Concorrência do Sesc/Senac Nacional, de 27 de outubro de 2025, com orçamento/proposta comercial a ser entregue até 17 de novembro deste ano, surpreende ao destacar que não aceitarão honorários de mídia maior do que 10%, nem honorários de produção maiores do que 5%.
Os valores em questão são abaixo do praticado habitualmente, mas claramente expresso no edital: “Quando a responsabilidade da Agência limitar-se exclusivamente à contratação do serviço ou suprimento, sobre o valor respectivo o Anunciante pagará à Agência “honorários” de no mínimo 5% ( cinco por cento) e no máximo 10% (dez por cento)”.
A Janela Publicitária procurou o Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), buscando o posicionamento das entidades no sentido de orientar as agências quanto a essa situação. Ambas encaminharam o edital de concorrência para seus departamentos jurídicos, que até o fechamento desta matéria ainda não haviam se manifestado.
O orçamento não foi informado, tampouco a verba de mídia. Diante disso, algumas agências, a princípio interessadas em participar da licitação, desistiram.






















