No próximo dia 25 de maio, segunda-feira, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércios e Serviços, Uallace Moreira Lima, têm um encontro com o mercado carioca, para anunciar os resultados do Programa da Nova Indústria Brasil do Audiovisual Brasileiro, que pretende estruturar uma Política de Estado para o setor.
Representantes do setor, executivos, criativos e profissionais do audiovisual se reunirão nesse encontro que celebra, promove e também discute o novo Programa.
O Grupo de Trabalho (GT) dentro da NIB, surgiu a partir da visão estratégica do atual Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, que, ainda como secretário-executivo do MDIC, compreendeu o potencial econômico, social, tecnológico e geopolítico da indústria audiovisual brasileira.
A partir daí o audiovisual passou a ser reconhecido como um setor estratégico para o desenvolvimento industrial do país, resultando na criação oficial do GT dentro da NIB (Nova Indústria Brasil).
Ao longo de 2025, o GT reuniu representantes do governo federal, da iniciativa privada e de diferentes segmentos da cadeia produtiva – cinema, televisão, streaming, games, música, produção, distribuição, exibição, infraestrutura e pós-produção.
Como resultado desse trabalho, no final de setembro de 2025 foram aprovados os 10 pontos estratégicos que irão nortear a construção da Nova Indústria do Audiovisual Brasileiro. As diretrizes estabeleceram as bases para uma Política de Estado de longo prazo, com foco no fortalecimento do mercado interno e global, em inovação, geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva e desenvolvimento tecnológico.
A FICA – Federação da Indústria e Comércio do Audiovisual – nasceu a partir daí e passa a ter papel fundamental em toda a articulação do processo, atuando como ponte no fortalecimento da parceria público-privada. Antonio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, que é presidente do Conselho de Publicidade da Federação, também participará do encontro.
Serviço:
Data: 25 de maio, segunda-feira
Horário: 15:30
Local: Cinesystem Belas Artes, Praia de Botafogo 316, Rio de Janeiro.






















