência do concurso no Brasil passaram esta quinta-feira por um novo julgamento. Dessa vez, para que os membros da Abracomp, a entidade que promove a premiação, escolhessem os 5 de cada categoria que mais representassem a qualidade da propaganda brasileira nessas três últimas décadas.
O júri foi presidido por Armando Ferrentini, fundador do Prêmio Colunistas, e integrado por Adonis Alonso, Antoninho Pereira Rossini, Eloy Simões (também um fundador da premiação), Fernando Vasconcelos, Francisco Alberto Madia de Souza, José Roberto W. Penteado Filho, Manoel Dornelles, Marcello Queiroz, Marcio Ehrlich, Nélson Cadena e Sílvia Dias de Souza.
Estes foram, nas diversas categorias e em ordem alfabética, os "Cinco Mais" dos últimos 30 anos na propaganda brasileira, segundo os colunistas publicitários:
AGÊNCIAS
• Almap
• DM9
• DPZ
• McCann
• W/Brasil
PUBLICITÁRIOS
• Alex Periscinoto
• Júlio Ribeiro
• Mauro Salles
• Roberto Duailibi
• Washington Olivetto
PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA
• Christina Carvalho Pinto
• Eric Nice
• Márcio Moreira
• Octávio Florisbal
• Sérgio Reis
ANUNCIANTES
• Bradesco
• Coca-Cola
• Nestlé
• Souza Cruz
• Volkswagen
TV E CINEMA
• 1971- "Geladerra”; da Almap para LPC.
• 1971 - "Transamazônica", da Almap para Volkswagen (VW 1500)
• 1973 - "Festa no Bixiga", da Almap para Antarctica.
• 1982 - Série "Fiat Europa", da MPM para Fiat
• 1987 - "Primeiro Sutiã", da W/GGK para Valisére.
RÁDIO
• 1968 - "Urashima Taro", da Varig.
• 1972 - Série "Chevrolet", da McCann para Chevrolet
• 1973 - "Pepsi", da Salles para Pepsi.
• 1976 - "Unindo o Brasil", da Umuarama para Bamerindus.
• 1986 - "Louco por Lee", da McCann para Lee.
MÍDIA IMPRESSA
• 1968 - "Encarte Artex", da Denison para Artex.
• 1969 - "A Pílula do Homem", da Lintas para Engov.
• 1973 - "Lave e Use", da Almap para Volkswagen.
• 1978 - "Brasil de A a Z", da Salles para Sul América
• 1992 - "Novo Band-Aid Flexível", da Young & Rubicam para Johnson
OUTDOORS
• 1969 - "Açúcar Nele", da P. A. Nascimento para CCPAA.
• 1969 - Série "Hope", da Agnelo para Hope
• 1981 - "Chancy", da DPZ para Chambourcy.
• 1991 - Série "Dunkin'Donuts", da DM9 para Dunkin'Donuts.
• 1996 - Série "Olimpíadas", da Young & Rubicam para Varig
CAMPANHAS
• 1970 - "Boko Moko", da Almap para Guaraná Antarctica.
• 1978 - "Garoto Bombril", da DPZ para Bombril.
• 1984 - "Entrevistador", da Artplan para CEF.
• 1990 - "N° 1", da Fischer, Justus para Brahma.
• 1991 - "Não tem comparação", da Talent para Brastemp.
VEÍCULOS
• Folha de São Paulo
• O Globo
• Rede Globo
• SBT
• Veja

EDITORIAL

O Rio entre os melhores do Brasil

É engraçado mesmo essa nossa coisa carioca de, numa disputa com São Paulo, já acharmos que nem temos chance (e não me venham dizer que isso não acontece porque não paro de ver acontecer).
Comigo mesmo, cheguei esta quinta-feira em São Paulo para participar do júri do Colunistas 30 Anos com a plena convicção de que só iria sobrar prêmio para os paulistas.
Claro que São Paulo, como reflexo da sua própria economia, esteve super presente, levando 86% dos prêmios para os Top Five dos 30 anos do Prêmio Colunistas. Mas foi uma satisfação enorme pra mim ver que, sem precisar qualquer lobby, o Rio de Janeiro emplacou 7 premiados entre os 50, com nomes que podem nos encher de muito orgulho. Sinceramente gostaria, no caso dos trabalhos, de ter as fichas técnicas para fazer as devidas homenagens. Se o leitor tiver, por favor, mande pra cá.
Pra começar, dos 5 Anunciantes mais importantes do país nos últimos 30 anos, segundo os Colunistas, o Rio de Janeiro sedia 2: Coca-Cola e Souza Cruz. Indiscutível, claro. Entre os Veículos, a proporção se manteve. São genuinamente cariocas O Globo e a Rede Globo.
Mesmo entre os trabalhos, marcamos uma presença incontestável. Quem poderá esquecer o memorável jingle da Pepsi cujo refrão "Só tem amor quem tem amor pra dar" foi cantado pelas esquinas no tempo em que a Salles cuidava do lançamento desse cliente no Brasil?
Ainda da Salles foi consagrado como um dos 5 melhores anúncios entre os premiados com Grand Prix do Colunistas Brasil o belíssimo "Brasil de A a Z", da Salles para Sul América, publicado na época da Semana da Pátria e fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, apresentado com um layout surpreendente para a época.
Finalmente, como não ter orgulho, sendo carioca, da campanha que a Artplan fez em 1984 com Luís Fernando Guimarães para mostrar que a Caixa Econômica estava em todos os lugares do Brasil?
Tudo isso só faz relembrar que o Rio nunca teve qualquer problema de talento criativo. Até hoje é assim. Talvez tenhamos tido, em outras épocas, anunciantes de mais coragem. Ou, quem sabe, tivemos publicitários com maior poder de persuasão com seus clientes, mostrando que ousadia e brilho criativo são ingredientes inestimáveis para tornar uma peça publicitária eficiente e inesquecível.
Antes tenha sido essa a razão. Ao menos fica a certeza de que basta vontade para mudar o jogo.

Marcio Ehrlich

Abap se aproxima de encontro nacional que vai modernizá-la

Jonas Suassuna

Nos próximos dias 29 a 31 de outubro, o Rio de Janeiro sedia o 3° Ebap - Encontro Brasileiro das Agências de Propaganda, promovido pela Abap, entidade que congrega as empresas do setor em todo o território nacional.
A reunião será crucial para a modernização da associação, já que várias mudanças no estatuto da Abap estarão em discussão na Assembleia Extraordinária que será realizada. A comissão responsável pelos trabalhos que geraram a nova proposta de estatutos foi dirigida por Armando Sant'Anna e ainda contou com a participação do presidente da DPZ e ex-presidente da Abap, Roberto Duailibi, do presidente da Abap­Rio, Jonas Suassuna, e do diretor da DM9, Geraldo Walter.
Para Sant'Anna e Suassuna, a nova proposta democratiza a ABAP e prova o esforço da entidade para aumentar ainda mais sua representatividade. No último boletim da Abap, Armando Sant'Anna adiantou que, dentro do processo de democratização da Abap, está "a proposta de alteração da tabela de votos, diminuindo os desníveis que temos no atual". Atualmente, as agências de maior faturamento têm 14 votos nas decisões da entidade. "Caindo para seis este máximo", disse Sant'Anna, vamos diminuir a diferença de influência entre as agências maiores e as menores, democratizando ainda mais a ABAP.
As facilidades para a filiação também serão importantes. A agência interessada em entrar para a ABAP só precisará preencher um formulário, apresentar contrato social e certidões que comprovem a idoneidade da empresa. E os associados terão a possibilidade de requerer licença por até um ano (com prorrogação por igual período), quando não tiverem condições de contribuir. O responsável pela comissão dos novos estatutos lembra que "no prazo requerido, eles ficarão isentos do pagamento mensal, mas que acertando sua situação, poderão voltar à entidade. O objetivo será sempre facilitar a vida das agências".
Jonas Suassuna comemora que a comissão conseguiu criar um novo modelo que estabelece como princípio básico uma ABAP federalizada. "A associação já amadureceu o suficiente para se tornar uma entidade que represente os anseios de toda a classe publicitária", diz ele, citando que "o grande mérito da Abap neste momento é que ela está deixando de ser excessivamente concentrada no eixo Rio-São Paulo e passando a representar os interesses dos empresários da propaganda em todo o Brasil".
Jonas reforça que "a mudança no sistema de votação vai reduzir o abismo que há entre as agências maiores e as menores, em termos de influência. Com isto, e mais a inclusão dos presidentes de capítulos no Conselho Diretor, fica claro que a Abap está realmente se federalizando e colocando todas as regiões onde há agências num mesmo patamar, na hora de discutir a propaganda. É um grande avanço".
Essas promessas de mudança mais a desregulamentação do setor de propaganda, em julho passado, já estão repercutindo na associação. As empresas, como forma de se fortalecerem, estão procurando a entidade. A prova disso ocorreu recentemente, com o ingresso já confirmado de três agências cariocas - Década, Eco e Staff/CP&F - no quadro da Abap-Rio e o início do processo de duas outras, a Doctor e a Cult. Na opinião do diretor da Abap-Rio e da ABP, Caio Valli, "com isso, o setor fica mais fortalecido e com maior poder de negociação".
Caio considera normal essa movimentação de empresas. O setor, segundo ele, está sofrendo grandes alterações, devido a desregulamentação. "A hora é essa. A tendência é que as empresas procurem suas entidades para que suas reivindicações sejam fortalecidas", comentou, acrescentando que o papel da entidade é de fundamental importância, não só em relação as negociações com o governo, como também com outras entidades que movimentam o setor de propaganda".
O diretor da Abap explicou que, com as mudanças na Lei 4.680, que regulamentava a propaganda, o setor sofreu um forte baque. Por isso, as empresas estão procurando a união para que suas reivindicações não sejam atos isolados, mas coletivo. "A Abap é uma entidade que funciona como moderadora de atitude. É líder de iniciativas que objetivam o beneficio da prestação de serviços para as agências", disse, enfatizando que a Abap é um órgão de apoio que visa o bom andamento do negócio.
Sobre a realização do 3° Ebap ­ Encontro Brasileiro das Agências de Propaganda, ele fez questão de frisar que o evento é de fundamental importância para o Rio. Motivo: vai reunir todas as agências de propaganda do país - e as lideranças nacionais do setor ­ na Cidade. "O Ebap vai discutir amplamente o negócio da propaganda e como vai ficar a propaganda brasileira dentro dessas alterações".

Conta da Golden Cross pode ficar com Propeg-Rio

A Propeg, agência que já atendeu a conta do Banco Excel, poderá ser a nova responsável pela conta da Golden Cross, agora que ela foi comprada por aquela instituição financeira.
Rodrigo Sá Menezes, presidente da Propeg, garantiu à Janela que ainda não recebeu a comunicação oficial da empresa, mas admite esta possibilidade já que a relação da agência com o banco sempre foi muito boa. Além disso, entende Sá Menezes, "a Propeg oferece à Golden Cross a vantagem de ter escritório no Rio e em outros mercados que a instituição vai precisar para retomar seu crescimento, diferencial que a Shell, house do grupo Excel não dispõe".
Rodrigo garante que se a entrada da conta for confirmada na Propeg, ela será atendida integralmente pelo seu escritório carioca, onde também fica a sede da Golden Cross.

Forbes contrata Cavallo para edição internacional

A Forbes anunciou para abril de 1998 o lançamento de uma nova publicação do grupo, chamada "Forbes Global" (com o subtítulo "Business & Finance"), que será editada quinzenalmente em inglês com sua pauta voltada para as empresas que precisam de informação para o seu crescimento dentro de uma política de economia global.
Não por acaso, como "publisher" da nova revista foi contratado o ex-ministro da Economia da Argentina e arquiteto da liberalização econômica daquele país, Domingos Felipe Cavallo, que também estará assinando uma coluna a cada edição.
A Forbes Global será distribuída em todo o mundo, com uma circulação inicial de 50 mil exemplares.
Segundo Steve Forbes, presidente do grupo, esta circulação alcançará um universo de 250 mil leitores, entre os quais 50% do alto escalão das grandes empresas, como já é o perfil da revista Forbes, que este ano, em seu 80º aniversário, alcançou uma circulação paga de 782 mil exemplares.

D+W faz nova campanha para Oceânica Seguros

D+W para OceânicaNada menos que 5 filmes de 30 segundos, mais anúncios para revistas, jornal e peças para outdoor fazem parte da nova campanha desenvolvida pela D+W para a Oceânica Seguros, com o objetivo de conquistar o público jovem como consumidor imediato e de futuro em produtos lançados pela empresa.
Para isto, enquanto a veiculação do comercial institucional acontecerá na programação normal das emissoras, os filmes com linguagem mais jovem serão veiculados na TV e nos programas voltados a este target das demais emissoras.
Desde que foi adquirida pelo Grupo Bozano, a Oceânica tornou-se um anunciante significativo, desencadeando já a sua segunda campanha. Como resultado, no último ano a empresa conseguiu contabilizar um acréscimo de 600% no seu volume de vendas em relação ao mesmo período de 1996.

Festival da ABP começa segunda com recorde nas inscrições

ABPO 19º Festival da ABP julgará cerca de 650 filmes, 1000 anúncios, 250 spots de rádio e 100 outdoors de 90 agências de todo o país, batendo o recorde das premiações da entidade pelo terceiro ano seguido.
A partir desta segunda-feira, tanto os júris - que este ano serão presididos por Reginaldo Dória, do SBT - quanto os delegados, encherão os salões do Hotel Intercontinental para o evento, que dia 6 apresentará palestras de Zé Rodrix (A Voz do Brasil) e de Celso Loducca (Lowe Loducca) e dia 7 outras de Wagner Solano (D+W), Lula Vieira (V&S) e Fábio Siqueira (Ammirati Puris Lintas). Também estão previstas exibições dos rolos de vencedores do Fiap - Festival Ibero-americano de Publicidade e do Festival de Cannes.

De tanto ouvirmos que o humor é fundamental na propaganda, decidimos que a edição mensal da Janela passa a ter o seu espaço humorístico.
Para abrir a série, aqui vão dois textos retirados da Internet e devidamente adaptados pela editoria da Janela. Mas o espaço está aberto aos leitores que quiserem enviar colaborações:

•••

Aproveitando a vinda do Papa ao Brasil, um diretor da Sadia consegue uma audiência com o Sumo Pontífice. Depois de receber a benção papal, ele sussurra: "Eminência, temos uma proposta. Se o senhor mudar o texto do Padre Nosso de "o pão nosso de cada dia dai-nos hoje" para "o frango nosso de cada dia dai-nos hoje..." vamos doar $ 500 milhões para a Igreja".
O Papa, com sua santa paciência, responde dizendo: "Isso é impossível, meu filho. O Padre Nosso é a Palavra de Deus e não pode ser mudada."
"Bem", diz o sujeito da Sadia, após um suspiro, "estamos preparados para doar $ 1 bilhão para a Igreja se o senhor mudar o Padre Nosso de "o pão nosso de cada dia dai-nos hoje" para "o frango nosso de cada dia dai-nos hoje..."
Sem alterar o tom, de novo o Papa responde:
"Isso é impossível, meu filho. O Padre Nosso é a Palavra de Deus e não pode ser mudada."
Finalmente, o diretor da Sadia diz com toda a firmeza: "Esta é a nossa última oferta, Eminência. Vamos doar $ 5 bilhões para a Igreja se o senhor mudar o texto do Padre Nosso de "o pão nosso de cada dia dai-nos hoje" para "o frango nosso de cada dia dai-nos hoje...". Daí levanta e vai embora.
Acabada a série de audiências, o Papa volta a seu hotel e imediatamente liga para o Colégio de Cardeais para dizer que ele tem boas e más notícias.
"A boa notícia é que a Igreja vai receber $ 5 bilhões". "A má notícia é que acabamos de perder a conta da Wickbold".

•••

Diz o atendimento para o produtor gráfico:
"Claro que eu quero pra hoje. Se eu quisesse pra amanhã tinha te entregue o trabalho amanhã!"

Non Advertising é tema de evento promovido pela ABA no Rio

A ABA - Associação Brasileira de Anunciantes promove no Rio, dias 13 e 14 de outubro, no Rio Atlântica Hotel, seu seminário "Non Advertising", que abordará teoria e cases de promoção, organização de eventos, merchandising, RP, assessoria de imprensa, embalagem e marketing direto.
Entre os palestrantes estarão nomes como Ricardo Migliano, a Art Company, Abaete de Azevedo, da Rapp Collins, e Gilmar Pinto Caldeira, da Incentive House.
O evento é voltado para executivos de empresas anunciantes e agências, custando R$ 200 para os associados da ABA e R$ 300 para os demais interessados. As inscrições podem ser feitas através de Ficha que deve ser solicitada pelos telefones 0800-124588 ou (011) 283-4588, com Elaine.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 03, hoje: Fernando Gerardó (Diretor de Arte); Dia 05, domingo: Valter "Falcon" Vicente (Diretor de Arte da Zênite); Dia 06, segunda: George Teichholz (V.P. da McCann­Rio), Marcelo Peixoto (Diretor de Criação da Ferrari), Rosângela "Danda" Accioly (Diretora de Arte), Sérgio Silva (Diretor de Operações da Contemporânea); Dia 07, terça: Bob Gueiros (Diretor de Criação da DPZ); Dia 08, quarta: Antônio Nogueira (Redator da Doctor), Fátima Ristow (Diretora da Olive & Ristow), Javier Gondim (Atendimento), Jorge Maranhão (Diretor Presidente da Professa), Roberto Duailibi (Diretor Presidente da DPZ); Dia 09. quinta: Marcello Noronha (Diretor de Arte da GR.3).
• HAJA ENGOV - Assim que o Papa virar as costas, a propaganda carioca vai cair no pecado. Segunda-feira, dia 6 de outubro, às 19:00h, no Provisório, em Ipanema, o Sistema Jornal do Brasil estará patrocinando o Happy Hour de outubro do Clube dos Executivos de Marketing. /// Na terça, 7, é a vez de o diretor da Proview, Sérgio Horowitz, receber para a festa comemorativa dos 10 anos da produtora, às 20:00 horas, no Mostarda da Lagoa. O convite, aliás, foi bastante curioso: um fax com o texto no formato exato de um roteiro de comercial. Este colunista jura que foi pego pelo pé, achando à primeira vista que alguma agência teria errado o fax, que deveria ter sido mandado para alguma produtora orçar. /// E na quarta, 8, a festa é a da ABP, para o encerramento do seu 19º Festival, no Intercontinental. /// Como sexta-feira é dia do almoço no Estrela do Sul, só fica faltando festa na quinta-feira...
• AGÊNCIAS NA GLOBO - Lembram que há alguns meses comentava-se que a Rede Globo estaria para contratar agências de propaganda? Nada aconteceu, no entanto. Pois não duvidem que o assunto retome agora com força total, aproveitando a vinda do super-profissional Orlando Marques, de São Paulo, onde estava na Editora Abril, para comandar a Central Globo de Comunicação.
• ENTREGANDO AS CARTAS - O consórcio SRC, composto pelas agências Standard e RC (de Minas) foi o vencedor da concorrência técnica pela conta Institucional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, avaliada em R$ 15,75 milhões. A DM9 Institucional venceu a disputa pela conta Mercadológica I, no mesmo valor, e a Salles/DMB&B a licitação pela Mercadológica II, no valor de R$ 13,5 milhões. E já começou a correr o prazo legal de 5 dias úteis para as outras 23 concorrentes contestarem os resultados. Se ninguém reclamar, haverá em seguida a abertura das propostas de preço, quando estes resultados deverão ser transformados em contratos oficiais.
• CARIOCA EM SAMPA - Assim que voltar de Chicago, onde participa da 80ª Conferência da DMA, Luiz Alberto Marinho muda-se para São Paulo, onde assume a direção de marketing do grupo Comapps, que controla onze shoppings, entre os quais o Shopping Barra de Salvador e o D&D de São Paulo. Marinho era há 4 anos o gerente de marketing do BarraShopping.
• DE CASA NOVA - Otto Pajunk, 46 anos, é o novo diretor de mídia da agência carioca Artplan, substituindo a Heliane Antonello, que se desligou da empresa. Otto está há 26 anos no mercado, tendo passado, entre outras agências, pela Aroldo Araujo e pela McCann, onde foi por 11 anos vice-presidente de mídia.
André Pellenz
• OUTRO CARIOCA EM SAMPA - André Pellenz, diretor da Jodaf-Rio, será o único carioca palestrante, em São Paulo, da 9ª edição do "Festival Universitário", promovido pela APP. Trata-se de uma maratona de palestras, na FAAP, durante um fim de semana inteiro. Os temas abrangem desde atendimento, criação, mídia, etc. até produção! Entre os palestrantes - num total de 39 - estão Christina Carvalho Pinto, Alexandre Gama, Marcelo Serpa, Waltely Longo, Ehr Ray e Silvinho Matos.
• DÉCADA INN - A Década está construindo um hotel­clube em Pedra de Guaratiba para uso de seus funcionários nos fins-de-semanas. Pedro Nonato diz que antes do final do ano já estará tudo em funcionamento, com piscina, sauna e área de lazer.
• TURN OVER - A Doctor não pegou apenas o redator Romeu Loures da GR.3. O diretor de arte Fábio Augusto, que duplava com ele naquela agência o acompanhou na mudança. /// E na GR.3 entram o profissional de atendimento Alexandre Lobo (ex-O Dia) e o produtor gráfico Henrique Neves (ex-Contemporânea). Mas a agência continua procurando uma dupla, que será selecionada por José Luis Vaz (ex-Contemporânea) que assumiu a direção de criação e a dupla com Gustavo Bastos.
• FAZENDO FEIRA - A D+W, que assinou as campanhas da CD Expo e da Bienal do Livro, pegou mais um lançamento de feira organizada pela Fagga. Será a 2ª BFE-Brasil Franchising Expo, que acontece de 29 de outubro a 10 de novembro no Rio Centro. A campanha terá anúncios de jornais e revistas. A agência também comemora a conquista das contas de 5 concessionárias de automóveis do Rio, numa verba total de R$ 1,8 milhão em anúncios e comerciais de TV. São elas a Bittig, Sedan e Sedan Seat, da linha VW; Ótima, da Chevrolet; e Guanabara Diesel, de caminhões Mercedes.
• PUC - Depois de conquistar a conta do CCE da PUC Rio, a Estratégica também será responsável pela divisão Vestibular da Universidade. A agência já está preparando a campanha para o vestibular 98 com peças para jornais, revistas e rádios.
• AUDIÊNCIA COMPROVADA - A Manchete voltou a se entender com o Ibope. A rede informa que "cada vez mais preparada para atender seus clientes, está investindo em pesquisa de mídia". Entre os relatórios comprados estão AIP -Audiência Individual por Programas, Consulta, AEF - Audiência e Frequência e o mais recente estudo de audiência: Saturno.
• VIDA DIFÍCIL - Essa pouca gente se deu conta. A Bombril amargou um pepino ao lançar, na TV - inclusive em programas da audiência de um Faustão -, uma promoção que exigia dos espectadores que respondessem "Qual a marca que facilita a sua vida?". Só que o slogan "Facilita a vida" já estava registrado pela Bettanin, uma empresa gaúcha fabricante de vassouras e outros objetos de limpeza. A Bettanin protestou e a Bombril teve que mudar a pergunta para "Qual a marca que resolve o seu dia-a-dia?".
• PRODUÇÃO ELEITORAL - Marcus Machado, diretor da produtora Preview, é quem está dirigindo o programa político do PMDB, que irá ao ar neste dia 6 de outubro, ás 20 horas, com duração de 20 minutos e condução do Deputado Moreira Franco. O programa foi produzido em VT e filme 16 mm, já utilizando os novos equipamentos de produção e finalização que a Preview adquiriu este ano, com o valor equivalente a R$300 mil.
• EM DIA - A GR.3-Direto, departamento de marketing direto da GR.3, confirmou na agência as contas de Circulação, Comercial e Loteria de O Dia e a conquista da conta do Dia On Line. Diz Marcelo Noronha, diretor da agência, que já estão aprovadas a nova campanha de Loteria de O Dia e de publicidade e marketing direto de Circulação e Comercial.
• CASASHOPPING DE VOLTA - Falando na GR.3, a agência assina a volta do Casashopping à televisão, depois de uma ausência de cinco anos. A campanha institucional entra no ar a partir de 5 de outubro, com investimento previsto em R$ 130 mil, incluindo a produção do filmes de 15" e 30" e veiculação de anúncios em jornais e revistas.
• CANNES - Luís Antônio Ribeiro Pinto, representante da SAWA no Brasil, confirmou a lista dos cariocas indicados ao júri de Press & Poster na edição 98 do Festival de Cannes. Estão nela Adilson Xavier (Giovanni), Armando Strozenberg (Contemporânea) e Gustavo Bastos (GR.3). A vaga será decidida já em novembro.

 


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich
Reportagem: Rosania Padilha

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 31 de Janeiro de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

Espaço da Criação (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)