Farmácias, restaurantes, academias e supermercados funcionam 24 horas. Mas um serviço essencial para a proteção das mulheres ainda está longe de seguir a mesma lógica em grande parte do país. É desse contraste que parte ‘Delegacia 24 Horas’, campanha pro bono criada pela agência Nova em parceria com o Instituto Nós Por Elas, que chega ao ar durante o ‘Agosto Lilás’, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Ao incluir a campanha nesse período de mobilização nacional, a iniciativa busca ampliar a discussão sobre um problema que persiste no país: embora a legislação determine o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, essa ainda não é a realidade de grande parte das unidades.
No Brasil, são registrados, em média, cinco feminicídios por dia. A maior parte desses crimes acontece durante a noite, justamente quando mais de 80% das Delegacias da Mulher estão fechadas.
A campanha transforma essa contradição em conceito criativo ao colocar lado a lado serviços disponíveis a qualquer hora e um equipamento público fundamental para mulheres em situação de violência.
A iniciativa é composta por um filme de 30 segundos para TV e internet, vinheta de 10 segundos para DOOH e peças de Out of Home (OOH). Instaladas próximas a estabelecimentos que funcionam 24 horas, as peças estabelecem uma relação direta com o entorno. Próximo a uma academia, por exemplo, a mensagem provoca: “Se a academia funciona 24 horas, a Delegacia da Mulher também pode”.
O mesmo raciocínio conduz o filme. A produção percorre uma cidade que continua funcionando durante a madrugada, mostrando diferentes estabelecimentos de portas abertas. A sequência é interrompida pela imagem de uma Delegacia da Mulher apagando as luzes.
Um convite ao público é feito para participar da mobilização por meio do manifesto ‘Delegacia 24 Horas’. Com o chamado ‘Assine o Manifesto’, a iniciativa direciona para o site do Instituto Nós Por Elas, onde é possível conhecer a proposta, ler o documento e aderir ao movimento em defesa do funcionamento 24 horas das Delegacias da Mulher.
“A violência não respeita o horário comercial. A ameaça não aguarda o amanhecer. A mulher que encontra coragem para pedir ajuda não pode ser recebida pelo Estado com um aviso para que retorne no dia seguinte. A lei já determina o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. O que falta é transformar essa obrigação em realidade’, afirma Camilla Liporaci, presidente do Instituto Nós Por Elas.
Para Márcio Nazianzeno, redator da Nova, a campanha utiliza uma situação cotidiana para evidenciar uma contradição que ainda faz parte da realidade brasileira. “Esperamos que a campanha estimule o debate e contribua para a adoção de medidas concretas do poder público para ampliar a defesa das mulheres”.
A discussão proposta pela campanha encontra respaldo na Lei nº 14.541/2023, que determina o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, inclusive aos finais de semana e feriados.






















