O Grupo Dreamers lança a Caverna Brand IP Generation, estúdio criativo e estratégico dedicado ao desenvolvimento de propriedades intelectuais (IPs) originais e proprietárias para o setor de entretenimento. Idealizada por Roberto Medina, tem Rodolfo Medina na estratégia e visão de negócio mais um ‘R’ como sócio-fundador e coautor da visão estratégica e criativa do negócio: Raoni Carneiro.
O novo sócio liderou projetos como o show da Madonna em Copacabana, a última turnê de Sandy e Júnior, Criança Esperança, Rock in Rio, Lollapalooza, The Town entre outros inúmeros projetos originais e shows como Anitta, IZA, Caetano Veloso, Jota Quest e Lulu Santos.
A empresa atuará concebendo formatos inéditos que unem cultura, mercado e oportunidades, de eventos a séries, musicais, ativações culturais, jogos e produtos de entretenimento. A ideia é partir de movimentos culturais relevantes e transformá-los em ativos criativos de impacto, com potencial de monetização em múltiplas plataformas, gerando também incremento de valor para as marcas e seus produtos. Os IPs poderão ser licenciados, cocriados ou produzidos com parceiros.
Além dos colaboradores fixos, Roberto Medina e Raoni Carneiro, as equipes também poderão contar com especialistas do ecossistema Dreamers e convidados especiais. A proposta é formar times multidisciplinares, com diferentes perspectivas criativas e técnicas com soluções sob medida para cada projeto.
IPs de conteúdo como protagonistas
Segundo Rodolfo Medina, “A Caverna estará a serviço das dores das marcas anunciantes, mas, principalmente, das tensões sociais da sociedade, que tenham aderência com o propósito dessas marcas. Nosso ponto de partida é a escuta do que acontece no mundo para criar narrativas capazes de gerar impacto cultural e valor duradouro”. Para que isso aconteça, na avaliação de Rodolfo, os IPs de conteúdo serão os grandes protagonistas para o que se espera do futuro da comunicação.
A inspiração para a criação da Caverna veio do Rock in Rio, que nasceu de uma tensão social da época, apoiado pela Brahma e transformado em uma plataforma de entretenimento. Roberto Medina conta que “O ponto de partida é o ócio criativo, entendido como o tempo e a liberdade necessários para que as ideias amadureçam e ganhem força. Queremos criar propriedades intelectuais que inspirem, provoquem e tenham vida própria, deixando um legado cultural que vá muito além do momento em que foram criadas”.
A empresa nasce com um primeiro cotista founder, que será anunciado em breve, e poderá criar tanto IPs para marcas, quanto projetos autorais, gerando receita por meio de patrocínios e licenciamento.
Na foto de abertura desta matéria, da esquerda para a direita: Rodolfo Medina, Roberto Medina e Raoni Carneiro.