A Orla Rio, concessionária responsável pela operação e manutenção de mais de 300 quiosques localizados nas praias do Rio de Janeiro, desenvolveu – e doou para a Prefeitura do Rio – um projeto para dar cara nova às barracas que ocupam a areia e precisavam ser atualizadas.
As novas barracas, que receberam o nome de Tenda-Pipa, criadas pelo arquiteto Pedro Évora e pelo designer Marcus Wagner, foram concebidas de acordo com o Decreto Municipal nº 56.160, de 27 de maio de 2025, onde constam os novos critérios para o ordenamento de toda a cidade. O protótipo será testado durante um mês e os barraqueiros serão consultados sobre a mudança.
O prefeito Eduardo Paes gostou do resultado: “O material é bonito, atende bem ao barraqueiro e combina com a estética da praia carioca. Não perde a identidade, nem o colorido”. Segundo Paes, já no verão, as praias estarão organizadas e de cara nova.
João Marcello Barreto, presidente da concessionária, conta que a Orla Rio assumiu o compromisso de desenvolver os novos modelos de barraca atendendo a um pedido especial do prefeito. “Com essa iniciativa, damos mais um passo concreto no cuidado com o Rio de Janeiro”.
Na foto de abertura desta matéria, de Mauricio Pereira, da esquerda para a direita: João Marcello Barreto, Flavio Valle, Eduardo Cavalieri e Eduardo Paes.